J.I. V. Viçosa B

Junho
Sexta feira dia 28 

O dia para o qual trabalhámos há algum tempo tinha chegado. Estávamos todos motivados em dar uma bonita surpresa aos pais e amigos. Durante a manhã brincamos descontraidamente. Por volta das 17.30 começaram a chegar as primeiras meninas. A Mãe da Raquel, cabeleireira de profissão fez o obséquio de nos ajudar. Penteou todas as meninas e meninos da sala. Que lindos reizinhos e principes... Eis os registos dos bastidores











































Junho 

Quinta feira dia 27

Neste dia houve pouca frequência ao jardim de Infância. Os meninos que tiveram presentes ajudaram a arrumar a sala dos trabalhos que precisavam de arquivo.

Junho

Quarta feira dia 26

Hoje fomos pela última vez neste ano letivo ao "brinhol". Já somos conhecidos pela comunidade, nesta ato tipicamente calipolense. Fomos sempre bem acolhidos quer pela senhora que vende como pelos compradores que tantas vezes nos deram espaço e nos deram primazia na aquisição da delicia dos pequenos. Voltámos depois para o jardim pois era dia de ensaio e de ultimar os preparativos para a nossa festinha. Eis os registos:


estas imagens parecem repetidas pelo espaço mas não pela postura das crianças. Aqui todas esperam o seu "brinhol" com calma, todas comem até ao fim e todas esperam umas pelas outras.







Junho 

Terça feira dia 25

Hoje a manhã esteve programada para irmos à piscina, alterou-se os planos porque não houve piscina. Ficámos na sala. Foi hoje o dia de todos experimentarem o guarda roupa da nossa história. As 25 crianças vão por alguns minutos brincar às realezas. O cenário está também terminado.

No período da tarde, afinámos algumas situações da dramatização.
Fizemos ainda jogos de grupo.

Junho

Segunda feira dia 24

Hoje a maioria dos meninos esteve presente. Fomos na primeira parte da manhã libertar as borboletas que tinham saído dos casulos  junto às árvores das amoreiras. Ouvimos  depois a seleção de músicas da nossa história, as crianças atribuiram a cada trecho um rei como na  história "cenas da realeza.
Fizemos depois jogos de grupo. Hoje tivemos connosco o Bernardo irmão do Gonçalo Marchana, a Mariana, irmã da Carlota, e a Beatriz, irmã da Érica e do Pedro Moiseenco.

Vimos que os casulos estão a ficar vazios. os fios dos casulos são a seda depois de tratados.


 

Junho

Sexta feira dia 21

O dia voltou à normalidade com o regresso da maioria das crianças. Foi esta sexta feira um dia especial com a quantidade de convidados que tivemos na nossa sala. Assim, veio a Cláudia Serra, o Francisco Lourenço, a Mariana ( irmã da Carlota) a Margarida ( amiga da Carlota), a Carolina ( irmã do Gonçalo Rocha) e a Madalena Ramos. Todos mais velhos. Algumas crianças que já tinham andando no Jardim outras por afinidades a outras crianças. Aproveitámos para fazer mais um ensaio em que todos participaram. Eis os registos:


 


 

 A coordenação motora a pares encanta. Não sendo uma dança normal nestas idades, não posso dizer que ficam tristes ou chateados por dançarem.
Terminámos a manhã com alguns jogos. Uns táteis e memória visual, outros com lenga lengas e movimentos coordenados.





Junho

Quinta feira dia 20

O primeiro dia do ano em que muitas crianças não marcaram presença no Jardim. O dia foi ocupado a familiarizarmo-nos com os vários trechos de musica que constam da história " cenas de realeza". As crianças fizeram ainda os vários papéis trocando-os entre si, pois dominam-nos todos. Os conteúdos dos textos são dominados por todos até pelos mais novos.

Algumas crianças  

Junho

Sexta feira dia 14

A Diana fez 4 anos, foi dia de festa na sala. Lanchámos e cantámos os parabéns.
 Constatei hoje que os jogos de Identificação, de memoria, de correspondência de ações ou de quantitativos já não oferecem qualquer dificuldade às crianças. Estaria na altura de substituirmos por outros. Hoje foi a vez de testar as crianças mais novas com vários jogos de mesa e assinalar dificuldades/ facilidades. Todas as crianças que participaram foram muito bem sucedidas. eis os registos:


associação de ações a objetos.

 

Despedimo-nos da Susana desta forma. Todos fizemos o seu retrato vestida de "D. Estefania".
Junho  Quinta Feira dia 13 Estes últimos dias do ano letivo têm sido dedicados também a ouvir cada criança. As inibições já se foram. Cada uma das crianças do grupo sente-se neste momento em "casa ". Cada um de nós tem o amigo como parte da  grande familia " que somos todos. Existe um sentimento no "ar" ambíguo. Por um lado os meninos mais velhos que estão de partida  já sentem saudades dos meninos que  vão deixar, dos espaços, e das atividades que aqui executam. Por outro os mais novos, que vão passar a  ter  estatuto de mais velho  começam a perceber que alguns meninos vão sair do jardim.  Hoje vivemos mais um dia de música. Vimos imagens de danças palacianas do século XVIII, incorporámos alguns movimentos na nossas danças e ouvimos o arranjo de musica clássica para a nossa história. Fizemos ensaios das danças por partes, ensaios do coro, e brincámos nas várias áreas da sala. Junho Quarta feira dia 12 O grupo teve contato com vários autores de música clássica  como  R. Strauss, John Mendelson, Handel, e outros. Quem disse que as crianças não gostam deste tipo de musica?  Associam a musica a uma determinada ação e a partir daí, cada um faz a  leitura conforme a sua sensibilidade. Hoje ficaram todos impressionados com a quantidade e intensidade dos instrumentos que surgem no trecho da opera de Carmina Burana de Carl Orff pertencente ( na dramatização) ao Príncipe D. Luís ( sucessor de D. Carlos que não foi rei por ter sido assassinado) . Adoram  R. Strauss pelas valsas. Foi hoje o primeiro contato com a música da nossa dramatização. Agora é organizarmo-nos para a coreografia. Dizia uma criança hoje quando tentávamos dar uns passinhos que se ajustassem à música: - "... Espera, primeiro toca o saxofone, depois entramos com os outros instrumentos? ".  Os textos já os meninos sabem muito bem. Experimentaram ainda as roupas que os  vão tornar Reis, rainhas e princesas. Vamos "dar um cheirinho " das alegrias e dramas da monarquia nos últimos dias da sua existência em Portugal. Junho Terça feira dia 11 Hoje foi dia de natação, talvez a última aula deste ano letivo. Na próxima semana não haverá por os docentes estarem em avaliações. As crianças estiveram com satisfação, não houve desta vez qualquer constrangimento. A Piscina era nossa. No período da tarde fizemos um ensaio de coro com todos os meninos do jardim para a festa do Agrupamento. Deixo aqui o registo da exposição "um percurso pedagógico através do património local".
Os nossos quadros... Que lindos!
A ficha para despertar a consciência fonológica
Os nossos reis. Agora enquadrados num espaço onde tudo fala deles.

  O projeto foi exposto. Todos os jardins tiveram representações de trabalhos na exposição.
Junho Sexta Feira dia 7 O dia de " brinquedos" é muito querido pelas crianças. Nos últimos dias, as crianças têm tido mais espaço para abraçarem os seus projetos ( os projetos de escolha somente da criança). Uma ou duas atividades dirigidas  (em pequenos grupos) tem sido a constante na vida da sala. Os registos que aqui deixo hoje são esclarecedores.
Que grande vitória hoje!
    

Peixe no forno com limão...
Na casinha das bonecas cada criança tem o seu papel. esta menina diz estar a pôr manteiga no pão.
Outra criança que lava a loiça...

A adriana fez um microfone com plasticina. Andou a entrevistar as crinaças na sala.

Uns minutos depois, o Pedro Moiseenco andava pela sala a entrevistar os amigos... Qualquer semelhança é pura coincidência ...

 
Um mundo organizado. cada "coisa" tem o lugar devido...
Junho Quinta feira dia 6   Depois da conversa do grande grupo as crianças  mobilizaram-se e dividiram-se pelas várias áreas da sala executando várias atividades. A que deixo aqui registada hoje tem a ver com a organização das pedras que apanharam no jardim e que cada dia têm mais colecionadores. Uma criança trouxe uma caixa cheia de "chinas" para a sala e quis "organizá-las" duas crianças juntaram-se para esta tarefa. Passado segundos eram 3. Descobriram depois que numa das caixas estavam pedras que não pertenciam ao conjunto, pelo que fomos buscar uma outra caixa onde foram depositados as pedras de mármore pretas. Passaram depois à contagem. Algumas pedras foram fáceis de contar porque a quantidade " cabia" nos conhecimentos das crianças, outras já foi mais dificil. Eis como resolveram o problema:
os meninos organizaram filas com 5 pedrinhas cada. Perguntou a educadora qual das filas tinha mais pedras... e é visivel nas fotos as repostas dadas pelas crianças... O menino mais velho deu a mesma resposta. No entanto descobriu que tinhamos em cima da mesa 9 filas com cinco peças cada uma. Falando a linguagem matemática ele queria dizer que tinhamos 9 vezes 5. Junho Quarta feira dia 5 A Manhã foi dedicada a construções com areia. Levámos para as caixas de areia os carros, os baldes, as pás grandes, as pás pequenas, copos de vários tamanhos e metemos mãos á obra. Nesta, como em todas as atividades, notou-se interesses diferentes consoante o nível etário. Os mais novos gostaram de fazer grandes buracos que serviram para toca de coelhos, de piscina, de casa ..., os de 4 anos andaram a fazer uma casa para as formigas, e os mais velhos a fazerem castelos com as formas que tinham à mão. Aprenderam a misturar a água com a areia para que esta se tornasse moldável. NO Período da tarde fizemos jogos de calculo. A educadora escondia objetos e dizia "quantos objetos tenho, posso dizer que são 3+2" ou "5+3" ou "8 +2" ao fim de alguns lançamentos, uma das crianças descobriu a propriedade transitiva, dizia ela " professora então 2+3 é = a 3+2". Depois desta formação foi uma chuva de descobertas. Houve também lugar para o ensaio do coro e a história dos Reis.
Apelo à comunidade educativa que nos acompanha para visitar a exposição  "um percurso pedagógico através do património local" que se encontra na sede do agrupamento. Todos os jardins de infância estão presentes assim como outros níveis de ensino. Vá e deixe a sua opinião aqui.
Terça feira dia 4 A Manhã foi preenchida com a conversa da manhã e a ida à piscina. Pude verificar hoje, que alguns meninos mais velhos ficaram apavorados com os novos exercícios na natação. Contudo, também pude observar a alegria das mesmas crianças quando se esforçaram por ultrapassar esse receio. No final da "aula" todas as crianças estavam muito contentes como se tivessem chegado ao topo da montanha e de lá poderem ver que algumas dificuldades nos trazem ensinamentos. O Período da tarde foi ocupado pelo novo projeto de "coro"para apresentarmos no dia 14 de Junho na festa do Agrupamento. As crianças mais novas estiveram ainda na área da modelagem e as mais velhas a fazerem jogos de sensibilização á escrita.   Junho Segunda feira dia 3  A Conversa de tapete foi adiada para mais tarde para que a Educadora pudesse registar a conversa com dois meninos sobre um trabalho. As crianças agruparam-se e autonomamente começaram a "trabalhar". O ambiente da sala era agradável, o volume do som muito bom para o que é normal. Optou a educadora por deixar decorrer estes momentos, foi registando aqui e ali as atividades.
A modelagem está a entusiasmar as crianças. Hoje, para além de construções maravilhosas com plasticina, um grupo misto ( 3,4,5) anos fez as cabeças de fantoches com pasta de papel. No período que se seguiu ao lanche, tivemos a lembrar-nos das histórias onde poderíamos encontrar  elementos que vimos no Palácio. A Catarina lembrou-se do coche ou carruagem da história da Cinderela. O Bernardo acrescentou que esta história também tinha príncipes. O Afonso Domingues acrescentou que no filme que viu também havia cocheiro com uma roupa igual à do Museu e até tinha uma varinha para " puxar"os cavalos. Com tantas comparações com esta história, contei-lhe a história da Cinderela. lembraram-se  que   o baile do príncipe podia ter sido numa sala dourada. Fizemos ainda um pequeno ensaio com os meninos mais velhos  da dramatização dos Reis. Aprendemos duas cantigas pequeninas para apresentar posteriormente. Maio Sexta feira dia 31 O dia foi de livres escolhas. Os adultos tentaram não interferir, só dinamizar aqui e ali. Tivemos visitas na nossa sala, o  presidente das juntas de Freguesia de Vila Viçosa ofereceram às crianças  um fato de treino. Eis os registos:
Todos de tchirt amarela...



