terça-feira, 21 de outubro de 2014

A bruxa que voava numa escova de dentes continua a voar sobre a nossa imaginação.

Outubro

Terça feira dia 21

Hoje fizemos algumas alterações à rotina da semana. Não fizemos ginástica porque o estado fisico da educadora não era o melhor. Iremos recuperar... 

As histórias chegam todos os dias,  é uma delicia ler para todos. Noto que as descrições estão cada vez mais organizadas. Hoje trabalhámos com a companhia da nossa bruxinha. Os mais velhos a partir do pincel e das tintas  e os mais novos através de formas.

Não foram obras criadas de raiz, mas a tentativa de transpor o que a mente retirou da imagem do livro.
A proposta foi  que se criasse a partir de vários materiais a simpática bruxa, com as mesmas caraterísticas da imagem do livro. Resultou a atividade na elaboração  de várias bruxas  com poucas caraterísticas físicas do original. Umas gordas, outras magras, umas de pequena dimensão outras robustas. Tudo serviu para abordarmos conceitos diferentes.



 
Começamos a ilustrar as nossas rimas para que possam ser lidas por todos.

Todos tiveram oportunidade de brincar e fazer os seus próprios projetos porque como diz o psicólogo Eduardo Sá "Brincar é património da humanidade". Os mais novos já se organizam, brincam socialmente, arrumam os espaços e falam mais baixinho.

Os mais velhos fazem atividades de forma independente. Um dos objetos que construiram e que me foi oferecido foi uma carteira cheia de dinheiro... ( a data foi inventada no momento)



 Estas são atividades livres... O Gonçalo fazia "matemática"( como ele diz). O Afonso trabalhava com ele e a educadora assistia...

2 comentários:

  1. Esperamos que recupere rápido.Hoje em casa tivemos a tentar contar silabas e a fazer rimas, a Beatriz explicou como fazer!! As melhoras, bj.

    ResponderEliminar
  2. É bom ver a evolução de uma criança ... E quando essa criança é nosso filho, então a satisfação é enorme!
    Já houve tempo em que gostava de colecionar pedras, depois fazia desenhos sobre tudo o que o rodeava e agora adora "fazer matemática" ... Obrigada por participar ativamente na evolução da " minha " criança.
    Desejamos as suas rápidas melhoras ! ;)

    ResponderEliminar