domingo, 4 de outubro de 2015

Outubro

As duas primeiras semanas de Jardim de INFANCIA

Faço hoje o balanço das duas primeiras semanas.
O grupo mantém-se na sua maioria, temos connosco o António e a Mariana pela primeira vez no grupo dos 4 anos, a Margarida e a Iris no grupo dos 3 anos.

O António e a Mariana integraram-se no grupo harmoniosamente, depressa começaram a interagir com os outros elementos do grupo. As meninas mais novas, exploraram  os espaços, os materiais e os coleguinhas. A Margarida é muito calma, adere a tudo. A Iris é uma descobridora nata.

Ao longo deste dias, as novidades das férias passadas vêm a ser partilhadas pouco a pouco. A rotina do ano passado mantém-se.
Na primeira semana,  conseguimos juntar garrafas para todas as crianças e fizemos  a experiência do flutuar e afundar. Não está terminada, está em "aberto". Cada criança poderá trazer quando quiser, novos objetos, para colocar dentro do garrafão/garrafa e observar se afunda ou flutua. Eis alguns registos:



Para além desta experiência muitas outras coisas se fizeram. Identificaram os cabides, os cacifos, e os espaços da sala estão a ser identificadas com simbologia do conhecimento de todos. O quadro de presenças, aniversários e calendário são as próximas aquisições.

Fomos passear à mata na quarta feira da primeira semana, festejámos os anos do Gonçalo Rocha e cantámos também os parabéns ao Gonçalo Marchana que fez anos antes de começarmos o ano letivo.
Eis os registos deste acontecimento:

Todos escondidinhos para pregarmos uma "partida" ao Gonçalo.
O" rei manda..."

Esperávamos para reeber a ordem do rei...

Do lanche não temos registos apagaram-se por lapso...
Na Quarta feira fizemos ginástica. Neste dia com as bolas. Foi um sucesso.

Apanhar e receber, mandar ao ar sem deixar cair foram alguns dos exercícios.
Fizeram as crianças o registo da atividade desta forma:

Da primeira semana deixo-vos ainda estes apontamentos:




Na segunda semana, a Iris já chorou um bocadinho ao deixar a mãe.
 A História de segunda Feira esteve relacionada com o Outono, falava de emoções. Deixo-vos  o endereço para recontarem se assim o entenderem.
http://pt.slideshare.net/bibliotecacalicos/histria-de-outono?related=1

A partir da História que aborda esta estação do ano, fomos procurar elementos de trabalho que estivessem subjacentes na história. As folhas. organizámo-las em prensas (tijolos) e depois por tamanhos e formas.


Serviu esta história também para reforçarmos posicionamentos no espaço eis um dos exemplos:
Onde está a Mariana?

Onde está o António?
Os frutos da época e as contagens , as folhas e as formas, as folhas e os tamanhos resultaram em algumas atividades que aqui vos deixo.





Para terminar a segunda semana,  algumas imagens de atividades em que as crianças se organizaram sozinha.








3 comentários:

  1. Obrigada Luisa, por mais um ano partilhar connosco algumas das atividades realizadas na sala de aula. É sempre com grande entusiasmo que, em família, conversamos sobre os registos que aqui coloca. BOM ANO, BOM TRABALHO �� ��

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Luísa pela partilha. Assim é fácil para as crianças aprender, até mesmo os mais pequenos, pena que não continuem com essa dinâmica nos níveis de ensino seguintes. Continue com esse bom trabalho, as crianças agradecem e os pais também.

    Andreia Santos

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pela partilha, assim fica mais fácil para nós conversarmos com eles sobre o dia a dia na escola. A historia do Outono o Simão contou-me a sua versão (muito diferente). Obrigado por nos permitir ficar mais perto do dia a dia dos nossos meninos. Obrigado
    Irina Ribeiro

    ResponderEliminar