quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Os pescadores e os peixes. A rua das maravilhas. Mas que centro de saúde!!!!!!!!!!!


Fevereiro

Quarta feira, dia 5

Esta Quarta feira foi dedicada a novas escaladas na área da Matemática.

Após todos poderem partilhar as suas novidades foi opção da educadora reajustar a sala para todos poderem participar num jogo.

O jogo dos peixes.

Em que consiste este jogo? Um grupo de meninos e meninas formaram roda, são os pescadores. Outro grupo são os peixes que ficam fora da roda.

Os pescadores combinam em conjunto qual o numero em que são lançadas as redes para apanhar os peixes. Os peixes circulam pelo interior da roda livremente até serem apanhados.

Permitiu este jogo que as crianças escolhessem  o número pela representação gráfica e todos contassem até ao numero combinado.

Por outro lado fizeram operaçòes sempre que se apanhava um peixe. Adicionando na perspetiva do pescador e subtraindo na perspetiva dos peixes.

Teve depois o dia momentos diversos. Alguns ficam registados outros não.

Os que não têm registo de imagem dizem respeito  a atividades feita pelos 4 e 5 anos. Os primeiros tinham como missão ajudar o arquiteto a desenhar a rua das maravilhas. Podiam desenhar as casas
 e no final contá-las. Os 5 anos, teriam que resolver alguns problemas para saberem quantas casas poderiam desenhar. ( 3+2, 5+2, 1+5...) Cada criança formava o seu bairro. As crianças de 4 anos trabalharam em grupo.
O Jogo dos peixes

A combinar o numero para lançar as redes

uma grande roda com vários buracos para os peixes circularem
os peixes a entrar na roda

Os pescadores a lançarem as redes e apanharem peixes
Este centro de saúde está cada vez mais completo, já chegou uma enfermeira...




                                                              

Sem comentários:

Enviar um comentário