Quarta
feira dia 21
Hoje a conversa
da manhã foi rápida, brincámos depois com os algarismos.
'Quem é o
vizinho do algarismo 3?"
A esta
pergunta surgiu a resposta "4".
E o 2 não
é vizinho? "
É é!
De 1 a 10 a
maioria das crianças identificaram a "vizinhança".
Mudou- se depois o jogo para um nível a cima.
- Quem é o
vizinho maior de 3?
- E o vizinho
menor?
Passámo depois para os numerais ordinais ( indicam o numero de ordem, posição ou lugar numa série.) É esta experiência que aqui vos quero deixar hoje.
As crianças
mais velhas sabem a "cantilena " do primeio segundo terceiro,
até ao decimo . As mais novas deram resposta até ao sexto.
Pedi-lhes para
fazerem um prédio. Os mais novos tinham que desenhar até ao sexto andar ( uma
janela cada andar), os mais velhos tinham que desenhar até fazerem 10
andares.
Que aconteceu?
_ Os mais novos desenharam a casa com as seis janelas colocadas por ordem de altura.
-Os mais velhos
foram desenhando janelas e quando o espaço em altura se esgotou voltaram abaixo
e continuaram. Ou seja, tínhamos 6 elementos organizados em altura,
como o espaço se esgotou voltaram ao nível do primeiro e colocaram mais 4
elementos. Designaram cada janela como, primeira segunda terceira quarta quinta
sexta. A que ficou ao nível da primeira continuaram a designar como sétima e
por aí em diante.
A situação acima descrita diz-nos que as crianças t6em noção de cardinal mas ainda existe algum confusão na ordem. A assimilação dos conceitos nem sempre é linear, Só podemos dizer que a criança assimilou quando faz a aplicação do conceito através de situações váriadas. Por isso não concordar com a avaliação de competêmcias obrigatória que temos que fazer trimestralmente nestas idades.
A situação acima descrita diz-nos que as crianças t6em noção de cardinal mas ainda existe algum confusão na ordem. A assimilação dos conceitos nem sempre é linear, Só podemos dizer que a criança assimilou quando faz a aplicação do conceito através de situações váriadas. Por isso não concordar com a avaliação de competêmcias obrigatória que temos que fazer trimestralmente nestas idades.
Boa noite!!
ResponderEliminarA Maria Inês ontem falou-me que tinha feito os números, mas que não tinha conseguido muito bem. Não vinha muito satisfeita!!! Queria fazer bem!! Foi muito engraçado... Tentei explicar-lhe que para a próxima vez iriam sair melhor... mas acho que não ficou muito convencida disso!!!! Lol!!
Hoje disse-me que tinha feito prédios com andares... perguntei-lhe se tinha gostado, disse que sim... agora percebo melhor!!!!! Amanhã tornaremos a falar sobre o assunto......
Bjs e obrigada Luísa por partilhar connosco tudo isto!!!!