segunda-feira, 11 de maio de 2015

A girafa que não tinha sono. a História e a matemática.

Segunda feira dia 11 de Maio


 A História de hoje é novamente dedicada às girafas. Hoje a nossa amiga não tinha sono.
Permitiu esta história ser explorada a dois níveis, um, a narrativa e outro a matemática.

A sequencia das ações foi uma exigência no registo. A outra foi a partir de uma situação da história. 
A girafa contava estrelas e perdia-se. Voltava a contar e perdia-se e assim sucessivamente. Foi este o ponto de partida para o jogo na sala que aqui vos deixo.
Em primeiro lugar a história para o caso de quererem recontá-la aos vossos filhos:

http://pt.slideshare.net/TatyCarla/a-girafa-sem-sono

A Conservação da quantidade independente do espaço ou tamanho:




 

Foi apresentado a todos um conjunto de tesouras em monte e pedido para as contarem com os olhos. Os mais velhos disseram um quantitativo, os mais novos outro.

Contámos depois as tesouras e mantivemos a forma ( amontoadas ). Fui buscar a mesma quantidade e contei com todos. Coloquei noutra mesa ocupando um espaço diferente. Perguntei onde havia mais tesouras e as respostas foram variadas. Uns disseram de imediato que era igual a quantidade, outros que havia mais na mesa em que estavam espalhadas porque se podia fazer um labirinto, outros  referiram as que que ocupavam mais espaço e por fim, outras crianças falaram em quantidades aliatóriamente ( aqui há 9 e aqui há 10). Foi depois pedido a pequenos grupo que organizassem as tesouras de formas variadas fazendo sempre a mesma pergunta "Onde há mais?"

No final, concluiu-se que os mais novos tinham conservado aquela quantidade independentemente do espaço, as crianças de 4 anos duas tinham conseguido de imediato à comparação correta  e a terceira ao fim de algumas experiências.

Vamos continuar a fazer descobertas...

Sem comentários:

Enviar um comentário