Estes foram alguns trabalhos que as crianças fizeram de livre escolha. Maio Quinta feira dia 30  Hoje o dia foi cheio de acontecimentos novos. Começo por deixar os registos das atividades do dia de ontem.
Seis fotos escolhidas pela criança que efetuou o trabalho.
Uma outra escolha na organização da quantidade.

A terceira opção de trabalho.
ficha para consciência fonológica

Vimos a história  da "bela e o monstro" Um musical que agradou a todos.
"Que olhinhos sonhadores...!"
os atores a despedirem-se das crianças
Na feira do livro também foi animado. As crianças insistiam em vir com um livro debaixo do braço.
No período da tarde, festejámos os anos do Afonso Serrano. Fez 6 anos.
Que dia!!!!!!!!! Maio Quarta feira dia 29    Começámos o dia a de forma calma, em que cada criança se agrupou com quem quis e escolheu uma ocupação. Quando todos já estávamos na sala, reunimo-nos à mesa. Analizámos hoje a boa ação do Francisco por ter trazido folhinhas de amoreira para os bichos da seda. Vimos que os bichos estão gordos e já fizeram um casulo. Os meninos mais velhos tiveram a preencher o quadro dos reis que orienta a nossa história. Assim, ficou com a seguinte configuração:  D. Maria II ( casa com) D. Fernando  { D. Pedro V e D. Luis + 10 filhos} D. Pedro V ( casa com ) D. Estefania  {não tem filhos e morre cedo} D. Luis ( casa com ) D. Maria Pia  { D. Carlos e D. Afonso} D. Carlos ( casa com)D. Amélia  { D. Luis II, e D. Manuel II ) { D. Luis morre} D. Manuel II é o ultimo rei de Portugal.  Os meninos da sala conseguem ler o quadro. Dizia a Catarina: - Ah agora já percebi quem é o avô e a avó!!!... Os meninos mais novos estiveram hoje a fazer contagens até 6. Foi-lhes depois pedido que cortassem 6 retratos de pessoas nas revistas. Nesta atividade houve várias situações dignas de registo. Uns recortaram retratos enormes, e perfizeram 6, outros, escolheram fotografias com dois elementos e juntaram 6 imagens . UM menino de três anos  muito empenhado na sua tarefa diz à educadora:  "Acabei! preciso de cola".  A educadora ficou incrédula e disse: - Já? Mas tens que cortar 6 fotografias de pessoas..." A criança mostrou o seu trabalho à educadora e... estava perfeito!!!!!! O Gonçalo encontrou uma imagem pequena na revista com seis crianças. Recortou-a e colou-a. Vá lá os adultos  prever que uma criança resolvesse o assunto de forma tão inteligente... Eis alguns registos.
 Amanhã deixarei aqui registos de alguns trabalhos já terminados               
--> Maio Terça Feira dia 28 A natação correu muito bem, alguns pais assistiram à aula. No balneário  as ajudas foram muitas. As crianças ficam contentes por  serem quase autónomas a vestir e a despir.  No período da tarde, vivemos momentos divertidos, explorámos passos de dança possíveis na nossa dramatização. Todos participaram. Eis os registos fotográficos do dia de ontem e de hoje:
A Carolina fez 4 anos. Esteve doentinha...



Uma responsabilidade nova na sala - Tratar dos bichinhos da seda.


 Á descoberta dos passos certos...
1.2.3.4....
Maio
Segunda Feira dia 27
A Carolina fez 4 anos. O primeiro momento da nossa reunião  foi cantarmos os parabéns à nossa amiguinha.
Ouvimos depois as novidades do fim de semana, que hoje especialmente, eram muitas...
A feira medieval dominava. A maioria foi à feira. Viram danças, trapezistas, brincadeiras com fogo, barraquinhas, espadas, escudos e muitas coisas mais de outros tempos.  Combinámos também e de forma definitiva quem desempenharia os papeis na dramatização dos reis de Portugal na Dinastia de Bragança. 
Assim,  A Érica vai ser a D. Maria II, o Diogo o D. Fernado, o Afonso Serrano o rei D. Luis, a Catarina D. Maria Pia, O Afonso   Domingues vai se o D. Pedro V, a Susana a D. Estefania, o Bernardo o Rei D. Carlos e a Raquel a rainha D. Amélia, o David o  D. Manuel II e o Gonçalo Hortinha o  D. Luis. A partir de hoje não haverá mais mudanças de personagens. O reajustamento estava feito e o ensaio ficou para mais tarde.
Ouviram os meninos a história da Joaninha resmungona. Foi do agrado de todos. Os mais novos ouviram pela primeira vez e os mais velhos relembraram. Esta história é rica em todas as áreas. Mostra-nos o egocentrismo da Joaninha resmungona opondo à  cooperação de outra Joaninha, a forma como se foge à realidade alegando motivos absurdos ( por parte da Joaninha resmungona). Mostra-nos  ordenação por tamanhos de 12 animais ( áre da matemática), incita a criança a pensar no tempo e a decifrá-lo no relógio.
Cada faixa etária absorveu coisas diferentes.
Fizemos depois a festa da Carolina. ( existem registos mas só amanhã os poderemos ver).
O espaço exterior é o local onde cada vez mais crianças fazem recolha de pedras pequenas para vir depois organizá-las nas caixas na sala. 
Ainda houve tempo para trabalhos de pequenos grupos em  ordenações, nos computadores, simetrias, em papeis sociais desempenhados na casinha das bonecas, na garagem,e nas construções. 
Maio
Sexta feira dia 24
O "dia dos brinquedos"  foi hoje um pouco diferente. Fizemos a segunda visita ao Paço do Ducal. Desta vez para vermos a armaria e o Museu dos Coches. Gostaria de ter partilhado os momentos que vivi com as crianças nesta visita. Crianças interessadas, com perguntas lógicas foi a constante da visita. As palavras que aqui deixo não transmitem a profundidade com que as escrevo.
Na armaria viram as armaduras, ( não temos imagens...), as lanças, as bestas, os mini- canhões, as pistolas, os revolveres e as espingardas. Tudo mereceu atenção. As espingardas do D. Carlos e do filho D. Luís foram muito apreciadas.
Quando passávamos num dos expositores, a Érica disse que o capacete que estava ali era o mesmo que o D. Carlos tinha na fotografia grande, no interior do Palácio ( e era mesmo).
No Museu dos coches todos queriam saber mais e mais. Ficaram admirados quando o guia lhes disse que as duas carruagens que faziam o percurso entre Lisboa e o Porto tinham casa de banho lá dentro. Explicou-lhe depois como era a casa de banho. (um buraco no assento. As fezes e urina caia no chão). Viram carruagens para longo curso, para passeios pequenos, e até "táxis carruagem". Ficaram agradados com as carruagens " autocarros" que serviam para o D. Carlos levar os amigos para as caçadas. Mais uma vez foram encontrar as lareiras na zona das carruagens. Souberam pelo guia que ali também faziam lume para os cavalos ficarem quentinhos.
Aqui ficam alguns registos.
No Período da tarde, algumas crianças acabaram trabalhos, outros brincaram livremente. A Rainha D. AMélia ganhou um vestido com decoração nova. Os colares para decoração estão a ser executados. Nada lhe faltará...
Maio Quinta feira dia 23 Hoje foi um dia muito rico em descrições de acontecimentos, análises criticas, observações e conclusões. Comecemos pela reflexão do nosso passeio...  Todos gostaram! Temos a gravação  áudio feita, mas a educadora não sabe como colocar  som  sem imagem, neste espaço.  As crianças falam do que viram e criticam atitudes, como por exemplo a da Cabra em que repete :  " A minha mãe diz que as coisas mais bonitas são para mim"...  As crianças acharam que uma mãe não diz isso. Não se pode tirar uma coisa que não é nossa...  Passámos depois para a experiência do dia. Perguntei ao grupo se os líquidos se podiam pesar... Sim, não , sim... O Bernardo disse que sim, com uma balança podíamos. Foi buscar a balança e vejamos como se passou à ação:
Encheu de um lado,
Depois de pesarmos a água na balança, perguntei às crianças o que aconteceria se juntássemos a água com o azeite? Algumas crianças lançaram hipóteses porque já tinham assistido a esta experiência no ano anterior. Umas acertaram outras não. Fizemos a experiência e pedi para observarem o que aconteceu.
Todos viram a mesma coisa, a água estava em baixo e o azeite em cima. O Afonso Domingues não estava contente e disse que a água estava em baixo porque tínhamos deitado a água em primeiro lugar no frasco e depois o azeite. Em sua opinião se deitássemos primeiro o azeite este ficaria em baixo.
Voltámos então a repetir a experiência agora deitando o azeite primeiro e depois a água. Mexemos o frasco como da primeira vez e... o azeite voltou a ficar em cima e água em baixo. O que aconteceu?
Diz o Afonso Serrano e a Catarina:
- A água é mais pesada!!!!!!!!!! As coisas pesadas vão ao fundo.
Eis os registos da experiência:
1= água, 2= azeite ; 1 azeite, 2 água
1- agua, 2 azeite ( primeira leitura); 1 -azeite, 2 água ( segunda leitura)
  
Cada criança registou segundo a sua capacidade de representar mas está tudo aqui... A Aidinha que tem aqui um registo inteligente estava indecisa e diz à educadora: Acho que não está bem mas não faz mal porque não vou para a escola primária...
Maio Quarta feira dia 22 O passeio de final de ano realizou-se hoje. Fomos a Évora ver várias peças de teatro de Marionetas, andar de cavalo e brincar muito num lindo Jardim. Vimos três peças de teatro, a primeira foi uma cadencia de rimas entre o rato e o galo. A formiga e a neve e o coelhinho branco já conhecíamos. Foi encantador. aqui ficam alguns registo:
Anfiteatro da DRE. 


o grupo com o Coelhinho branco

Andar de cavalo foi uma surpresa que nos fizeram...






