sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O feijão germinou.

Vários projetos se desenvolvem no dia a dia da nossa sala. "Prevenção rodoviária" , "Da germinação à colheita", e ainda o "sistema solar" que tanto gozo tem dado às crianças. 

'Que misturada dir-me-á quem  lê...

Pois mas o mundo das crianças não é estanque, o meu papel como educadora é dar respostas sempre que o interesse seja genuíno e não quando o programo  separado de interesses e motivações. Qualquer dos assuntos expostos podem levar meses na mira das crianças. Do sistema solar voltámos novamente ao nosso planeta onde podemos entender que as regras de transito são importantes e fundamentais para todos poderem circular. Nos outros planetas isso não é necessário, não há pessoas. No nosso planeta há ar respirável e por isso podemos cultivar produtos para mais tarde nos alimentarmos. 
Podemos ligar os projetos se pensarmos em termos relacionais.

O Nosso feijão germinou e estamos a passá-lo a para um vaso maior. Cada criança é responsável pelo seu vaso. A observação é diária.

Paralelamente, os sinais de transito vão aparecendo e irão servir de orientadores no transito que vai surgir quando todos construirem os seus carros.

Passo a passo vamos absorvendo o mundo.

Esta semana também passámos pelo registo da consoante P. Fizemos jogos de associação da sonoridade "Pê" com o desenho correspondente ao som. Inventariámos ainda muitas palavras que começam com este som.

Deixo-vos aqui a evolução dos feijoeiros. Tudo será registado em cartaz para mais tarde podermos ler e ter a noção de todo processo.

Começámos assim:

Pôr terra na latinha
colocámos 4 feijões 


 Identificámos a lata

REGÁMOS
 Dias depois a Matilde perguntou-me se tinha colocado ali esparguete...
Dias depois já viamos folhinhas verdes
 Dias depois estava com um caule enorme mudámo-lo de "casa". UÄÄÄÄÄ tantas raízes!!!


Hoje sexta feira os emninos levaram os vasos para casa para trazerem cheios de terra. A Plantação estará pronta dentro de dias.( Assim o espero!).

Sem comentários:

Enviar um comentário