quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Um apanhado das nossas vidas nas ultimas duas semanas.

Outubro

Cá estamos nós para em conjunto caminharmos.
Inicio hoje o nosso diário. Mas como não há vazios no tempo deixo uma resenha do que foram as vivências nestas duas semanas.

O reencontro foi bom, muitas saudades uns dos outros. A Maria e a Matilde foram as meninas novas este ano. Foram bem recebidas pelos meninos mais  velhos.

O grupo está mais calmo, todos sentimos a falta dos meninos que saíram.

Combinámos nos primeiros dias as rotinas e as regras básicas. A Maria e a Matilde vão gradualmente apercebendo-se do funcionamento do grupo.

Tivemos festas de anos de dois amiguinhos.Ouvimos duas histórias das quais se partiu para todas as áreas do curriculo.

A Princesa da chuva e Luisa Duclas Soares teve este desenvolvimento:

 Anuncios - Informação e comunicação

Vocabulário, inicio do dicionário ilustrado, descoberta de palavras que iniciem com o mesmo som de rei, fichas de consciência fonológica, representação dos personagens através de vários materiais, exploração de quantidades,e registo da história contada por cada uma das crianças mais velhas. Fesz-se ainda a atividade experimental em que um copo cheio de água tapado com uma folha de papel se pode inverter que a água não cai. Porquê?



Perguntem aos vossos filhos.




Contou-se esta semana outra história "Era uma vez uma chapéu de Chuva... nem imaginam o que se pode fazer com um chapéu de chuva...  deixo-vos um exemplo:






   
Um dia um guarda chuva..

alguns exemplos de registos graficos sobre a exploraçãod a história. Sequencia de ações, consciência fonológica, jogos com o guarda chuva, construção de um livro ...


    O registo de duas crianças sobre a sequência da história.


Ficha de consciência fonológica

Livro sobre a viagem do guarda chuva


Atividades de construção
Posso ser tudo o que quiser neste mundo mágico.



1 comentário:

  1. Perguntamos ao Goncalo Mauricio o porquê da agua não cair do copo e ele respondeu porque tem ar.

    ResponderEliminar