As duas primeiras semanas de Jardim de INFANCIA
Faço hoje o balanço das duas primeiras semanas.
O grupo mantém-se na sua maioria, temos connosco o António e a Mariana pela primeira vez no grupo dos 4 anos, a Margarida e a Iris no grupo dos 3 anos.
O António e a Mariana integraram-se no grupo harmoniosamente, depressa começaram a interagir com os outros elementos do grupo. As meninas mais novas, exploraram os espaços, os materiais e os coleguinhas. A Margarida é muito calma, adere a tudo. A Iris é uma descobridora nata.
Ao longo deste dias, as novidades das férias passadas vêm a ser partilhadas pouco a pouco. A rotina do ano passado mantém-se.
Na primeira semana, conseguimos juntar garrafas para todas as crianças e fizemos a experiência do flutuar e afundar. Não está terminada, está em "aberto". Cada criança poderá trazer quando quiser, novos objetos, para colocar dentro do garrafão/garrafa e observar se afunda ou flutua. Eis alguns registos:
Para além desta experiência muitas outras coisas se fizeram. Identificaram os cabides, os cacifos, e os espaços da sala estão a ser identificadas com simbologia do conhecimento de todos. O quadro de presenças, aniversários e calendário são as próximas aquisições.
Fomos passear à mata na quarta feira da primeira semana, festejámos os anos do Gonçalo Rocha e cantámos também os parabéns ao Gonçalo Marchana que fez anos antes de começarmos o ano letivo.
Eis os registos deste acontecimento:
Todos escondidinhos para pregarmos uma "partida" ao Gonçalo. |
O" rei manda..." |
Esperávamos para reeber a ordem do rei... |
Na Quarta feira fizemos ginástica. Neste dia com as bolas. Foi um sucesso.
Apanhar e receber, mandar ao ar sem deixar cair foram alguns dos exercícios.
Fizeram as crianças o registo da atividade desta forma:
Da primeira semana deixo-vos ainda estes apontamentos:
Na segunda semana, a Iris já chorou um bocadinho ao deixar a mãe.
A História de segunda Feira esteve relacionada com o Outono, falava de emoções. Deixo-vos o endereço para recontarem se assim o entenderem.
http://pt.slideshare.net/bibliotecacalicos/histria-de-outono?related=1
A partir da História que aborda esta estação do ano, fomos procurar elementos de trabalho que estivessem subjacentes na história. As folhas. organizámo-las em prensas (tijolos) e depois por tamanhos e formas.
Serviu esta história também para reforçarmos posicionamentos no espaço eis um dos exemplos:
Onde está a Mariana? |
Onde está o António? |
Obrigada Luisa, por mais um ano partilhar connosco algumas das atividades realizadas na sala de aula. É sempre com grande entusiasmo que, em família, conversamos sobre os registos que aqui coloca. BOM ANO, BOM TRABALHO �� ��
ResponderEliminarObrigada Luísa pela partilha. Assim é fácil para as crianças aprender, até mesmo os mais pequenos, pena que não continuem com essa dinâmica nos níveis de ensino seguintes. Continue com esse bom trabalho, as crianças agradecem e os pais também.
ResponderEliminarAndreia Santos
Obrigado pela partilha, assim fica mais fácil para nós conversarmos com eles sobre o dia a dia na escola. A historia do Outono o Simão contou-me a sua versão (muito diferente). Obrigado por nos permitir ficar mais perto do dia a dia dos nossos meninos. Obrigado
ResponderEliminarIrina Ribeiro