 Alguns meninos não quiseram participar nesta experiência.
Era quase uma hora quando partimos para o Jardim.
O espaço era muito agradável. fresco com grandes sombras e com muitos divertimentos diferentes. Combinámos o espaço que poderíamos explorar livremente e para onde não nos era permitido ir sem o adulto.
Brincámos um pouco antes do almoço. As pizzas chegaram e eis-nos a almoçar. Alguns meninos não quiseram piza, outros disseram que não queriam e depois gostaram. Depois do almoço, voltámos a brincar.
Alguns meninos de outras escolas brincaram connosco.
Estas foram algumas das atividades que fizemos ao longo do dia.
Maio
Terça feira dia 21
O dia hoje começou com muita calma. Feito o balanço do dia anterior, conclui que estava a dar pouco espaço para as crianças agirem nos vários espaços da sala. Não iniciamos o dia com a habitual reunião da manhã. Espontaneamente as crianças  agruparam-se  em atividades variadas. Alguns optaram por avançar nos projetos já iniciados. Eis os registos:
O Aquário Vasco da Gama...
 
O Busto com mais um complemento...

Duas crianças a partilharem o mesmo projeto. Discutem como fazer uma medalha no casaco do D. Carlos.
Mais alguns acréscimos nos  bustos... 
 
Pois... sabem o que o Francisco hoje fez?  Mandem mensagens com hipóteses.
Após o lanche, fizemos a reunião da manhã. Hoje as novidades foram adiadas, e começámos por falar das atividades feitas assim que chegámos à sala.  Uma criança lembrou que tínhamos que fazer o teatro...
Cada vez que representam a história aprendemos mais um pouco de uma personagem. Hoje foi a vez do rei D. Luís, casado com D. Maria Pia e pai de D. Carlos. O Afonso Serrano estava muito orgulhoso de representar o D. Luís pelas coisas que tinha feito. Gostava de pintar, de desenhar, inaugurou o jardim Zoológico, mandou construir o telegrafo, acabou com os escravos. Escravos? o que é isso? 
Pergunte ao seu filho/filha.
Maio
Segunda feira dia 20
A representação sobre histórias que conheceram no Paço Ducal começa a ter forma. As personagens são reais ( existiram na história de Portugal).
Contagens, exercícios de consciência fonológica, representações de quantidades, descobrir pausas na escrita foram atividades de hoje. Em grupo fizemos ainda muita reflexão sobre atitudes e comportamentos do grupo em várias situações.
Maio
Sexta feira dia 17
No dia de brinquedos a frase mais "badalada" é  : - fala baixinho e com calma-...  
O dia correu com muitas peripécias, a maioria positivas.
A conclusão da experiência com a gelatina estava prestes a ser feita. Trouxemos as tigelas e colheres e toca a provar. Começamos pela gelatina de mistura. Que cor tinha agora que estava sólida? Hum... Cor de laranja!!! E qual o sabor predominante? Ananás!!!!!!!!!!! A gelatina de mistura ficou com cor predominante  de morango e com sabor predominante de ananás! 
 Outra atividade de registo em que todos participaram foi  " aprender a fazer o nó/laço. 
Os meninos mais novos consegue na sua maioria fazer o nó. Os mais velhos ainda nem todos consegue fazer o laço. 

 Os registos de hoje realçam ainda o avanço dos nossos bustos.
D. Amélia já tem teara e boca
D. Carlos já tem mãos, e casaco quase pronto...
Maio Quinta feira dia 16 Mais uma atividade experimental esta quinta feira. Esta experiência já foi feita algumas vezes e cada uma delas para um objetivo especifico. Com ela vimos a transformação do estado físico da matéria liquido- sólido, vimos como um pó pode dar determinada cor à água, vimos o que é dissolver... Hoje, fomos ver o que acontece se misturarmos gelatinas de vários sabores e cor. Fizeram-se 5 grupos, cada grupo tinha a tarefa de fazer uma gelatina. Retirou-se um pouco de pó de cada sabor e misturaram-se num recipiente à parte. Eis os registos: 
Os grupos eram formados por todos os níveis etário
e todos tinham que dar uma ajudinha na dissolução do pó.


 Fizemos depois o ponto de situação no fim da atividade e perguntei-lhes de que cor tinha ficado a gelatina de mistura? Foi opinião que a cor era vermelha clara. perguntei-lhes porquê ao que deram várias opiniões mais de descrição do que de conclusão. Uma criança disse ao fim de alguns minutos que tínhamos juntado mais pó de gelatina de morango do que de ananás por isso o tom vermelho. Depois desta intervenção acharam que o sabor mais acentuado seria o de morango. Ficou a hipótese pois só amanhã iremos provar as gelatinas. O dia prosseguiu com outras atividades entre elas: - O registo da experiência por parte da maioria das crianças ( escrita pictográfica); - A classificação de novas pedras apanhadas pela Leonor; - Iniciação à escrita ( escrita alfabética); - Os bustos do D. Carlos e da D. Amélia. Eis os registos:
E que tal este rei D. Carlos?

A "D. Amélia tem dado muito trabalho".
 
 
"A gelatina é de morango"
Maio Quarta feira dia 15 A manhã esteve ligeiramente chuvosa pelo que ficámos no jardim. Depois das novidades da manhã demos hoje uma voltinha pelo conceito de "par". Muitos meninos sabiam já que um par são duas coisas.  O David descobriu que são duas coisas que têm que ter algo em comum. Exemplificámos com alguns objetos como as mangas de uma camisola, as pernas das calças, dois meninos... Pediu a educadora a todos as crianças para procurarem um par de objetos ou do que quisessem na sala.  A maioria dos objetos recolhidos foi  aceite como par. Um dos meninos trouxe um animal de cada espécie. O Bernardo alegou que não podia ser um par porque era um lobo e uma cabra. Esclareceu-se depois que convém definir o universo do que se quer a par. Por exemplo se dissermos um par de animais a recolha do amiguinho estava certa. Se dissermos um par de cães ou cabras, então já não se podia aceitar.  Para a maioria o conceito de par parecia estar compreendido. O problema surgiu quando se quantificou, ou seja se pediu dois pares, ou três pares....Esta atividade voltará a repetir-se com mais variedade de exemplos. No período da tarde, tivemos um presente do Gonçalo Marchana: Uma caixa com bichinhos da seda. De manhã já tínhamos visto os do Pedro Branquinho. Estavam gordinhos! Combinámos depois, quem trazia uma caixa grande para que os bichinhos pudessem estar à vontade e quem trazia folhas de amoreira para os alimentar. Algumas crianças ofereceram-se. Esperemos que cumpram com a sua responsabilidade. Houve  depois várias atividades.  - Padrões para os mais novos com dois elementos que se repetiam;  - Registo de 3 pares diferentes - Preenchimento de tabelas que implicavam a adição;  - Atividades na casinha das bonecas;  - Atividades em 2 computadores com jogos de matemática  - Avanço dos  bustos reais. Os cabelos da D. Amélia teve  que ser substituído porque estava a complicar o trabalho da Raquel e da Catarina. Hoje o tom de voz das crianças esteve alto. No final da tarde discutiu-se a urgência em aprendermos a baixar a voz e a falar pausadamente. Maio  Terça feira dia 14 A manhã de hoje foi preenchida com a ida à natação.  Tivemos uma prenda da Kidsmart para o jardim. Os meninos viram a educadora  instalar a impressora no computador e o Bernardo disse: - " Olha já temos uma imprimidora!". Na piscina os meninos adquiriram grande autonomia em todas as áreas. Despem-se e vestem-se só com uma ligeira ajuda. Na água os mais novos estão à vontade, tentam fazer os exercícios que a Verónica manda, a boa disposição reina. Os mais velhos já tiraram as braçadeiras mantêm os coletes. Somente dois meninos na sala não se aventuraram à água ao longo do ano. No Período da tarde acabaram tarefas, dividiram-se pelos computadores e experimentaram os fantoches. Eis alguns registos:
Um grupinho foi buscar os fantoches para fazer uma história. Arruma-os todos alinhados enquanto discutem quem é o quê.

Depois... não gostaram de ver os fantoches à frente e arrumaram-nos mais para trás.
Nos computadores a Carlota o João e a Carolina partilham os jogos com muita vivacidade
a Érica e o Bernardo avançam no  busto do " D. Carlos"...
A Raquel trabalha no busto da D. Amélia com ajuda do adulto,o menino que com ela executa a obra esteve noutra tarefa.

Um dos "bustos" já tem cabelo olhos e nariz... que entusiasmo!

Maio
Segunda feira dia 13
O conto tem lugar em qualquer momento mas o de segunda feira é especialmente preparado. Antes deste momento, houve a partilha de novidades/ noticias. Se há crianças que partilham tudo com o grupo, outras, dão ideia de não existir nada nas suas vidas que mereça partilha, o que sabemos, não ser verdade. Tem sido este um fator de reflexão por parte da educadora.
A História de hoje esteve  relacionada com a história de Portugal e com o projeto do agrupamento com o paço Ducal. Ouvimos e vimos  partes da vida de uma menina de Paris que veio ser rainha em Portugal. Vimos o que gostava de fazer, com quem casou. Ao longo da história ouvimos que a menina era alta, sendo o marido mais baixo, o que gostava de fazer, onde viveu em Portugal, quantos filhos teve etc... Fizemos depois um teatro em que os meninos mais velhos assumiram o papel de um elemento da monarquia. Tivemos o D. Luis e D. Maria Pia, o D. Carlos e D. Afonso, a D. Amélia o D. Luis e o D. Manuel II. O grupo todo hoje foi confrontado com uma proposta comum. Juntar os elementos que constavam da  história, dar azo à imaginação e fazer um desenho sobre o casamento. Cada criança colocaria na sua obra o que apreendeu e  acrescentaria o que quisesse. A atividade foi leve para a maioria da crianças. Alguns, que se distraíram na história sentiram-se perdidos e desmotivados. Um pequeno grupo dos meninos mais velhos continuou a sua obra de construção dos bustos dos penúltimo reis de Portugal. Os cabelos estão na etapa final...
Maio 
Sexta feira dia 10
O dia de " brinquedos " correu bem, as crianças mais novas usufruiram do computador por mais tempo, com os mais velhos a ajudarem em várias situações. Ao longo do dia foi possível observar a facilidade com que as crianças mais novas fazem a maioria dos puzles, como entendem as regras dos jogos sociais que temos na sala. Nesta altura do ano, todas as crianças partilham e são pares uns dos outros. Eis os registos de uma dança... Os meninos que veem sentados não quiseram participar.
O Inicio em que o ritmo ainda não estava acertado com o par
está melhor...
Muita técnica...!!!!!!!!!!!!
muita doçura
muita alegria...
Maio
Quinta feira dia 9
Hoje os meninos quiseram repetir uma experiência feita há semanas atrás. 
Voltámos ás bolas de sabão gigantes. Fomos  experimentar se o açucar tem ou não influencia no tamanho das bolas que conseguimos fazer. Não juntámos açucar à receita.
Uma lagarta.
a descoberta de que o nosso corpo tambem tem superficies lisas que mantêm os balões sem rebentar.
Um Igloo feito a dois...
Concluímos que o açúcar não fez falta na nossa receita. As bolas continuaram grandes. Na próxima vez vamos soprar com uma "palhinha "mais curta para ver o que acontece...

