'Que misturada dir-me-á quem lê...
Pois mas o mundo das crianças não é estanque, o meu papel como educadora é dar respostas sempre que o interesse seja genuíno e não quando o programo separado de interesses e motivações. Qualquer dos assuntos expostos podem levar meses na mira das crianças. Do sistema solar voltámos novamente ao nosso planeta onde podemos entender que as regras de transito são importantes e fundamentais para todos poderem circular. Nos outros planetas isso não é necessário, não há pessoas. No nosso planeta há ar respirável e por isso podemos cultivar produtos para mais tarde nos alimentarmos.
Podemos ligar os projetos se pensarmos em termos relacionais.
O Nosso feijão germinou e estamos a passá-lo a para um vaso maior. Cada criança é responsável pelo seu vaso. A observação é diária.
Paralelamente, os sinais de transito vão aparecendo e irão servir de orientadores no transito que vai surgir quando todos construirem os seus carros.
Passo a passo vamos absorvendo o mundo.
Esta semana também passámos pelo registo da consoante P. Fizemos jogos de associação da sonoridade "Pê" com o desenho correspondente ao som. Inventariámos ainda muitas palavras que começam com este som.
Deixo-vos aqui a evolução dos feijoeiros. Tudo será registado em cartaz para mais tarde podermos ler e ter a noção de todo processo.
Começámos assim:
Pôr terra na latinha
colocámos 4 feijões
Identificámos a lata
REGÁMOS |
Dias depois já viamos folhinhas verdes
Dias depois estava com um caule enorme mudámo-lo de "casa". UÄÄÄÄÄ tantas raízes!!!
Hoje sexta feira os emninos levaram os vasos para casa para trazerem cheios de terra. A Plantação estará pronta dentro de dias.( Assim o espero!).
Sem comentários:
Enviar um comentário