Terça feira dia 1
Dia dos enganos. Hoje foram recebidos com mentiras inofensivas. A excitação já estava no ar, há que acalmar e seguir em frente. Na conversa de grupo vimos que já tínhamos chegado a Abril. Neste mês, o Guilherme e a Inês fazem anos.
Em conjunto desarrumamos a sala para a ginástica semanal. Foi animado. Uma criança não quis participar. A coreografia da semana passada está a andar, os pequenos também levantam a perna passam a bola e tudo o mais.
No segundo momento da manhã, os mais velhos estiveram a ler. LER? SIM! A frase era "O pinto pintão é bonito". Dois dos meninos leram rapidamente. Depois de terem tomado conhecimento do conteúdo, pedi-lhes para um a um ler.
Com o dedinho, uns lerem palavra a palavra
Outros, na mesma palavra leram tudo.
Quando lhes perguntei o que estava escrito nas outras palavras responderam que não sabiam.
Li novamente com os olhos. Pedi-lhes para lerem e me mostrarem com o dedo onde estava escrito o que diziam.
Desta vez houve sintonia entre o deslocar do dedo e as palavras.
Fizemos depois um jogo em que pedi uma das palavras a cada criança sem ser pela ordem da frase.
Alguns confundiram pinto com pintão.
Fomos ver a ordem da frase. Pedi-lhes para colocarem as palavras pela mesma ordem ( palavras soltas) . Esperava com esta atividade familiarizar as crianças com a designacão frase, com a sucessão das palavras, com os espaços, e sensibilizar para que quando mudamos a ordem das palavras a frase fica diferente. Duas das crianças leram quase tudo.
O grupo dos quatro anos esteve a experimentar fazer a forma oval. Analisámos depois se a forma oval tinha bicos... Repetiram até se aproximar do ovo.
Passo dois : fizemos retas, ondas e círculos. Cada criança tinha que desenhar retas, ondas e pequenos círculos no seu ovo. Depois poderiam desenhar os ovos que lhes apetecesse e fazer o que entendessem dentro, mas este ovo era especial. Retas/ondas e circulos. Falámos ainda em linhas curvas.
Os meninos mais novos estiveram a exercitar a tonacidade, a apreensão manual e a pintar dentro da linha de fronteira. Só uma das crianças não verbaliza a maioria das cores.
Tiveram ainda oportunidade de escolher os seus projetos. Algumas das crianças mais velhas tentaram fazer um jogo de regras que durou 2 minutos, pelo que foram incitadas a fazer de novo na presença do adulto. Chegaram ao fim e queriam repetir!!!!!!!!
Deixo-vos hoje alguns registos de atividades que têm vindo aqui a ser faladas. Os ovos virão amanhã.
O jardim dos jardineiros _ aida |
o Bombeiros e carros - pedro branquinho |
Os pedreiros - david |
Os austronautas e os foguetões - Guilherme |
Sem comentários:
Enviar um comentário