Mas o dia ainda estava a meio. Após o almoço, voltámos a fazer uma experiência. Desta vez vivenciar a eleição de um presidente. Com o desenvolvimento do projeto D. carlos rei de Portugal, o grupo estava absorvido pelo "estatuto e "poder " do rei ",pelo que senti que no momento lhes devia contar que o rei recebe o poder por ser filho de rei, e que há outras formas mais " justas   de se chegar ao poder... Assim, surgiram 4 candidatos a presidente:

 Cada um dos meninos recebeu um papel onde iria votar. COlocou nele o numero do amigo que queria para presidente e pos na caixa fechada.
 No final contámos os votos. 
Podemos agora continuar a brincar e conhecer a história de Portugal.
 Maio
Quarta feira dia 8
Hoje o nosso dia iniciou com muitas surpresas boas. A Joana trouxe a mana para todos os amigos conhecerem. Chamam-se Inês.
Os amigos acompanharam o crescimento da Inês ainda na barriguinha da mãe.
O Afonso trouxe uma flor que pesava mais do que todas as outras que conhecemos, era da familia dos catos. Partimos uma folhinha e verificámos que estava cheia de "água". No deserto existem algumas flores que são assim. Elas guardam a água para alturas de seca. 
O Gonçalo trouxe um ramos de rosas. Todos cheiramos. Que cheirinho bom!!!!
 Comparámos as rosas e a flor do cato. Todas eram lindas e diferentes.
A vida entra todos os dias pela nossa sala... quantas coisas não são possiveis programar e são tão ricas e tão significativas para as crianças...
O que se seguiu foi programado... Fomos tirar texturas na zona do paço Ducal. A calçada as paredes, a estátua do D. João IV, as grades que protegem as luzes, o escudo... Vimos que quase tudo era de mármore. No regresso, tivemos alguns contratempos divertidos. Um de nós precisou de ir à casa de banho, estava muito aflitinho. Valeu-lhe uma senhora muito amável que o deixou utilizar a casa de banho. A Ela um grande obrigado!
Mais á frente, chegou a vontade de fazer  " XIXI " valeu-nos a mãe do Rodrigo Inácio que amavelmente os deixou utilizar a casa de banho das instalações da " Caritas". A todos o nosso obrigado! Na praça as pernas pesavam então amávelmente o café  ' Restauração" deixou-nos sentar nas suas cadeiras e ofereceu-nos rebuçados. Obrigado à D. Joana Serrano.
Chegados ao jardim de infancia, eram horas de almoço.
No Período da tarde, estivemos a marcar as texturas, localizando o sitio dos registos ( atribuimos um código), e alguns meninos estiveram a catalogar as pedras que tinham acumulado nas vésperas e no caminho do nosso passeio.
Muitas pedras de tamanhos, cores e composição diferentes
Um adulto foi dando uma opinião aqui e acolá. No final o resultado foi este. Tudo classificado!
Maio
Terça feira dia 7 
As noticias de hoje não foram muitas porque, foi pedido ao grupo que dessem somente as novidades de ontem para hoje. Algumas crianças, sobretudo as mais novas  começaram as falar de assuntos longiguos, ao que os mais velhos responderam "mas isso é já do Mês que passou", ou então "Isso foi no Domingo não foi ontem..." 
Passámos depois para um jogo que consistia em organizar uma frase oralmente como por exemplo:
- Lindo está  hoje dia o
- O Dia hoje está bonito.
Os meninos mais velhos fizeram ainda um jogo em que numa frase de 3 palavras foi atribuído um código a cada palavra. O código foi combinado com todos. Depois, cada criança organiza a frase  desenhando a simbologia. Lê depois a frase  "escrita" por si aos amigos. Os amigos dizem se o que ouviram é uma frase ou não frase.
Os meninos mais novos fizeram com os adultos os registos de lembranças do que viram no paço ducal. Contaram a história uns aos outros com a ajuda do livro (D. Carlos) e brincaram nas várias áreas. Estão muito autónomos.
Os meninos mais velhos acabaram as pinturas que em sua opinião refletem espaços no Paço ducal. Serviu esta atividade para reter imagens vistas, para discutir em grupo e para incitar a curiosidade. Eis os registos feitos:
Qual é a divisão do Palácio em que podemos ver roupa exposta?
Qual a zona do palácio representada nesta pintura?
Qual a zona do palacio onde o rei D. carlos podia guardar livros e sentar-se a trabalhar?
Este quarto tem o azul como cor dominante. Qual a divisão? De quem é?
E esta? se sabe deixe aqui a sua opinião...
Tem candelabro, lareira, tapeçaria e cor doirada... quem adivinha?
Maio
Segunda feira dia 6
Hoje as noticias foram muitas. Partilhámos o que mais importante aconteceu no fim de semana.  Os comentários sobre o dia da mãe, a caminhada em Vila Viçosa e o dormir sozinho ou acompanhado foram assuntos em que as crianças se debruçaram. Seguiu-se uma história sobre a vida de D. Carlos, rei de Portugal. Após o lanche da manhã, os meninos mais velhos deram continuidade ao projeto sobre "O paço Ducal" visionando-se já nas pinturas as várias divisões visitadas no "Paço". O trabalho em equipa tem sido notório. As visualizações das fotografias pelas crianças para tirar dúvidas ajudou a que a nossa visita não caísse no vazio e sim numa acão memorável. Os meninos mais novos, fizeram colecções de pedras (dando continuidade às colecções do Gonçalo Marchana) Estiveram a observá-las com a lupa e a dividi-las por famílias. No final, guardou-se um exemplar das pedrinhas apanhadas na colecção da sala. De realçar neste dia a autonomia dos mais velhos a verificar imagens, percorrendo um leque de 90 imagens. Os mais novos utilizaram o computador vendo-se já destreza no manuseio do rato.
Maio 
Sexta feira dia 3 
No dia de brinquedos as crianças escolheram os seus próprios projetos. Brincaram nas várias áreas. Os computadores estiveram ocupados com várias crianças  ( 3 computadores). 
Os  mais velhos descobrem todos os dias jogos novos no KItsmart. 
Hoje foi a vez dos sons.
No final da manhã a maioria das crianças descobriu que fazer um é muito fácil.
Levaram hoje  as prendas para dar às mães no dia das mães.
Maio
Quinta feira dia 2 
Iniciámos hoje o esboço de um "teatrinho" cujo tema está relacionado com o Paço Ducal. As crianças lembraram o que ouviram e viram no Paço e, juntos criámos uma sequência de ideias que poderão resultar  em atividades aglutinadoras. Hoje iniciámos uma, em que grupos de crianças se organizaram e tentaram colocar no papel memórias retidas pelas sensações e visualizações de objetos vistos no passeio. Mais tarde ficarão aqui registadas. 
Abril
Terça feira dia 30 
Acabámos as tarefas destinadas ao dia da mãe. Foi ainda dia de piscina. Que maravilha!!!!!!! água quentinha, ambiente morno. Muitos meninos e meninas foram autónomos a despir-se. Algumas mães foram impecáveis na ajuda que deram a vestir os meninos mais novos após a "aula". Todos manifestaram prazer dentro da piscina, não se ouviu  um choro.
Abril
Segunda Feira dia 29
Após o fim de semana muitas são as noticias que surgem no grupo. Depois de  todos contarem as noticias, lembrámos a  visita ao Paço Ducal. As memórias estavam bem fresquinhas e combinámos ver as fotos pois alguns pormenores  foram discutidos com diferentes pontos de vista no período da tarde.
Lanchámos, todos fizemos uma pausa e os meninos mais velhos voltaram ao jogo dos códigos. Agora para que cada um escrevesse a  mensagem em código para as mães ( será que as mães vão descobrir?).
No período da tarde, revisitámos um dia na vida do Rei D. Carlos e D. Amélia.
O Afonso Domingues revelou-se um grande historiador. 
Vamos fazer um teatro?
Deixo  hoje os registos dos cartazes feitos pelo grupo no dia mundial da Terra.


Abril
Sexta Feira dia 26  
A maioria das crianças trouxe brinquedos de casa. Alguns, foram colocados de lado no momento a seguir à entrada na sala, outros, foram disputados entre várias crianças. Neste dia, os aficionados das construções ocuparam metade da sala pequena com o mundo deles. Espaços variados, separados por muros ( peças de madeira compridas) surgem em dimensões de maior dimensão.
No espaço da casinha várias idades brincam em conjunto. Os mais velhos partilharam ideias e brinquedos com os mais novos.
Um grupo de crianças mais velhas tentou escrever frases para o cartão das mães. A experiência permitiu à educadora fazer leituras variadas: 
-Umas crianças começaram a sua frase de baixo para cima;
-Outras escreveram de cima para baixo mas com as palavras sem sequência;
-Outras ainda esqueceram-se dos espaços... 
As frases eram individualizadas porque cada criança exprimiu um desejo de acordo com os seus sentimentos e personalidade. A forma ( da frase) era diferente de texto para texto. 
No Período da tarde, brincámos ao jogo dos códigos. Cada criança arranjou um código ( imagem) para uma palavra relacionada com a mãe. 
E assim apareceu um conjunto de imagens independentes do seu significado.
E assim apareceu uma forma de leitura em que era percetível a todas as crianças.
 E assim nasceu um código secreto...
Abril
Quarta feira dia 24
Terminámos hoje a experiência iniciada na Quinta Feira passada. Cada Menino recebeu um copo com o líquido que tínhamos preparado ( água, glicerina, açucar e detergente) e uma palhinha. Vejam os resultados...
Algumas crianças, das mais novas, sentiram no início alguma frustração por não conseguirem fazer balões. O ar era expelido muito rápido o que levava a que o líquido saisse. Progressivamente foram aprendendo a controlar a saída do ar e passaram a fazer balões grandes, o que lhes causou prazer na atividade. O efeito da glicerina e o açúcar no líquido permite que os balões sejam maiores e permaneçam mais tempo cheios.
No período da tarde, os mais novos escolheram os seus projetos e os mais velhos descobriram os códigos pictográficos ( atribuir a determinada palavra um determinado grafismo como por exemplo à palavra mãe o desenho de uma casa). Escolheram algumas palavras que necessitavam para fazer uma carta e a partir delas, cada um deu a ordem que queria em função do que queria comunicar.
 Abril
Terça Feira dia 23  Após as noticias da manhã, lanchámos e fomos para a piscina. Esta atividade foi do agrado de todas as crianças. Os meninos mais velhos e muitos dos meninos mais novos hoje vestiram-se  sem ajuda... No Período da tarde demos continuidade à atividade iniciada ontem ( organizar as flores por carateristicas semelhantes).
Abril
Segunda feira dia 22 
Dia Mundial da Terra.
Hoje o dia foi preenchido com temas muito sérios. Começamos a manhã por ouvir uma história " O último pingo de água". O conteúdo gerou diálogo cada um fez um acréscimo a uma situação de poupança de água.
Fizemos depois cartazes para pedir a quem os lesse que é importante poupar água. Dispense uns minutos e leia-os no hall do nosso Jardim... Alguns meninos estiveram ainda a organizar uns " tesouros"  que tinham trazido do Jardim exterior - Pedras e plantas exóticas. O Francisco batizou uma das plantas.
No Período da tarde fizemos planos e definimos o que fazer para um dia importante que se aproxima. Em conjunto decidimos o que oferecer a alguem que todos amamos. Mais não comento.
Fomos ao campo mais próximo ver e apanhar flores. A Primavera é linda ...
Abril
Sexta Feira dia 19
Hoje ouvimos uma história sobre o Rei D. Carlos e a Rainha D. Amélia. Foi contada no paço Ducal. O percurso foi longo para os meninos mais novos.
Este foi o inicio de um projeto  de que vamos falar aqui durante algum tempo. Eis os registos da nossa visita ...
Abril
Quinta feira dia 18
Depois da conversa habitual da manhã, fizemos a experiência da semana e preparámos outra.
A experiência de preparação visa fazer balões de sabão gigantes. Colocámos então num recipiente os seguintes ingredientes:
- Água
-2 colheres de glicerina
- 5 colheres de açucar
- 250ml de detergente.
Agora esperamos 3 dias para ver o resultado...
Seguimos depois para a experiência do dia. Desta vez consistia em observarmos e experimentarmos a junção da farinha Maizena com água.  Podemos constatar que esta mistura quando fica sujeita a pressão porta-se como um sólido, quando se deixa de fazer pressão porta-se como um líquido... 
O Adulto juntou a farinha com a água
Todos exploraram
Abril
Quarta feira dia 17 
Finalmente um dia cheio de sol para irmos passear.
O percurso foi conhecido dos meninos. Combinámos hoje, que a tarefa  em mãos, seria o registo  dos cheiros, as cores das árvores, o que as pessoas usavam vestido, a expressão de quem por nós passava... 
Fomos pela  Avenida 25 de Abril e o Francisco Carraquico disse:  
 -Este cheiro é bom! A natureza é muito lavadinha!!!"
Eis os registos do nosso passeio:
À espera do brunhol...
Quase todos comeram e deliciaram-se. ( Não é muito saudável mas faz parte da cultura da Vila às Quartas feiras)
 Seguimos para o Jardim da Mata.
escondidinhos entre os arbustos...

