sábado, 30 de novembro de 2013

- Reflexão sobre o desenvolvimento das atividades escolhidas pelos grupos ( o que escolheram, como se organizaram, o que fizeram e como deixaram o espaço)

Novembro

Sexta feira dia 29 de Novembro

Dois meses após o inicio do ano letivo deparei-me com situações a modificar para melhorar o funcionamento das atividades em pequenos grupos e de iniciativa das crianças.

 Tínhamos feito no dia anterior um momento de autoavaliação em que cada um dizia o que achava que tinha feito menos bem. A maioria concordou que fala muito alto, que não arrumou os materiais e que correu pela sala.

Fizemos uma paragem para pensar em como podiamos mudar a situação. É urgente adotar outra conduta. As crianças mais novas ainda estão em adaptação mas os mais velhinhos já conhecem as regras. O adulto decidiu então que:
-  Se vai passar a registar o nome do menino/ menina que escolhe a atividade e só muda quando o adulto ou o chefe da sala diário confirma que deixa tudo organizado;
- A atividade/ canto que se escolher tem que ter um objetivo determinado;
- Que o que se fizer se vai apresentar aos outros meninos no final da manhã. 
(Pode ser uma bola de plasticina que se fez, um jantar que se preparou, o papel desempenhado na casinha, o desenho feito, a construção etc, etc.)
- Que temos que fazer um esforço para fazermos coisas novas, um pouquinho mais complexas. Deu como exemplo os dois puzlles que raramente são escolhidos. 

Perguntou a um dos meninos mais velhos o porquê, ao que ele respondeu que tinha muitas peças... A educadora encorajou então a experimentarem fazê-lo. 

Passámos depois para o registo das escolhas e o resultado ao final do dia foi EXCELENTE.
  Os meninos mais novos tiveram a educadora mais tempo para com eles fazer jogos, os mais velhos cumpriram as regras totalmente. Eis os registos:

3 Objetos de dois tamanhos e cores diferentes serviram para um jogo de memória . escondia-se  um objeto e uma criança de olhos tapados tinha que dizer o que faltava. MARAVILHA todos acertaram!

 
Um novo jogo: Fazer uma torre com  5 ou 8 peças. Não podiam cair e tinham que se ver todas.








A sala estava calma, mas várias atividades  desenvolviam-se  simultâneamente. É neste ambiente que a educadora sente a sua perpetiva educativa atuar. Eis o que se passava noutro espaço:



Esta criança pesava, lia o código de barras e marcava marcava qualquer coisa no teclado...

O grupo dos mais velhos tem dois registos O Puzlle difícil que foi feito por 3 deles com muita facilidade:

Outras situações decorreram mas que não é possivel deixar todos os momentos aqui registados.


Seguem-se os trabalhos sobre os avós que já  estão terminados ( ainda há mais):

Avós maternos da Diana Madruga

Avó paterna do David

Avós matenros do Gonçalo Rocha

Avós maternos do Gonçalo Marchana

Avós paternos da Aidinha

Avos ? da Beatriz

Avós maternos do vasco

Avós maternos da Joana

Avós maternos do Pedro Moiseenco

Avós ? da leonor

Avos paternos da Diana Madruga

Jogo da Beatriz com a luisa


1 comentário:

  1. Luisa, obrigado por partilhar o dia a dia dos nossos filhos.
    É mais uma importante forma de os vermos crescer e de os vermos a desenvolver as suas capacidades, para as quais tanto se empenha.
    Luis Madruga

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