sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Exercicios de motricidade, motricidade fina, atividade experimetal

Faço hoje o apanhado da quarta, quinta  e sexta feira desta semana.
Quarta feira fizemos movimento no exterior pois o tempo ajudou. Com muito mais espaço experimentámos correr, andar, saltar a pés juntos e ao pé coxinho. Depois do aquecimento feito, fizemos movimentos de coordenação a dois, e jogos de perícia com a bola. Para finalizar, um jogo com duas equipas. 

O lanche decorreu já passava do meio da manhã. 

No período que se seguiu fez-se o registo do exercício que mais gostaram e relaxaram em atividades de livre escolha.

No período da tarde e com a ajuda de um fio fizemos as vogais. Os mais novos ficaram por aqui e escolheram outras atividades. Os mais velhos fizeram jogos de descoberta em que com silabas de vogais e duas consoantes construiram palavras.

Na Quinta feira foi dia em que os mais velhos tiveram mais tempo para executarem os seus próprios projetos e os mais novos tiveram a presença do adulto mais tempo. Fizeram jogos de motricidade fina em que com a pinça tinham que apanhar objetos diferentes, em que tinham que enroscar uma porca no parafuso com rapidez e ainda colocar  molas num cordel. Terminámos com o jogo do estendal da matemática em que cada criança tinha que fazer a correspondência entre a quantidade de bolas da blusa à  simbologia numérica das calças.

Na sexta feira foi alterado o dia de rotina. Como no dia anterior as regras nem sempre foram tidas em conta o dia de brinquedos não se concretizou e fizeram-se atividades normais. Optei por fazer a atividade de ciência experimental.
Que acontece se juntarmos dois liquidos diferentes como a água e o azeite?
Apesar de os mais velhos já terem observado esta experiência em anos atrás, não retiveram o resultado final. As crianças destas idades interpretam o que vêm à sua maneira. Quando lhes mostrei dois líquidos de cores diferentes em que num dos frascos um era azul e amarelo e noutro era vermelho e azul. O azul ficava sempre em cima. Quando misturados mudavam de cor mas passado a agitação voltavam à posição inicial, o Miguel achou que a cor azul ficaria sempre em cima. Questionado porquê respondeu que era por ser azul. Foi para esclarecer estas duvidas que surgiu a água e o azeite. O Gonçalo Marchana relacionou então que a cor azul deveria ter azeite....

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Brincar com numeros

Foi uma manhã em que alguns meninos da sala da Vicência se juntaram a nós. Brincámos com o estendal da matemática.



Alguns meninos resolveram ainda problemas um pouco mais complexos dos quais vos deixo um exemplo:
Como podem constatar, a fonte onde fui pesquisar  a ficha, está identificada.



segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

"AS 5. vogais" "Uma prenda para os meus amigos". Vamos encontrar vogais nos jornais e revistas


A História "As 5 vogais de Luisa Duclas Soares foi hoje ouvida na sala.
Deixo-vos o endereço eletrónico para poderem recontar ou ouvir contar nos vossos
filhos

http://pt.slideshare.net/MargaridaPaula/histria-das-5-vogais-de-lusa-ducla-soares

Passámos depois à identificação das vogais em jornais e revistas. Curiosamente, algumas crianças que já entenderam a lógica da escrita manifestaram alguma dificuldade em ler  a letra maiúscula desenhada nestes instrumentos de comunicação que lhes dei hoje.

Outro grupo de crianças resolveu um jogo em que tinha que identificar as 5 vogais no meio de várias letras.

Vimos ainda no nome de algumas crianças as vogais existentes,  brincámos com a situação de retirar as vogais do nome como por exemplo:
 Diana - DN 
ou
 Mónica - Mnc...

 Vejo evolução nas crianças que entraram este ano, tanto na parte da socialização como na execução de tarefas.

 Intercalámos as atividades das vogais com a distribuição dos corações aos amigos. Foram colocados envelopes em volta da mesa e cada criança pôs as suas prendas a quem quis. A educadora ajudou a ler o nome dos envelopes. No grupo notou-se a diferença de maturação nas diferentes idades. Uns, deram a prendinha ao amigo desejado, outros, foi o prazer em dar sem importar a quem.
- Bom ponto de partida!- 


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Dia dos amigos e namorados.


Aos pais:

Os registos de carnaval serão aqui colocados amanhã.  Vá vendo os registos atrasados pois eles ocuparão o lugar do dia em que foram recolhidos e não a data em que aqui são colocados.

Falando agora dos últimos dias da curta semana que passou.
Para além das noticias do carnaval, chegou também o dia dos amigos à sala.
Vimos o filme do Ruca. Como festejou ele este dia?

Demos seguimento à iniciativa do Ruca e fizemos também prendas para os amigos. Com amor e carinho nasceram lindos corações encadeados, sobrepostos ou ainda combinados com várias cores.

Na sexta feira, terminaram as tarefas inacabadas no dia anterior alternando com atividades de livre escolha. Foram dois dias muito calmos onde se destacaram algumas crianças pela iniciativa e entrega que colocaram no desenvolvimento do trabalho.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Que salto!!!!! Carnaval máscaras para todos os gostos e os girassóis da nossa vida ( pelo menos da minha...)

Reorganizando os meus registos deparei com algumas imagens de atividades desenvolvidas que não vos mostrei. Dizem elas respeito á semana que antecedeu o carnaval e mais especificamente ao dia em que fizemos ginástica.  Foi assim:



Salto em altura- corre coloca pé de chamada e salta em segurança.
O Carnaval decorreu com animação no espaço do jardim, o período da manhã foi animado. Tivemos a visita da Professora Ana Sofia que nos veio contar a história do carnaval na floresta, os nossos meninos já a conheciam pelo que foi animado o acompanhamento.





No dia 5 de Fevereiro, participámos no cortejo de carnaval das escolas do nosso agrupamento. Não tenho fotos do exterior. Mas do que registei nos bastidores foi assim: ( o site da rádio campanário tem muitas fotos das nossas crianças)