Terça feira dia 18 de Maio
Hoje a manhã foi igual ás outras, ausentei-me para consulta na segunda parte da manhã mas os grupos ficaram ocupados.
O grupo dos mais velhos fez grelhas em que escolheu objetos que representou graficamente e preencheu outro campo com a inicial do nome do objeto.
Os mais novos fizeram num primeiro momento jogos oralmente, em que tinham que referir o som do primeiro fonema de palavras relativas a objetos que nos cercavam. Depois construiram a partir de um circulo a sua cara. Foi um processo livre orientado pela Carla.
No período da tarde fizemos a representação da lenda do Adamastor, do Milagre das rosas e do Camões.
As primeiras personagens foram voluntários e as secundárias foram sugeridas pelo adulto. Todas as crianças participaram.
Nesta tarde estivemos a ver quantas naus levou Vasco da gama na sua viagem, quem foram os outros comandantes, como se chamavam as naus e por onde passaram.
Definimos o enleamento dos sketchs ( pequeno teatro).
Foi lido e recitado por parte do adulto a poesia para o camões, experimentaram as donzelas passear-se em frente ao Camões, fez-se uma batalha com os mouros e por fim, os lusíadas...
O milagre das rosas está em pé. Depressa as crianças apreenderam as falas.
O Adamastor vem sendo construido aos poucos. Hoje fizemos jogos de maneira a que todos aprendessem e retivessem o nome dos comandantes dos barcos e dos barcos. mais importantes da viagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário