Março
Sexta feira dia 14
O registo que vos deixo hoje é um sentir de quem gosta do que faz mas nem todos os dias correm como gostaria.
No meu pedestal de cortiça, convido todos os decisores das políticas educativas a passarem uma semana com crianças entre os três e os seis anos, mais precisamente com 25. Dou-lhes o mesmo material didático que uso desde o primeiro dia que qualquer das crianças chegou à sala. Para as que têm seis anos e frequentam o Jardim há 3 ou 4, os ditos materiais têm muitos e muitos dias de uso. Mesmo que uma criança e os adultos sejam criativos já exploraram possivelmente todas as formas de utilização dos ditos cujos.
As crianças mais novas necessitam de descansar no período da tarde, o dia é exaustivo porque as crianças não passam toda a manhã sentadas, e mesmo sentadas as crianças cansam-se, porque o estado de obrigatoriedade, sendo uma contrariedade para as crianças, também lhes cria ansiedade . Tento por isso que estejam em atividade mental e física.
Após o almoço quem disse que uma hora de descanso é contraproducente?
Algum decisor político...
E descansar onde?
A Irritabilidade das crianças torna-as mais inquietas, mais stressadas em estados que não são nem frutíferos para elas nem para os colegas.
Repenso a minha prática todos os dias, aqui vos tenho deixado os momentos bons e os menos bons. É uma tentativa de partilha em todos os sentidos.
Curioso, quando nos deparamos com insucesso escolar em números elevados, e a cura para este mal qual é?
Mais e mais crianças por grupo com idades diferentes. Dizem-me:
"É a lei!"
Mas há boas e más leis não é?
E eu não sou uma pessoa conformada.
INFÂNCIA SÓ HÁ UMA E QUEREMOS QUE SE PASSE POR ELA COM BOAS MEMÓRIAS. É NA INFÂNCIA QUE MUITAS COISAS DESABROCHAM. FAÇAMOS FORTES ALICERCES PARA TERMOS FORTES CONSTRUÇÕES.
Mas deem-nos condições!!!!!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário