Quinta feira dia 13
As novidades hoje não se estenderam por muito tempo, a mais empolgante foi a queda da bacia da casa de banho. Não se partiu nem magoou ninguém Uf, que sorte!!!!!!!!!!
Ao longo de toda a manhã fizemos jogos que tinham como objetivo a aquisição do conceito "metade de...". As atividades já tinham sido iniciadas no dia de ontem pela educadora Sandra que me substituiu durante algum tempo. Vem este conceito a propósito da história contada na segunda feira ( S. Martinho partiu a capa ao meio e deu metade ao mendigo).
Hoje recomeçamos com jogos no espaço. Pedi a 5 crianças para se agruparem. Pedi ao Gonçalo Rocha que separasse o grupo criando duas metades.. Esta criança colocou 3 de um lado e dois noutro. Perguntei se já estava disse-me que sim, mas precisava de mais um. Disse-lhe que não podia dar-lhe mais meninos. Pensou, pensou e disse:
- Assim as metades não são metades...
Boa !
A Diana e a Joana deram uma sugestão:
- "Não podes dar, então tiras 1 dos 3 e já ficam 2 de um lado e 2 do outro!"
Boa!
Pedi depois ao grupo todo que fizesse dois comboios iguais.
Separaram-se organizando as cadeiras em comboio. Sentaram-se de forma arbitrária. O Guilherme contou os amigos e reparou que num dos lados havia 7 e no outro 10.
O Gonçalo Marchana disse que tinham que ir para o lado dos 7 três meninos.
Passaram 3 meninos para o comboio dos 7.
O Guilherme contou novamente e verificou que agora o comboio que antes tinha 10, agora tinha 7 e o que tinha 7 tinha agora 10....
A Leonor sugeriu que tinham que ir dois meninos para o grupo dos 7. Contagem nova feita e depararam que um grupo tinha agora, 8 e outro 9. Que fazer?
A Diana pediu ao Guilherme para entrar para o grupo dos 8.
Já está! 9 meninos de cada lado. Boa!
Colocando todas as hipóteses em jogo, analisando cada uma e corrigindo chegaram ao resultado.
A situação seguinte foi pedir a um dos grupos de 9 crianças que fizessem uma roda e ao outro grupo que fizesse uma "reta". Pedi a todos que se pronunciassem:
-Qual dos grupos tinha mais meninos?
A maioria disse que o grupo que estava em "reta" tinha mais.
O Vasco não concordou e disse que as duas tinham 9 por isso eram iguais.
Perguntei a todos o que era diferente entre os dois grupos. Respondeu a Diana Madruga :
- A forma.
Ainda no período da manhã foi apresentado um circulo, um retangulo ( papel de rebuçado), um fio e o pauzinho a cada criança pediu-se que dividissem a meio.
Todos resolveram o problema do circulo, do retangulo e do fio. E do Pau?
- "Posso cortar aqui? eu acho que é metade..."
Se não tens a certeza não cortes. ( ed.)
Aqui não houve soluções nem ideias.
A educadora deu a sugestão e todos cortaram MEDINDO.
Com um fio mediu-se o pau. Cortou-se o fio ao meio e marcou-se o pau com um risquinho. Depois cortou-se.
Eis os registos:
Tentativa de fazer duas partes com os meninos da sala.
A reta e o circulo
formada pelos dois grupos
As metades em vários materiais
Pintar metade dos quadrados
Por fim, cantámos os parabéns a uma mãe que fazia hoje anos.
Muito obrigada a todos por terem partilhado comigo um bocadinho do vosso tempo no meu dia de aniversário . Beijinhos grandes
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