quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Quantas patas tem uma aranha? Sabes chegar a oito de várias maneiras?


Os primeiros momentos do dia foram dedicados às patas da aranha...
Que assunto horripilante pensarão. Não, a educadora Susana tornou-o muito agradável.
 Descobrir quantas patas tem a  aranha
 E se contássemos só as patas de um lado?
 E se juntássemos as patas de um lado mais as patas do outro?
 E se fizéssemos grupos de quatro patas, com todas as patas da aranha, quantos grupos poderemos fazer?
 E se dividíssemos os grupos de quatro em grupos de 2, quantos faríamos?
...

As crianças usaram-se como unidades de contagem para fazer a organização dos grupos no espaço.
Resolveram sem dificuldade os problemas surgidos. Os mais novos ainda conduzidos pelos mais velhos. 

Dividimos depois o grande grupo em três. Os meninos de 5 anos  mais velhos foram registar todas as maneiras de chegar a oito com simbologia própria.
Os meninos de cinco anos mais novos resolveram uma ficha resultante da história contada que implicava a quantidade oito. O documento que se segue não foi imprimido a cores como devem calcular...


Os meninos mais novos fizeram colagens com quantidades mais pequenas. 

Parte da manhã foi ocupado com atividades à escolha de cada criança. Resultou em atividades variadas e muito interessantes. Uns agruparam rolos de papel do maior para o menor. Compararam os mais largos e os mais estreitos e fizeram elevadores. Outros desenharam os símbolos do dia das bruxas com elementos reveladores do seu desenvolvimento, como por exemplo a colocação de elementos à frente de um outro,  o corpo  humano desenhado em perfil etc.  Outros brincaram com  jogos.

No período da tarde fizemos ginástica. A vassoura da bruxa inspirou os exercícios de hoje. Serviu como objeto que posicionámos em relação ao corpo, como transporte e como medidor de forças.
Eis alguns registos:
A saltas a vara



a vara como transporte


cantiga de roda com jogo de imitação




Sem comentários:

Enviar um comentário