Os primeiros momentos do dia foram dedicados às patas da aranha...
Que assunto horripilante pensarão. Não, a educadora Susana tornou-o muito agradável.
Descobrir quantas patas tem a aranha
E se contássemos só as patas de um lado?
E se juntássemos as patas de um lado mais as patas do outro?
E se fizéssemos grupos de quatro patas, com todas as patas da aranha, quantos grupos poderemos fazer?
E se dividíssemos os grupos de quatro em grupos de 2, quantos faríamos?
...
As crianças usaram-se como unidades de contagem para fazer a organização dos grupos no espaço.
Resolveram sem dificuldade os problemas surgidos. Os mais novos ainda conduzidos pelos mais velhos.
Dividimos depois o grande grupo em três. Os meninos de 5 anos mais velhos foram registar todas as maneiras de chegar a oito com simbologia própria.
Os meninos de cinco anos mais novos resolveram uma ficha resultante da história contada que implicava a quantidade oito. O documento que se segue não foi imprimido a cores como devem calcular...
Os meninos mais novos fizeram colagens com quantidades mais pequenas.
Parte da manhã foi ocupado com atividades à escolha de cada criança. Resultou em atividades variadas e muito interessantes. Uns agruparam rolos de papel do maior para o menor. Compararam os mais largos e os mais estreitos e fizeram elevadores. Outros desenharam os símbolos do dia das bruxas com elementos reveladores do seu desenvolvimento, como por exemplo a colocação de elementos à frente de um outro, o corpo humano desenhado em perfil etc. Outros brincaram com jogos.
No período da tarde fizemos ginástica. A vassoura da bruxa inspirou os exercícios de hoje. Serviu como objeto que posicionámos em relação ao corpo, como transporte e como medidor de forças.
Eis alguns registos:
A saltas a vara |
a vara como transporte |
cantiga de roda com jogo de imitação |
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