terça-feira, 5 de novembro de 2013

A direita e a esquerda....

 Novembro

Terça feira dia 5

Nas terças feiras como vem sendo habitual no plano da manhã inclui-se a "ginástica" como dizem as crianças.

 Hoje pela primeira vez sentámo-nos à volta da mesa grande em vez do tapete,  para ajudar a que todas as crianças se respeitem umas às outras quando falam. Todos têm direito à palavra mas é necessário ouvir o amigo para se poder ser ouvido. Não tem sido muito fácil, mas todos os dias se vai "batalhando".

Muitos relatos. Alguns de um passado recente, outros longínquo, outros ainda inventados. Todos falam.

Passámos depois, com a ajuda de todos, a organizar ( ou desorganizar ) a nossa sala para fazermos "ginástica".  Conhecer o corpo foram os exercícios de hoje. Primeiro fizemos um jogo em que a bola passava de mão em mão até a Anabela dizer de costas voltadas para nós  " fogo". Quando ouvíamos esta palavra quem tinha a bola ficava queimado. A velocidade da bola foi aumentando à medida que o jogo foi sendo compreendido. A criança "queimada"ficava no meio e iam cantando uma cantiga que tinhamos combinado antes.

Passamos depois para outro exercicio, levantar a mão direita, a perna direita, mexer na mão direita na orelha direita, saltar com o pé direito...

Depois a um e um, dar um pontapé com o pé direito para atingir um alvo combinado, lançar com a mão direita a bola para um cesto.

Por fim, fazer o balanço de todos os exercicios.

Os mais velhos fizeram os registos.

Continuou o dia com atividades que visavam a confeção de cestos para a feira, a rotulagem dos franscos de compota, a pintura de pregadeiras e brincadeiras livres nas várias áreas. Eis as imagens:


Em roda a passar a bola




" Quem ficou queimado está no meio e os resistentes fora.




os registos...







Sem comentários:

Enviar um comentário