quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Ajudar a não desistir...

Quinta feira dia 22

O quentinho da nossa sala anda a mudar um pouco as nossas rotinas.
Até todas as crianças chegarem por vezes já os primeiros estão na sala à 30, 35 minutos. Nesse tempo, brincam. Quando todas as crianças estão presentes sentamo-nos e conversamos.

Hoje verificámos que  as ultimas  máscaras ,  não estavam secas, adiámos para amanhã a sua pintura. Tiveram por isso  oportunidade de escolher atividades logo no primeiro momento.

A Carolina foi buscar um puzlle de 100 peças. Ao fim de 20 minutos estava ainda muito desorientada. Tentou mudar de atividade mas não deixei, incitei-a a ir mais longe. A Diana Madruga veio ajudar.

Na hora do lanche as peças que estavam alinhadas com a imagem eram poucas, por isso, arrumei-lhe o puzlle para darem continuidade mais tarde. Quando saiu do recreio (passado na sala) voltou novamente à atividade tendo a Diana  M. saído e entrado a Diana Ribeiro. 

Passado uma 1 hora e 30 o puzzle estava quase terminado.

Conclusão: Se tivesse deixado desistir, estas crianças nunca teriam tido o prazer de tarefa terminada. De obstáculos ultrapassados.

O Guilherme teve muito ativo com os amigos Gonçalos a descobrir palavras com os fonemas F,P,M e as vogais.

Os meninos mais novos fizeram um jogo de memória com a educadora a orientar. As peças eram muitas, são cerca de 15 frutos a dobrar.
O Gonçalo Maurício também pretendeu dar o jogo por terminado mas, insisti que continuasse. A Inês O Simão, A Mónica e a Beatriz estavam entusiasmadas. O Gonçalo encheu-se de energia e conseguiu ganhar o jogo.  Juntou 5 pares. 

Noto nas minhas crianças que desistem facilmente perante o primeiro obstáculo. Temos que dar força e insistir sempre, para chegarem à próxima etapa.

Muitas vezes, quando não estão sobe atividades orientadas sentem-se perdidos, não tendo iniciativa para se ocuparem. Uma criança que se sabe ocupar sem ajuda do adulto tem muito mais autonomia inteletual do que uma dependente. Pretendo que esta fase passe, encorajando-os a seguirem os seus projetos. 



1 comentário:

  1. Luisa, muito bem, em casa vamos estar mais atentos também a essas situações.
    LM

    ResponderEliminar