quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ovos galinhas e circulos.Vamos ver quem cumpre as regras dos jogos e quem as inventa? O computador nas mãos dos mais novos.

Abril

Quarta feira dia 2

Não houve saídas ao exterior como está definido na nossa rotina semanal porque chovia.
Voltámos a ver os vários tamanhos de ovos ( avestruz, ganso galinha e codorniz). Fizeram a relação entre o tamanho do ovo e do animal.
Optei por lembrar as crianças da história da semana e voltámos às formas. Já tínhamos trabalhado com a forma oval,  hoje criei situações com oito  tamanhos diferentes   de caixas redondas e triângulos dos blocos lógicos. Pedi às crianças que me desenhassem com aquelas caixas uma galinha. Que usassem o triângulo se assim o entendessem para completar alguma parte da ave.
resultado:
A maioria descobriu a galinha contornando duas caixas para obter dois círculos colados.  O triângulo serviu para fazer o bico. As proporções entre a cabeça da galinha e o corpo é que variaram muito de criança para criança. Algumas, fizeram a cabeça maior do que o corpo, outras usaram a mesma caixa para fazer os dois círculos, outras ainda escolheram as proporções que se assemelham ao real. Discutimos as várias situações, alguns corrigiram e depois pintaram segundo o seu gosto. Há  a salientar que esta atividade foi feita pelos meninos de quatro anos.
Os meninos de 3 anos pintaram a galinha.
Os meninos de cinco anos, hoje estiveram a pintar um rosto sem barba. Barba? dirão vocês, pois! É normal encontrar nas suas pinturas um contorno grosso que envolve quase todo o rosto e depois os olhos a boca e o nariz tudo da mesma cor. Hoje tentei mostrar-lhes figuras e retratos de pintores para verem que não é necessário um contorno, podemos fazer o rosto, dar-lhes a cor base e depois trabalhar em cima da cor. Curioso, foi difícil!
O dia prosseguiu com a observação atenta de como os meninos de quatro e cinco anos utilizam os jogos de regras. Todos os pequenos grupos que se juntaram para fazer os poucos jogos de regras  que exigem parceiro fazem as regras conforme a sua conveniência. Sentei-me aqui e ali e curiosamente, ficavam muito mais tempo a jogar quando as regras eram cumpridas por todos sem alterações. Os meninos de três anos também tiveram espaço individualizado, hoje foi no computador. Todos já manuseiam o rato. Algumas das crianças também já conseguem fazer no computador os jogos de associação indo buscar a imagem pedida e colocarem-na no lugar.
Eis alguns registos:


Hà quanto tempo estes meninos não faziam um puzlle!!!!

Consegui luisa! dizia o Miguel!
"este jogo não é dificil!!!"



Sem comentários:

Enviar um comentário