quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Noticias de dias passados. Um dia com rotina diferente...

Não tenho escrito nos últimos dias por sentir que não foram bons dias. É certo que partilho convosco os bons e menos bons momentos, mas os últimos dias foram diferentes na escala descendente.
Deixo aqui alguns bons momentos e passarei ao dia de hoje.

Os seis anos da Diana


Afunda ou flutua?

"Depósito onde se encontram os nomes do quadro de presenças"
Quadro  de presenças

No dia de hoje as crianças dividiram-se em 3 grupos. Os mais velhos detiveram a sua atenção em jogos em que tinham que fazer a decomposição do numero. Uns mentalmente outros com a ajuda de objetos. Todos lá chegaram com sucesso. Passaram ao registo.  O grupo de crianças mais novas fizeram outro jogo, "Que consigo registar daquilo que oiço?  "Que consigo registar  do que vejo" Experiência curiosa, os adultos pensam que basta falar para que a mensagem seja intercetada pelas crianças na sua totalidade.  NÃO. Nas crianças mais novas só uma pequena parte, o resto da mensagem é inventada pelo que a criança acha que é. HOJE MAIS UMA VEZ PUDE ASSISTIR AO QUE ACABO DE AFIRMAR. Enquanto estes dois grupos executavam atividades diferentes  no espaço das mesas, o terceiro grupo escolheu atividades noutros espaços. Funcionou a dinâmica.
Após o recreio o grupo que esteve em atividades livres desenvolveu atividades com a educadora e os outros dois escolheram atividades.
A manhã foi rica, calma e consegui chegar a todas as crianças.

No período da tarde, fizemos ginástica no exterior. Conhecer o corpo, sentir as suas potencialidades. Sentir as zonas de articulações, os movimentos dos membros, a zona que nos permite mexer a cabeça etc.

Saltámos a faixa, com os pés juntos e em  tesoura.

Fizemos jogos com a bola:
  - Usando as mãos para lançar e apanhar a bola 
  - O pé para lançar e controlar a bola num espaço.

De referir que desde segunda feira que marcamos a nossa presença num novo quadro.
 Este ano, todas as crianças têm que ir procurar o seu nome que está escrito em letra de imprensa e letra manuscrita.
         Coloca o cartão numa prega (Cada dia da semana tem tantas pregas quanto  crianças).
   
         No final da semana, vamos fazer o registo dos dias que têm cartão ( COM OS NOMES)
          Este mapa será individual. 
          Compararemos os dados ENTRE CRIANÇAS 



Sem comentários:

Enviar um comentário