Um encontro animado...




As descobertas do Francisco...

A Exploração dos materiais..
Abril
Segunda Feira dia 15 No Primeiro momento da manhã, cada menino contou as suas novidades. Depois, como era dia de Histórias novas, o grupo ouviu uma história de Reis e rainhas. O rei chamava-se D. Carlos e a rainha D. Amélia. Tivemos piscina neste dia. Correu bem, só os meninos que passaram o ano a assistir às aulas de natação e que agora estão a fazer as suas primeiras experiências é que ainda choram. No período da tarde fizeram-se atividades de pequenos grupos. Algumas de livre escolha outras, por iniciativa do adulto. Simetrias e descobertas de simbologias gráficas que se usam para escrever foram algumas delas.
Abril
Sexta feira dia 12 
Esta sexta feira foi dedicada a arrrumar os trabalhos, a fazer a respetiva auto-avaliação, a partilhar brinquedos que os meninos trouxeram de casa e a familiarizar os meninos mais novos com os jogos da Kidsmart. os meninos escolheram atividades variadas por norma em pequenos grupos. A pintura fez-se em tamanhos de papel grande e foi das poucas atividades a sós.
Abril
Quinta feira dia 11
Hoje fomos à escola Secundária ver Daniel Completo. Musicou algumas histórias de Luisa Duclas Soares. E foi co-autor de alguns livros com aquela escritora.
Ouvimo-lo cantar a ajudámos a animar a secção. Eis os registo:

Abril Quarta Feira dia 10 O encontro da manhã começou com um assunto delicado... Uma menina cortou o lábio. Após ter descrito o sucedido, gerou-se  a discussão: "Mexer ou não mexer nos objetos perigosos".
Todos tiveram uma experiência para contar. 
Fizemos de seguida um jogo. O entrevistador  dizia uma frase e o entrevistado tinha que dizer a mesma frase com o adjetivo de sentido contrário.
 No Período que se seguiu ao lanche foi a vez de os meninos mais novos escolherem atividades e os mais velhos brincarem e registarem atos ( vivenciados) matemáticos. E sabem que já conseguem? .... 
Abril
Terça Feira dia 9
O Primeiro momento da manhã foi destinado às novidades, lembrámos depois a nossa história do dia anterior. Fizemos comentários aos registos feitos sobre a primeira percepção do que terá sido um rei. Os autores explicaram o que tinham feito e os amigos deram a sua opinião. 
O Momento seguinte a seguir ao lanche fomos à piscina. Correu muito bem, todos mostraram agrado na atividade.
No Período da tarde, Os meninos mais velhos escolheram os seus próprios projetos e os mais novos fizeram jogos com a educadora.
com os olhos fechados cada menino tinha que adivinhar o objeto que era retirado da mesma. Tinhamos 5 objetos inicialmente.
Abril
Segunda feira dia 8 
Vamos falar de reis. Aqui começa um projeto que visa conhecer um pouco da história de Portugal e de Vila Viçosa.
"O que achas que fazia o rei? " 
A maioria das crianças achou que os reis comiam muito e tinham muitos criados;
Outros acharam que eram guerreiros;
Outros ainda acharam que não faziam nada, nada!
 Ouviram um pouco da História do D. Afonso Henriques. A mãe, a Mulher os filhos e o seu professor foram personagens que entraram na história. Os mouros e os espanhóis foram os inimigos. Pergunte ao seu filho o que se lembra da história que ouviu...
No Período da tarde, os mais novos brincaram e fizeram desenhos e os mais velhos estiveram a escrever uma frase. 
Abril Sexta feira dia 5
Hoje a maioria das crianças trouxe brinquedos de casa. Partilharam, brincaram ou, puseram-nos de parte e brincaram com os brinquedos da sala.
Alguns quiseram pintar outros estiveram a arrumar e organizar os dossier. Colocar os conteudos de forma organizada é também matemática. Cada conteúdo tem um separador a que os meninos chamam porta. Os mais velhos já fazem os furos nas folhas e colocam-nas na no dossier.
Abril Quinta feira dia 4 Hoje foi dia de experiências. " o que é energia? "  " De onde vem? " No período da tarde, fizemos registos da atividade e ainda podemos ver como a matemática está nas nossas brincadeiras Eis os registos:
Abril Quarta Feira dia 3 O dia chuvoso  mais uma vez impediu a nossa saída ao exterior. Optou-se por termos um momento de cinema com um filme trazido pelo Bernardo. A atividade não foi bem sucedida porque as crianças mais novas se desinteressaram e fizeram com que os mais velhos se distraissem. Vimos 30 minutos de filme e não houve quem conseguisse falar sobre o assunto. Foi feito o registo para repensar na atividade. A atividade que se seguiu após os lanche da manhã foi prosseguir com o projeto do dia anterior. Os meninos mais velhos estiveram a fazer dobragens e seriações dando corpo a flores para a nossa trepadeira. No período da tarde todo o grupo esteve no mesmo jogo - O que vimos?-.  Cada criança faz um registo de algo que viu momentos antes mas que já não estava presente. Como disse o Bernardo, o jogo teve vários níveis no nível um todos fizeram com muita facilidade. No nível dois também. No Nivel três a maioria ainda fez e no nível quatro só fizeram alguns. O balanço foi muito positivo para todas as faixas etárias. Abril  Terça feira dia 2 As atividades letivas iniciaram hoje. Todos tinham noticias de uma semana de interrupção mas, as mais contadas foram as que aconteceram no último dia. O Grupo dos mais velhos iniciou o contacto com a letra manuscrita, uma vez que já está familiarizado com a letra de imprensa maiuscula e minuscula.  A primavera demora a chegar pelo que resolvemos traze-la para a nossa sala. Formas, dobragens recortes e cores para dar origem a lindas flores foram as atividades mais relevantes do dia de hoje. 
Março 21
Hoje tivemos convidados na nossa sala. Foi o dia dos manos. Recebemos o Bernardo Marchana, a Carolina Rocha, o Francisco Babinha e a Mariana Vilas Boas
No tapete, cada criança trouxe novidades. Os nossos convidados falaram da boas notas que tinham tido. Receberam palmas dos mais novos.
No momento que se seguiu cada criança falou da reação dos pais à prenda que lhe deu. A Raquel disse que o pai lhe tinha dado a perninha do "p". A Catarina disse que o pai comeu o 'P "e ela tinha comido o "A e o " I ", O Bernardo disse que o Pai tinha adorado!. A Érica disse que o pai tinha levado para a viagem os biscoitos que os filhos lhe deram. Algumas crianças mais novas disseram ter comido o biscoito. Falámos depois da  profissão de  cada pai. Sabem onde os vossos filhos vos colocam?
-  O pai trabalha com pneus dos carros;
-  O pai vai para as finanças;
-  O pai trabalha com pedras grande;
-  O pai é como a guarda João;
-  O pai trabalha no "Bar";
-  O pai anda no carro do lixo e vai ao Futebol;
-  O pai está no intermarche do redondo; 
-  O pai trabalha nas árvores, e nas plantas da rua;
- Trabalha e vê televisão;
- Carpinteiro;
- O Pai conduz camiões grandes;
- Trabalha com máquinas mas não sabe mais.
- Trabalha no escritório;
- Faz cachorros deliciosos;
- Está em casa e vê televisão;
- Pinta as paredes;
- Faz muitas coisas e está na loja;
- Não sei...
Com qual delas é que cada pai se vai identificar?...
Tínhamos uma atividade planeada pelo que, todos meteram "mãos ã obra"! Integrarmos-nos na cultura da nossa terra é um dos objetivos do nosso estar. O folar é um bolo que nesta altura entra e entrou em quase todas as casas. Antigamente comia-se no campo com a família. Nos dias de hoje cada um comê-lo-á onde quiser.Eis os registos:
Março 
Dia 18, 19, 20 
Avaliações
Março 
Sexta feira dia 15 
Algumas crianças do grupo acabaram tarefas de motricidade fina e escolheram livremente atividades. Outras ajudaram a decorar o hall do nosso jardim. Organizámos os materiais escolhidos para o cartaz da semana da leitura. Falámos sobre a simbologia do ovo na Páscoa.  
Março
Quinta feira dia 14 
Neste dia da semana a atividade de registo foi  fazer  biscoitos .
Temos nesta atividade   a predominancia da química e da física. A misturas dos vários ingredientes entre outras coisas origina fenómenos como o gaz carbónico ( o fermento com a massa do bolo  origina o aumento de volume da massa).
 Existe ainda o prazer motor de manusear uma massa macia e maleável. A concretização desta atividade esteve inserida no projeto prenda para o dia do pai. Eis os registos:
junta-se a manteiga aos 6 ovos e meio kl de açucar
Raspam-se 2 laranjas
Farinha até tender
Março
Quarta feira dia 13
No encontro do grande grupo pela manhã, questionei as crianças sobre o nome do dia da semana de hoje. Responderam-me que era quarta feira. Uma das crianças mais velhas disse : "É dia de passeio mas hoje está um frio de neve!" 
Perguntei a todos se queriam ir à rua. A maioria disse que sim, no entanto não concordaram acabar o projeto em curso na sexta feira ( dia de brinquedos de casa), optei então por ficarmos no jardim. Na conversa da manhã o assunto escolhido foi :
 " O que é ler?" 
Houve intervenções variadas com diferentes níveis de elaboração. Obtive as seguintes opiniões:
- Ler é escrever;
-ler é ver;
-ler é olhar para os livros;
-ler é contar histórias;
-ler é saber o nome das letras;
- ler é não sei...
- ler é saber todas as palavras do papel.
...
Passámos depois ao lanche e ao espaço exterior.
Quando regressámos à sala, alguns meninos acabaram o projeto dos pais outros continuaram e outros escolheram atividades conforme a sua vontade.
Eis um exemplo de um grupo que escolheu ir para a casinha brincar: 
A socialização, o partilhar  e escolher papéis, o escolher objetos específicos para um determinado fim ou até mesmo o arrumar os materiais de brincadeira são aprendizagens muito importantes.

