quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Dobragens contagens e colocação no espaço

Outubro 

Dia 3  Quinta Feira

O dia com a Educadora titular foi mais reduzido mas aqui fica o balanço do dia. A manhã foi passada com a Educadora Vânia e a Lena. O período da tarde com os adultos habituais. O relato das crianças da parte da manhã consistiu no seguinte:
- Ensinaram a lenga lenga sobre o Outono à Vania, fizeram a leitura pelo cartaz com escrita pictografica;
- Fizeram ritmos com instrumentos musicais e cantaram;
-Fizeram pinturas 
- Escolheram  atividades.
No período da tarde  fizemos dobragens, contagens e colámos  com a dimensão do papel ao critério de cada criança -Deixo aqui um jogo que fizemos no último dia de Setembro que pretende atingir objetivos semelhantes ( quantidade ) e depois o registo da atividade de hoje.
Dois carrinhos de mão e duas crianças. A um sinal terão que partir e ir buscar um objeto de cada vez. Quantas mais vezes repetirem este movimento mais peças juntam.

1,2,3

   Quem vai juntar mais peças? Não importa... vamos todos contar.
A atividade do dia de hoje foi mais calma, visava a tomada de consciência de que podemos mudar a forma e termos a mesma quantidade. Dobrámos um papel em várias partes até obtermos um barquito. Esta atividade foi desenvolvida com os meninos de 4 anos. Alguns fizeram com muita facilidade outros não. O que interessa é não desistir...
Depois dos barcos cada um contou quantos fez. Depois colaram-nos. Eis a mostra que vos deixo:

Quantidades diferentes e arrumações diferentes. Entendimento do espaço diferente.









 

Sem comentários:

Enviar um comentário