quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Marmelos e marmelada. Quantidades e forma.

Outubro 

Quinta feira dia 24

Hoje dia da atividade experimental fizemos uma atividade de reconhecimento tátil, olfato e gustativo.
O marmelo, fruto do Outono, foi o elemento de análise.

Sentimos o peso, tocámos na pele aveludada, e cheirámos. Os adultos partiram ao meio e quem quis provou.
Era docinho, mas não tinha muito sumo... 

O marmelo tinha uma "casa para as sementes" maior do que os outros frutos, mas "era quase igual ás maçãs".

O que podemos fazer com o marmelo?  disse a educadora
"marmelada? disseram muitos.
E como se faz marmelada
Joana_ É  com açucar!
Gonçalo_ A Minha avó já fez, ela tem muitos marmeleiros

Pois... açucar e marmelos  vão ao lume  e abracadabra eis a marmelada.
Desta vês não partirmos o marmelo, é demasiado duro para as facas de plástico.








A marmelada foi -nos oferecida pela bruxinha que voava na escova de dentes.  A bruxa Mi-Mi também mandou mensagem.Disse e que já tinha provado marmelos no Outono. Na terra dela já era Inverno.

Passámos mais tarde para outra atividade. Já tínhamos contado os marmelos, os anos dos pais, hoje fomos contar botões.
Fizemos agrupamentos de 10  botões.


Nesta atividade houve situações de registo. Umas crianças foram organizando os botões contando um a um as três filas, outras, tendo já a primeira fila contada dispuseram os botões por baixo uns dos outros. Como os botões tinham tamanhos diversificados, algumas filas pareciam de tamanhos diferentes. perguntei-lhes porque era uma das filas maiores. A resposta imediata foi tem mais botões...
Contámos novamente e voltei a perguntar. Só quem fez a contagem termo a termo é que se apercebeu que as filas tinham o mesmo numero de elementos.

Vimos que tínham 3 filas de 10 botões. ( 3 vezes 10) quando foram questionadas sobre a quantidade de botões ao todo, alguns  contaram um a um todos os elementos. Outros responderam que tinham 10+10+10.

Com o grupo dos mais novos também contámos botões. Perguntei-lhes se conseguiam pôr os botões na mesma forma em que os marmelos estavam na mesa.

Certo! conseguiram!
Pedi-lhes depois para os colocarem 3 a 3, depois em forma de quadrado. Fomos sempre contando, e vimos que a quantidade era sempre a mesma...
O ultimo pedido foi em forma de circulo.


Depois cada um deu liberdade à sua imaginação e eis o que surgiu


Sem comentários:

Enviar um comentário