Quando a criança brinca ela contrói e coloca em acão uma enormidade de conhecimentos. Aprende com os parceiros. Nesta atividade que a fotografia retrata, podemos ver ordenação de animais por tamanhos, peças em equilíbrio, sub conjuntos de animais ( organização de animais por espécies).
 No Período da tarde os mais novos fizeram exercícios de destreza e os mais velhos um exercício de leitura. "Vamos hoje 
escrever uma palavra"disse a educadora. "Não sei, não sei!!!!!!" disseram algumas crianças. Foi pedido ao pequeno grupo que escrevesse da forma que sabia algo que os amigos pudessem ler.
O Diogo, fez o desenho de uma cadeira. Todos leram. Ficaram satisfeitos por saberem todos escrever desta forma. Repetiram todos mas com palavras ( imagens) diferentes. Pedi depois que fizessem uma frase. OHHHHHHH! 
A Catarina fez um exemplo que os amigos leram sem problema ( o carro furou o pneu) todos fizeram a sua frase que vai ser exposta no placar da nossa sala.
Março
Terça feira dia 12
A rotina foi alterada com a saída à sede do Agrupamento Públia Hortênsia de Castro. Duas atividades nos esperavam, uma dedicada à higiene oral outra, uma dramatização sobre a "menina do mar"de Sofhia de Mello Breyner. Às duas as crianças aderiram com entusiasmo. Por último ainda tivemos tempo para uma visita à exposição dos nossos chapéus. Eis os registos fotográficos:
"atividade sobre higiene ora. 

o lanchinho ( leite e bolachas)

Atentos ao que se passava em "cena
Março
Segunda feira dia 11
A História de hoje foi escolhida na linha de continuidade da semana anterior. Chamava-se "O dia de anos da avestruz"de Luísa Duclas Soares.
Esta historinha retrata episódios com quem as crianças se identificam.
 Acaba com uma pergunta -"a avestruz ficou a chocar o ovo de chocolate, que achas que vai nascer deste ovo?"- todos deram a sua opinião. 
As crianças mais velhas disseram  que não ia nascer coisa alguma porque o ovo não tinha nada dentro. As crianças mais novas disseram ir nascer um pássaro.
O procedimento das personagens da história reflete o comportamento das crianças. Quando um cão oferece de prenda de anos de 1 osso à avestruz, ou o gato  oferece um novelo de lã, são comportamentos que só alguns acharam desapropriados. 
Pedi-lhes depois para pensarem sobre uma cor que os pais gostassem , a maioria das meninas escolheu o cor de rosa e os meninos o verde ou o azul. As opções de cores mais não foi do que o seu gosto pessoal. 
Fizeram depois uma atividade de registo dos personagens e a ordem por que apareceram na história. Ao nível da matemática estabeleceram relações unívocas entre cada  personagem e a prenda escolhida ( a cada animal  corresponde uma prenda).
Continuamos ainda no período da tarde com o projeto para o dia do pai. 
Sexta feira dia 8
No último dia da semana muitas crianças do grupo deram continuidade ao projeto iniciado no dia anterior. Houve ainda espaço para projetos pessoais.
Eis os registos fotográficos:
uma descoberta - O Diogo e o Gonçalo fizeram pontes.
Março
Quinta Feira dia 7
Demos inicio ao projeto para o dia do Pai. O grupo dividiu-se em três grupos de trabalho em função das opções da atividade.
Este projeto envolveu-nos o dia todo intercalando com períodos de atividade ludica.
Março
Quarta Feira dia 6
O primeiro momento do dia foi como sempre, para troca de novidades. Discutimos depois o que queriam os meninos fazer para o dia do pai.  Definiram os materiais que queriam usar e as formas desejadas. O dia estava chuvoso pelo que a saída ao exterior ficou adiada para melhor tempo. o primeiro período do dia foi ocupado por atividades propostas pela educadora. Os mais velhos preencheram  tabelas de duas entradas com  cores ( Tipo batalha naval) em que era dado dois indicadores e uma cor ( A1- verde, B3 azul...) os de quatro anos fizeram puzlles a partir dos seus próprios desenhos.
No segundo momento da manhã, as atividades foram opção individual.
No período da tarde todos trabalhámos na mesma atividade, todos os meninos fizeram jogos de memória com visualizações retidas. Todas as crianças presentes estiveram envolvidas com agrado e participaram ativamente.
Março
Terça feira dia 5
Começámos o dia a preencher o quadro de presenças. Passámos para por todas as áreas. Fizemos desenhos livres, jogos de cores, escrevemos palavras, fizemos plasticina, brincámos na casinha na área dos carros e ainda os mais velhos fizeram preenchimento de  tabelas de duas entradas.
 Março
Segunda Feira dia 4
Depois de um mês de ausência devido a uma operação eis-me de volta diposta a fazer o melhor que sei.
O grupo esteve entusiasmado com o regresso da educadora, e a educadora com a presença das crianças. As novidades foram muitas. Cantaram novas cantigas, quiseram mostrar as vivências novas, referentes ao período em que estiveram com a Vania e a Anabela.
Passada a euforia voltámos à  rotina hoje lembrámos a história da "galinha e os ovos misteriosos". A exploração da história visou a linguagem - Descobrir as rimas nas quadras que a galinha canta; os significados de palavras como mistério, chocar, sarapintada... Ao nível da matemática o número de ordem ( primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto...) e o relacionamento entre tamanhos ( animal/tamanho de ovo) foram as opções de exploração. 
No Período da tarde a música voltou e a boa disposição para cantar e dançar. A cantiga de hoje esteve relacionada com o dia. Eis as quadras:
- A chuva é um pinga pinga
constante e brincalhão
Pinga pinga pinga pinga
pingando cai no chão
Molha tudo tudo molha
molha tudo no jardim
e agente quando s emolha
faz atchi atchim atchim.
Usámos os instrumentos para marcar o ritmo.
2013
Janeiro
Segunda feira dia 21 
As noticias  foram muitas depois de um fim de semana com temporal. Todos ouviram o vento soprar mas não sairam à rua. Viram depois, sinais estragados, baldes do lixo virados e laranjeiras derrubadas. Seguiu-se depois a história da semana. Hoje foi a vez da "Bruxa Mimi e o Inverno". Todos ouviram e analizaram segundo o entendimento de cada faixa etária. A exploração do texto proporcionou brincarmos com a matemática ao nível das contagens numéricas ( quantidades), do cardinal ( numero desenhado) e do exercicio de reter várias carateristicas de um objeto ( desenhar uma bruxa com cachecol. luvas, casaco peludo, botas e gorrro) e ainda o treino de padrões ou alternancias. 
No período da tarde cantámos e até fizemos uma dramatização com a cantiga da Amélia. Para os pais que quiserem cantar com os filhos aqui fica a letra:
-la estava a Amelia no corredor 
tão pequenina a tocar tambor
- Anda comigo Amelia vem
que estou sozinho 
não tenho ninguém.
lá estava Amélia no buraquinho 
tão pequenina a fazer caldinho
-Anda comigo Amelia vem
que estou sozinho 
não tenho ninguém.
Lá estava Amélia na chaminé
tão pequenina a fazer café
-Anda comigo Amelia vem
que estou sozinho 
não tenho ninguém.
Lá estava Amélia no arvoredo
tão pequenina
cheia de medo.
-Anda comigo Amelia vem
que estou sozinho 
não tenho ninguém.
Lá estava Amélia 
num campo só
tão pequenina metia dó
-Anda comigo Amelia vem
que estou sozinho 
não tenho ninguém.
Janeiro
  
Sexta feira dia 18 
Houve  tempo para brincarmos com a matemática...
Conjunto dos meninos de bibe amarelo
Conjunto dos meninos com cabelo muito curto
conjunto dos meninos sem bibe
A atividades em pequenos grupos escolhidas espontaneamente ...
A partilha e assitencia de  um jogo do Gonçalo Hortinha.
Janeiro
Quinta feira dia 17
Hoje o dia foi dedicado  a experiências relacionadas com pinceis... Não houve fisica nem quimica só lógica. Que relação existe entre um traço de pincel e a sua espessura? Que acontece quando pintamos com um pincel grosso num espaço pequeno? Que acontece quando utilizamos um pincel fino num espaço grande?
Pincéis finos, grossos  e espaço grande
Do que foi dado observar, algumas crianças tiveram sempre presente a relação espessura do pincel  e traço que necessitavam de fazer, outras envolveram-se nas cores e formas e esqueceram o resto. Outro dado curioso que aconteceu pela
Para que o espaço do papel fosse mais amplo, juntaram-se várias folhas que se colaram. A junção era notória. A maioria das crianças não conseguiu alhear-se das marcas que juntavam as folhas e acabaram por fazer pinturas diferentes em cada folha. A Pintura única foi, neste tipo de espaço  conseguida por uma unica criança.
Nas crianças mais novas  o objectivo não era estabelecer relação entre traço do pincel e espessura deste, mas fazer da pintura uma sequência de ações como molhar. escorrer, pintar e voltar a colocar no mesmo copo de onde tirou. Por outro lado serviu também  para se registar a verbalização das cores, e a familiarização com a mistura de cores ( laranja, rosa ...).
No período da tarde as atividades em pequenos grupos tiveram acompanhamento os mais novos enquanto os mais velhos se organizaram muito bem. O Bernardo fez um jardim zoologico maravilhoso que os amigos apreciaram, a Érica a Raquel e a Susana puseram a mesa com todos os instrumentos na casinha das bonecas. O Diogo e o Gonçalo fizeram jogos de memória, o Francisco utilizou o computador, a Catarina e a Aida fizeram desenhos. Os mais novos a Carlota o João o Pedro e o Vasco  fizeram exercicios de apreensão e de recorte
Janeiro
Quarta Feira dia 16
O Francisco fez 6 anos. Todos lhe demos os parabens!!!!!!! Fizemos um lanchinho. O Kiko partilhou o bolo do "homem aranha" com os amigos e distribuiu por todos, doces ( ai os dentes... ).
                                         
                                  
O dia prosseguiu com atividades variadas. Os mais novos acabaram o registos das texturas, os mais velhos organizaram o dossier pessoal. As palavras foram organizadas em folhas para evitar que se percam.
Os mais novos acabaram os registos sobre texturas

O jogo social com apoio do adulto



O Jogo livre individual ( cada um brinca por si mesmo estando juntos).
O jogo individual com uma meta como alvo.
A Susana está só, mas interage com o computador. Responde a situações que a máquina cria.
O Jogo social.
A Catarina organiza as palavras e lê-as uma a uma.
A Raquel e o Bernardo apercebem-se que lhes falta uma palavra...,
Na casinha a vida é animada. Vestir e despir, ser rei, rainha mãe e pai. A reprodução do mundo que nos cerca ou a fantasia.
Janeiro
Terça Feira dia 15
Começamos a manhã  com os argumentos das crianças sobre o porquê de não ir para dentro de água ( na piscina). O maior argumentista foi o amiguinho Pedro  que juntou todas os males das outras crianças, como se fossem seus (constipado, com tosse, com muitas feridas, por fim as lágrimas intensas que comoveram a educadora).
Durante a hora seguinte todo o grupo esteve organizado em duas atividades diferentes. Os mais velhos a descobrir  opostos na história contada no dia anterior, como por exemplo " Vestir - despir", " quente - Frios ", " macio - áspero ", ... Começaram  depois a fazer a ilustração dos contrários que descobriram.
Os meninos mais novos, identificaram duas texturas no meio de várias, a rugosa e a lisa. Iniciaram o livrinho das texturas mas com colagens.
Seguiu-se a ida ä piscina. Aqui os mais velhos que participaram  na atividade fizeram exercicios  só com a  "esparguete" deixaram pela primeira vez as braçadeiras. Os mais novos fizeram os exercicios com a Veronica e por fim puseram a "esparguete"de lado ficando só com as braçadeiras. No período da tarde a educadora esteve ausente do Jardim.
Janeiro
Segunda Feira dia 14
Hoje o dia começou com as novidades do fim de semana. Cada um contou o acontecimento que mais o marcou ou, um identico ao do amigo do lado.
 Chegou um amiguinho novo ao grupo. Chama-se António e foi bem recebido. Tem 3 anos.
Demos continuidade ao dia com uma história chamada "Nina a Princesa vaidosa"  aconselhada pelo "plano Nacional de leitura". É pequena mas rica em conteudo.Permitiu falarmos do Inverno, das roupas para o frio, da natureza dos tecidos, de brincadeiras na neve e dos conselhos das mães.
A exploração da História foi feita ao nível sensorial. Descobrir as texturas, olhar as formas e a côr dos tecidos. Diferenciar quais os que se usam  no Inverno e no Verão.
No período da tarde fizemos ritmos e aprendemos uma nova cantiga. " Eu perdi o meu galito lá lá...".
Eis os registos:
                                         
Janeiro 
Sexta feira dia 11
Hoje, "dia de brinquedos" algumas crianças trouxeram brinquedos que partilharam com os amiguinhos outros, acabaram as tarefas que tinham deixado inacabadas. Houve ainda tempo jogos de grupo. O período da tarde foi menos tranquilo, houve mais desentendimentos entre os pares. O Balanço do dia foi positivo.
Uma Boneca verdadeira
Com qual das bonecas gostariamos de brincar?
Quem disse que estas meninas não se sabem vestir sózinhas?
"Quem é a mãe?"


