segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O espantalho enamorado. A mensagem. Efeitos do Outono.

Outubro

Segunda feira dia 6

Depois das noticias do dia, entrou a musica na sala. Hoje com uma cantiga nova e movimento a acompanhar.

Após o recreio, foi o momento do conto. Parte da história do espantalho enamorado foi contada hoje. Duas folhas da história trouxeram-nos imensas coisas novas. Ficámos por aqui porque fomos perceber o que é uma mensagem, quem as manda, como se mandam... 

Todos os meninos mandaram uma mensagem a um amigo. Foram entregues á M. João que por sua vez as entregou ao Gonçalo. Ele conseguiu ler a maioria.


Depois desta demosntração vivida, passámos a outra forma de enviar uma mensagem nos dias de hoje. Os meninos disseram umas frases para a educadora escrever e mandar no telemovel para a M'João que se encontrava fora da sala. A M. João chegou e saiu a educadora com o telefone.
O sinal de mensagem chegou e a Maria João leu o que os meninos tinham dito.

Fizemos ainda o registo do vocabulário novo. Hoje encontrámos a palavra Colina.
Do que poderam as crianças ouvir sobre a história deu para fazermos o jogo" eu pergunto tu respondes". As perguntas que surgiram foram:

- Como se chama o espantalho?
- Por quem estava enamorado?
- Quem eram os seus amigos?
- Onde vivia a Amélia?
- O que fez o vento ao Gustavo?
- O que disse o Gustavo ao vento?
- Porque se foram embora os passarinhos?

No período da tarde,  houve escolha de atividade para um grupo de meninos e meninas e uma atividade dirigida para outro grupo. Vimos hoje mais uma vez a simbologia matemática +. fizemos jogos onde entrava este simbolo. O nariz também trabalhou para encontrar resultados...

Peça ao seu filho que lhe conte a história que ouviu, escreva-a tal como ele a contou



6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Mariquinhas o espantalho, gostava da Amelia e dos passarinhos ela vivia la em cima parecia um cabelo, o vento levou o chapeu e nao se podia ir embora porque ficava nevoeiro e os passarinhos nao abalaram. Goncalo Maurio

    ResponderEliminar
  3. Olá, a Beatriz já está a dormir a algum tempo, hoje é 2ª feira vinha muito cansada! Temos que rever a história amanhã. Bj

    ResponderEliminar
  4. Havia um espantalho e uma espantalha chamada Amélia e, o espantalho estava apaixonado por ela.
    O espantalho pediu ao vento para não se ir embora, porque assim vinha o nevoeiro e ele não conseguia ver a Amélia.
    O espantalho era amigo dos animais e gritou a avisar que vinha ai o caçador para os matar. O pássaro levou uma mensagem à Amélia, porque o espantalho tinha os braços abertos e não conseguia escrever.
    Todos os animais mostraram as garras ao caçador e para se defender, o caçador apanhou o espantalho e abanou para afugentar os animais e foi a correr.
    Depois deixou o espantalho ao pé da Amélia e ele abraçou-o-a e ficaram felizes.
    Gonçalo Marchana

    ResponderEliminar
  5. O espantalho Gustavo gostava muito da Amélia, e queria ser namorado dela. A Amélia vivia numa colina. O espantalho era muito amigo dos animais. O espantalho estava com os braços abertos e o vento levou-lhe o chapéu e pediu-lhe desculpa. Depois apareceu o ladrão que estava a disparar tiros aos pássaros e aos animais. Os animais arranharam o ladrão e depois ele caiu. E a Amélia ficou com o espantalho.
    Afonso Canhoto

    ResponderEliminar
  6. Era um espantalho com um chapéu de palha que gostava da Amélia. Ele queria abraçar a Amélia. O vento levou o chapéu. Depois apareceu o ladrão e o espantalho caiu.

    ResponderEliminar