Quinta feira dia 20
Hoje a conversa da manhã foi feita na mesa do hall de entrada. A maioria das crianças trouxe as frutas conforme combinado no dia anterior. Vimos que havia muitas bananas e laranjas. Algumas maças, pêras, kiwis, 1 ameixa e uma caixa de morangos.
Ao iniciarmos a salada de frutas, tivemos um contratempo, acabou a água. O receio que a água não voltasse até há hora do almoço impediu de usarmos as tigelas para colocar a fruta que se ia partindo.
Solução encontrada? Cortarem todos a fruta para o mesmo sitio. A maioria das crianças cortou morangos. Outros descascaram as laranjas. As frutas mais duras foram preparadas pelos adultos. Mas alguns meninos não desistiram e ainda cortaram uns pedaços de maça.
Feita a salada, fomos para a sala lanchar e combinar o plano do dia uma vez que hoje era um dia especial.
Definimos a seguinte sequência:
Depois do lanche, teríamos música, depois relaxávamos no jardim. Quando todos os meninos acabassem a aula de música faríamos uma sobremesa antecipada de frutas.
Assim aconteceu, no jardim quase todos comeram a fruta com satisfação. Alguns meninos repetiram 3 vezes. O dia tornou- se bonito, as nuvens tinham desaparecido. Parecia que a nossa homenagem à nova estação do ano estava a resultar.
No período da tarde, fizemos combinações de flores. Foi esta a forma de nos lembrarmos que a primavera chegou.
Ter noção das estações do ano é uma forma de a criança ir construindo a noção de tempo, a noção do ano.
Eis os registos em imagem:
manifestação de carinho |
poucos foram as crianças que não comeram. Perguntei ao Gonçalinho Mauricio se já tinha comido pois não tinha o copo na mão. Diz-me ele:
- Já comi tudo.
- E o copo ond está?
- Comi também...
Finalmente lá contou a verdade, "Não quero, não gosto!"
Na parte da tarde, foi assim:
Sem comentários:
Enviar um comentário