 O Francisco ensina a Joaninha as regras do jogo dos dentinhos





No jogo de grupo a Raquel e o Gonçalo Hortinha formaram equipa chamando um a um todos os meninos e meninas. Cada capitão de equipa escolhia um amiguinho para jogar com um par da outra equipa. 
O resultado do jogo foi como disse o Gonçalo " quatro pontos nas duas mãos é empate".
Janeiro
Quinta feira dia 10 
Seguem-se os registos de imagens das atividades relatadas no dia 8 para que quem nos segue possa acompanhar o dia a dia da sala.
O Diogo achou que o capuchinho vermelho das duas histórias ( mas de tempos diferentes) deveria ser representado pela mudança fisica da personagem.
O Francisco achou que a mudança de vestuário mais colorida mostrava um tempo mais atual

A Érica teve outra ideia e colocou no capuchinho moderno um telemóvel e uma alergia no rosto. Tirou-lhe ainda o cesto dos ovos...


O interesse pelo computador. A inserção dos mais novos nas novas tecnologias
Um trio que nos "enche a alma"

Hoje quinta feira  dia de experiências vimos o que acontece
- Experimentámos desenhar com velas brancas e de cor... 
-Observámos e experimentámos que a cêra não deixa passar a tinta, é isolante. -Aprendemos que a cêra vem das abelhas.
A Experiência que se seguiu
Eis o trabalho final. A Tinta cobre toda a superficie com exepção dos locais por onde passou a cêra.
 
Janeiro 
Quarta feira dia 9
O tempo chuvoso não permitiu a saída ao exterior pelo que permanecemos no jardim. Na conversa de tapete foi levantado este problema e a maioria das crianças  aceitou. A Luisa fez a proposta de se comprar o "brinhol" para se comer à hora do lanche. 
Quantos pedaços ía a Augusta comprar?
 O David contou os meninos. No total eram 23. 
O Bernardo, a Diana M. e a Leonor não quiseram "Brinhol" pelo que o David teve que tirar 4 pedaços dos 23. 
E foi a propósito deste "miminho das quartas feiras" que o "mais "e o "menos" foi tema de descobertas. 
A Matemática faz parte  da vida disse-lhes num dia. Hoje, tivemos um exemplo, pedi a todos para  inventarem uma história pequenina onde existisse o mais ou o menos.
- A Catarina disse que tinha 3 rebuçados e deram-lhe mais 2 por isso ficou com mais.
- O Afonso Serrano disse que tinha 5 carros e comprou mais 1
 Cada um foi dando exemplos do seu entendimento de "mais". Ninguem se referia a "menos". A luisa deu então vários exemplos e pediu aos meninos que dissessem quais as palavras utilizadas que queriam dizer ficar com menos". Registei os seguintes termos que no entender das crianças significam menos:
- Perder / gastar/ comer/  roubar/ dar a. As gomas que a Susana tinha partilhado com os amigos no dia anterior também foram exemplo e referência, primeiro o pacote estava cheio e depois ficou com menos ( dar a, implica ficar com menos). 
O grupo dos mais novos mostrou hoje que na sua maioria tem noção de linha de fronteira, destingue e identifica o que está dentro e fora de... 
Todas as crianças organizaram-se nas várias áreas de forma construtiva utilizando materiais e arrumando.
 Os jogos de regras começam a envolver também os mais novos.
 Nota-se que as crianças que frequentam pela primeira vez o jardim querem tambem ser responsabilizadas de pequenas tarefas, querem ser parceiros das crianças mais velhas.
Hoje acordámos que todas as pinturas que os meninos fizerem na sala vão ter nome, como a dos pintores famosos. O Bernardo e a Raquel fizeram e batizaram as suas. Querem saber que nome lhes deram? "festa e diversão" e "o alarme  dos bombeiros". Convidamos todos a vê-las e a dar  opinião sobre a relação entre a pintura e o os nomes...
Janeiro
Terça Feira dia 8
Hoje terça feira fizemos uma alteração à rotina da semana. Foi manhã de histórias. A escolha incidiu  na história do capuchinho vermelho tradicional " resumida" e na história do Capuchinho vermelho do século xxl de Luisa Duclas Soares da qual deixo o endereço eletronico para quem tiver interessado.
http://bibliobeiriz.wordpress.com/2012/01/25/a-menina-do-capuchinho-vermelho-do-seculo-xxi-luisa-ducla-soares-helena-simas/
As crianças mais velhas  estabeleceram relações entre as duas narrativas e as mais novas fixaram-se na história tradicional. A atividade proposta ao grupo dos mais velhos consistiu em fazerem dois registos gráficos da personagem, um da  história tradicional ( antigamente) e outro da história do seculo xxl.
Todos envolvidos no filme que estava a ser projetado
O Gonçalo estava encantado a pintar um capuchinho vermelho feito pelo adulto. Os Jogos na sala continuam a ser explorados pelos mais novos e o computador a ser dominado pela maioria das crianças. Os jogos da estação "KItsmart" são o centro de interesse de todos.
Janeiro
Segunda Feira dia 7
HOJE FESTEJÁMOS O DIA DE REIS  E OS ANOS DO DIOGO FONSECA.
 
Parabens Diogo!!!!!!!!!!!!!!
De coroas e roupas de reis fomos Visitar o Centro de cuidados continuados da Cruz vermelha e cantar para quem nos quis ouvir. Não temos registos do primeiro momento por estarmos todos envolvidos  no coro e nos carinhos aos doentes. Mas a visita às  instações foi assim:
O Ginásio para recuperação
Nem todos tinham roupas, para alguns era demasiado grande para outros demasiado curta.
O período da tarde foi mais calmo, os mais velhos fizeram jogos com duas palavras novas " Dia " " Rei". Os mais novos utiluizaram os computadores e a, plasticina.  
o dossier já é utilizado com alguma organização. Tem separadores para os vários arquivos.
Existe uma mica onde colocamos as palavras
A Palavra de hoje...
Janeiro
Sexta Feira dia 4
Hoje, dia dos brinquedos ( todas as crianças podem trazer brinquedos de casa e com eles fazer os seus projetos com os amigos) o dia foi repartido entre a preparação do dia de reis e os projetos das crianças. Houve tempo para tudo.
Conversa no tapete, iniciar ou acabar as coroas, jogos de mesa, jogos de construção, jogos de regras, casinha das bonecas e computador. Em todas as atividades notou-se partilha de saberes, solidariedade e diálogo. Eis os registos fotográficos:
O orgulho do Gonçalo a mostrar o seu trabalho




A Leonor começou hoje a sua coroa. A Catarina ajudou a cortar as formas que a Leonor pedia
As obras no final do dia...


Mas o dia foi variado em situações...
Mesmo com uma vassoura grande a Leonor e a Diana limparam as migalhas do lanche

Fizeram um puzlle a dois ...
Consruiram uma cidade...
Partilharam  livros..
     O grupo esteve envolvido, participou com entusiasmo quer nos momentos de grande grupo, quer a pares onde as conversas e as atividades refletiram  o seu estado de desenvolvimento que sinto acelarar de dia para dia.
  
Janeiro 
Quinta Feira dia 3
A todo a comunidade escolar um Bom Ano!!!!!
Inicia-se neste dia o registo diário da vida no Jardim de Infancia dos meninos da Turma B do ano letivo 2012/2013. Tal como foi explicado aos encarregados de educação só agora a educadora sentiu ser o momento em que as condições permitiram alargar o nosso dia a dia ao exterior.
Hoje todas as crianças descreveram a sua experiência nos dias de Festa. O Pai Natal e as prendas foi o mais falado. De todos os relatos destaco aqui uma palavra que vai para o nosso dicionário de sala "Eu tive uma caixa de pagamento com moedas" 
Questionado sobre o que era esta caixa, a criança disse: 
 "É aquela onde os senhores do Super mercado tiram e poem o dinheiro". 
Alguns relatos foram extensos porque as prendas foram muitas, outros mais curtos. Perante a clareza de uma criança que disse:
"O pai Natal não foi a minha casa!" 
Outra respondeu: " Pois o meu pai disse que o Pai Natal está em crise!"  
Após o lanche da manhã e do recreio no exterior, na sala organizámos a rotina do dia a dia ao longo do segundo período da seguinte forma: 
O Bernardo lembrou-se que podia ser como no ano passado às segundas feiras História e Musica com o professor Luis. 
A Catarina sugeriu que a terça feira fosse o dia da piscina e da matemática. 
A Raquel acrescentou que na quarta feira vamos sair ao exterior e fazemos  registo.
A Luisa disse que as 5 feiras serão para expriências novas.
Todos se lembraram que a sexta feira é dia de brinquedos mas... desta vez com uma condição:
-Só se os projetos de curta duração definidos durante a semana tiverem terminados.
No período da tarde definimos o que era o dia de reis e do que precisariamos para festejar esse dia.
Ficou decidido que fariamos coroas e visitariamos um lar de idosos.
Mãos à Obra... Os mais velhos desenharam as coroas e cortaram-nas. Todos decoraram o seu adereço mais ou menos elaborado. Eis os registos fotográficos:
 
Os mais velhos cortaram as coroas
Ainda os mais velhos a trabalharem com as crianças mais novas
Como será que a Diana vai resolver o problema da coroa que rasgou?
Está triste... Mas o Diogo vai ajudar
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2012
  Junho
Dia 6 Quarta feira
Fomos ao cine-teatro ver um espetaculo do grupo  " do imaginário". O que vimos teve ligação com a actividade do dia anterior. Gostámos muito.
                                              
                                                   Fomos recebidos ao som da flauta
 
         Ouvimos instrumentos com sons agudos, outros graves, batemos ritmos, lemos marcações de ritmos, cantámos e ouvimos tocar muitos instrumentos...                           

