Cá estamos nós para em conjunto caminharmos.
Inicio hoje o nosso diário. Mas como não há vazios no tempo deixo uma resenha do que foram as vivências nestas duas semanas.
O reencontro foi bom, muitas saudades uns dos outros. A Maria e a Matilde foram as meninas novas este ano. Foram bem recebidas pelos meninos mais velhos.
O grupo está mais calmo, todos sentimos a falta dos meninos que saíram.
Combinámos nos primeiros dias as rotinas e as regras básicas. A Maria e a Matilde vão gradualmente apercebendo-se do funcionamento do grupo.
Tivemos festas de anos de dois amiguinhos.Ouvimos duas histórias das quais se partiu para todas as áreas do curriculo.
A Princesa da chuva e Luisa Duclas Soares teve este desenvolvimento:
Anuncios - Informação e comunicação
Vocabulário, inicio do dicionário ilustrado, descoberta de palavras que iniciem com o mesmo som de rei, fichas de consciência fonológica, representação dos personagens através de vários materiais, exploração de quantidades,e registo da história contada por cada uma das crianças mais velhas. Fesz-se ainda a atividade experimental em que um copo cheio de água tapado com uma folha de papel se pode inverter que a água não cai. Porquê?
Perguntem aos vossos filhos.
Contou-se esta semana outra história "Era uma vez uma chapéu de Chuva... nem imaginam o que se pode fazer com um chapéu de chuva... deixo-vos um exemplo:
Um dia um guarda chuva..
alguns exemplos de registos graficos sobre a exploraçãod a história. Sequencia de ações, consciência fonológica, jogos com o guarda chuva, construção de um livro ...
O registo de duas crianças sobre a sequência da história.
Ficha de consciência fonológica
Livro sobre a viagem do guarda chuva
Atividades de construção
Posso ser tudo o que quiser neste mundo mágico. |
Perguntamos ao Goncalo Mauricio o porquê da agua não cair do copo e ele respondeu porque tem ar.
ResponderEliminar