segunda feira dia 23
A partir de hoje os registos voltam a ser diários e progressivamente vou transcrevendo os que estão atrasados. Peço aos pais para verificarem os dias anteriores a esta data que se situam entre os principios de Fevereiro e o dia 20.
Após a conversa da manhã, o Gonçalo quis mostrar aos amigos o livro que tinha trazido. Ouvimos e vimos a pequena história contada em versos.
A atividade nesta história consistiu em descobrirem as rimas nos versos. Não foi fácil.
Só lá chegaram algumas crianças e todas elas com 5 anos são eximias na descoberta de rimas. O verso dispersa-a pois tem outras palavras , enquanto as rimas que eles todos os dias descobrem limitam-se a duas, como por exemplo ( esperta/ descoberta. O verso seria algo como as gatas espertas muito fizeram e foram descobertas)
Após a musica com o prof. Carlos, o grupo dos mais velhos fez jogos de calculo. Cada criança criou uma situação em que se definia uma quantidade de elementos já em posse e se juntava outra quantidade. Consistia este calculo na soma das duas quantidades partindo da que já existia como por exemplo:
- Tenho 5 carros, a minha mãe deu-me mais 4. Quantos carros tenho agora?
A criança tinha que juntar aos 5 carros que já possuía a quantidade que lhe foi dada. Cinco + ////
contando 5,6,7,8,9 e encontrar o resultado.
A proposta apresentou situações novas pois, estavam habituados a colocar os 5 elementos e depois os 4 e contarem 1,2,3,4,5 6,7,8,9. Hoje eram incitados a designarem o cardinal da quantidade que já tinham em sua posse e juntarem a nova quantidade somando um a um.
Com os meninos mais novos fizemos linhas abertas e fechadas com formas geométricas. sobrepusemos formas, deixámos formas abertas e pintámos.
Viram ainda todas as crianças quem era o Picasso. Os meninos mais velhos "imitaram" uma imagem de um dos quadros.
Vamos descobrindo esta personalidade aos poucos.
O tempo de atividades livres hoje foi escasso. Amanhã tentaremos equilibrar esta situação.
Deixarei imagens amanhã sobre os nossos" Picassinhos".
Sem comentários:
Enviar um comentário