 Dia 5 Terça Feira
Os ritmos com novos instrumentos de percursâo
Dia 1 Sexta feira Para começar bem este mês, no dia mundial da criança fizemos um piquenique na Quinta do Carrascal. Agradecemos aos pais do João Lapão a generosidade e carinho com que nos receberam. Maio Dia 16 Quarta feira O passeio anual realizou-se nesta data. Fomos à aldeia de S. Miguel Machede. Eis os registos :
Abril 12 Quinta Feira Regressados de novo ao jardim após interrupção lectiva eis a primeira experiência do Período "Que nos permite ver um Microscópio? " Algumas crianças achavam que era para ver as coisas que estão longe, outras as que eram pequenas... A Mãe da Aida bióloga de formação mostrou-nos o que pode conter a água do aquário e a água que escorre dos nossos feijoeiros... Fizemos os registos do que nos pareceu ver através da lente do Microscópio.
a Montar o microscópio
As laminas onde se põe o que se quer observar
umas gotinhas de liquido de água do aquário
O que vê o Diogo?
O Kiko procura o olho que se adapta melhor á lente
Março 28  Quarta Feira Fomos convidados para ir ver um Teatro ao cine-teatro.   
21 Quarta Feira A Páscoa estava a aproximar-se e os bolos tradicionais da nossa terra tinham que ser feitos. O resultado foi este: 
15 Quinta Feira A experiência do dia foi colocarmos os feijões que já tinham germinado na terra. Podemos observar que cada feijão tinha raízes e alguns já com pequenos caules. Nem todos germinaram, observámos que à sementes que tendo as mesma luz, a mesma quantidade de água o mesmo recipiente do que outras da sua espécie, não germinaram. Vimos ainda que quem não regou os seus feijões, não os viu com raízes; que quem lhes pôs muita água, os viu apodrecer. 
Cada menino identificou o seu vaso para poder "gerir "o seu feijoeiro
Enchemos os vasos de Terra
Colocámos os feijões germinados.


14 Quarta feira  Nesta semana não saímos ao exterior. Tivemos a visita da Guarda Maria João (Escola segura) que fez uma palestra de sensibilização ao grupo.
Falou-nos a Guarda João da importância do uso do cinto de segurança
Do ir sentado sempre no banco de Trás
e muitas coisas importantes para a nossa segurança.
13 Terça feira Deixamos registado os  bonecos que vieram a servir de expositores aos nossos adereços de Carnaval. Tiveram muita participação dos adultos da sala mas, todos participámos na investigação  de pessoas oriundas de outros países com culturas diferentes e que poderiam vir ser turistas na nossa terra. Serviu este projecto para o grupo se aperceber das diferentes formas de vestir em alguns países, reforçar o conceito de "turista " e criar expositores para os binóculos.  Trabalhámos com material reciclado, o suporte interior é construído com paus de vassouras, e o rosto feito com papel de jornal.
 Japonês
Árabe
Chinês
Espanhola
Ao longo deste mês, fizemos as prendas para o dia do pai, esta  foi também uma experiência cientifica. Os nossos pais ficarão com a escultura das nossas mãos para um dia recordarem a nossa mãozinha quando andávamos no jardim de Infancia. A prenda ficou completa com a expressão de sentimentos sobre o pai  pelo grupo.

Nas nossas conversas da manhã as crianças acharam as suas mãos tão bonitas que lhes propus oferece-las ao pai no " dia do pai ". Combinámos ainda completar a prenda com mais uma "coisinha"...
As nossas mãos... Colocámos a mão numa massa quase liquida macia e fria. Deixámos ficar um bocadinho e ficámos muito quietinhos. Tirámos. Enchemos aquele buraco com gesso... Deixámos secar  e o resultado foi o que se segue... Vimos como um liquido grosso passou muito rápido do estado liquido ao estado sólido e como se faz um molde.
Dia 2 Sexta feira Convidámos os meninos da sala 1 para visitar a nossa sala. Conviver e partilhar...
O Afonso foi o apresentador
A Matilde a "
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Uma ajudinha só para sentir segurança
Mais uma ajudinha...
Dia 1 de Março Quinta -feira Começámos o mês com novas experiências das quais vamos dando conhecimento ao longo do mês.
Algodão no prato... cada prato identificado
Feijão e água...
Tudo pronto para observarmos o que se vai passar
A todos os pais e demais seguidores da nossa página um pedido de desculpas pela ausência da divulgação do nosso dia a dia no Jardim, mas problemas pessoais ocuparam todo o tempo disponível. Tentarei actualizar os registos.  É bom ter feed-back. FEVEREIRO Dia 23  Quinta Feira De regresso após interrupção de Carnaval começámos com uma nova experiência " Vamos fazer biscoitos em forma de vogal". As vogais têm vindo a ser nossas " companheiras". Fazer os seus desenhos com massa que depois podemos comer é atraente, gostoso e motivador. Eis os resultados:

Dia Sexta 17 Feira Fizemos o desfile de Carnaval

Dia 16 Quinta Feira 1 Dia de Carnaval no Jardim :
Dia 15 Quarta Feira Os projectos e as máscaras foram terminados eis os resultados:
  
Dia 13 Segunda feira A história do Carnaval.  Projectos das máscaras a elaborar. Inicio da confeção das máscaras.  Dia 9  Quinta feira A ampulheta é um objecto familiar na nossa sala. Ela serve para vários momentos. Quando os meninos levantam muito a voz e é necessário acalmar, então a ampulheta ajuda a controlar o tempo em que há um esforço em se fazer silencio . Se utilizamos o computador a ampulheta serve para controlar o tempo que uma criança tem o computador só para si. Se fazemos um jogo a ampulheta pode servir para o controle de tempo do exercício a fazer. A proposta do Dinis do dia anterior foi feita neste dia. Qual a ampulheta que demora mais tempo a deixar cair a areia? A hipótese de partida seria a ampulheta de areia cor de laranja. Esta hipótese verificou-se.  Surgiu depois outra questão: Quantas vezes temos que virar a ampulheta pequena para fazer o mesmo tempo da grande?  Aqui as hipótese de partida foram tão dispares que se optou por não tomar nenhuma como ponto de comparação. Assistimos e verificámos que tínhamos que virar a ampulheta pequena quatro vezes para fazer o mesmo tempo da ampulheta grande. 
A ampulheta como objecto marcador de tempo
Dia 8 de Fevereiro Foi colocado duas opções ao grupo, uma, irmos para a rua fazer novos registos sobre as estátuas na nossa terra. Outra foi prosseguirmos com a pintura das malas e binóculos para a festa de Carnaval. A maioria hoje optou por dar continuidade ao acabamento das malas. Os meninos que já tinham esta tarefa terminada iniciaram o projecto da sua máscara para o Carnaval. Em conversa com um amiguinho o  Dinis teve uma ideia " Professora, amanhã é dia de experiências novas, podemos pôr a ampulheta grande e a pequena para vermos qual é que demora mais tempo a deixar cair a areia?" Educadora - Boa ideia Dinis! Vai ser essa a experiência de amanhã.  Dia 7 de Fevereiro Os instrumentos musicais como marcadores de ritmos e uma cantiga nova  "Os três palhacinhos".  Dia 6 de Fevereiro Como surgiu uma nova actividade nas manhãs de segunda feira ( Piscina) e as noticias do fim de semana são por norma muitas, fizemos  no período da tarde a dramatização da história dos 7 cabritinhos. O grupo das crianças mais velhas teve ainda tempo para organizarem a história por sequência de imagens e colar. Dia 1 Quarta feira Como quarta feira é dia de sairmos ao exterior, continuámos a fazer o levantamento e registo  das estátuas da nossa terra. Pesquisámos quem foram as personagens que tiveram o mérito de ser lembradas ao longo dos tempos através de uma estátua. Desta vez encontrámos  Bento de Jesus Caraças.  Em frente da estátua perguntei às crianças se a estátua nos dava alguma pista sobre o homem que ali estava representado. Diz a Raquel " Eu acho que foi professor!" Porquê? acrescentei " Porque  tem um livro na mão!"
Nota - Agradecemos aos donos do café restauração pela amabilidade em nos ceder as mesas e cadeiras da explanada para fazermos os registos.
Chegados ao Jardim, organizámos os dados do dia dos quais deixo alguns dos registos:
" Bento de Jesus Caraças" Susana Yu ( 4Anos)
" Bento de Jesus Caraças" Bernardo Anão (4 anos)
" Bento de Jesus Caraças" Leonor Carriço ( 6 anos)
JANEIRO 2012
Segunda Feira dia 31
Dia de Piscina, pouca frequência de crianças no período da manhã. NoO período da tarde iniciámos a pintura das malas e binóculos

Quinta Feira dia 26
Esta semana não realizámos a actividade experimental, a actividade "orientada" esteve ligada á organização dos dados que recolhemos no dia anterior. Vimos os registos que cada criança tinha efectuado no passeio ao Castelo, lembrámos o percurso que fizemos e a estátua que vimos. Cada um recortou o registo e colou-o numa folha para a construção de um livro sobre a nossa Vila. Jogos sobre  opostos e rimas também  tiveram lugar. 
Quarta Feira dia 25
Fomos passear ao castelo fazer o primeiro registo das estátuas de Vila Viçosa.
Uma das crianças sabia que havia ali uma estátua mas não sabia de quem era... lá fomos. quem era?
Pergunte ao seu filho/filha.
Vimos ainda o castelo por fora.
Terça feira dia 24
Ás 18.30
Este dia foi especial. Os pais vieram à sala para em conjunto realizarmos um work shop. O mote foi fazermos as malas de viagem para os "turistas a brincar". Aqui ficam os registos.
Durante o dia:
A cantiga das vogais foi a base de exploração desta semana assim como a cantiga " Eram 7 num colchão e o mais refilão disse assim para o irmão vai    p´ró chão vai p´ró chão...
 Segue a primeira cantiga referida:
Segunda feira dia 23
Tivemos natação. Os primeiros momentos da manhã foi para contar as novidades do fim de semana, depois o lanche e fomos para a piscina.
No período da tarde lembrámos a história dos 7 cabritinhos que não foi muito explorada ao longo da semana. Hoje optei por abordar a história "matematicamente" ( a expressão é da educadora). Tomei como ponto de referência os dados topológicos que a história nos apresenta ( localizações onde se esconderam os cabritos - debaixo, dentro, atrás...) e o quantitativo 7. Descobrimos que há várias maneiras de apresentar esta quantidade |||  ||||, ||  |||||, ...
Quinta Feira dia 19 A actividade desta semana teve continuidade com a da semana anterior. Que acontece se molharmos a lã num liquido e a colocarmos no congelador?
Quarta feira dia 18 Fomos á escola do Castelo visitar uma sala do primeiro ano e levar a nossa caixa de histórias criativas. Fomos recebidos pela professora Margarida,  pelos amigos do ano anterior e por outros meninos da mesma turma. O reencontro com os amigos foi de alegria. 
Terça feira dia 17
No período da manhã os instrumentos tiveram em ação e no período da tarde fizemos jogos com bolas. Apanhar e receber a bola sem a deixar cair.
neste exercício muitas crianças revelaram não ter ainda coordenação para manter a bola em jogo ( no ar). O treino foi agradável para todos. Primeiro, a sós mandar a bola ao ar e apanhar, depois a pares mandar e receber a bola. 
Segunda Feira dia 16 A História tradicional da " Cabra e dos 7 cabritinhos" foi a escolhida para esta semana. O Kiko fez anos e festejámos os seus 5 anos de vida.
Sexta Feira  dia 13
Quem pensa que no dia " brinquedos" não se fazem aprendizagens?
 Quinta Feira Dia 12
Trocámos os dias esta semana. O dia das actividades experimentais foi quarta feira e o nosso passeio ao exterior quinta feira. Fomos recebidos no quartel dos Bombeiros com muito carinho e paciência. Vimos, fizemos perguntas e ficámos mais ricos... Eis os registos:
Janeiro dia 11
Fizemos mais uma experiência sobre os estados físicos da água. Agora podemos falar como os cientistas...
a á gua no estado liquido foi colocada no congelador
Ao fim de algumas horas retirámos e ficou...
NO estado sólido
Janeiro dia 10
Os instrumentos musicais para marcarmos ritmos. Uma orquestra surgiu. Dos ruídos da experimentação surgiu um acompanhamento melodioso em que todos marcavam o mesmo ritmo. Definimos  os instrumentos com som mais agudos e fizemos um grupo, depois os mais graves. Aqui fica o registo...
Janeiro dia 9
Neste dia o livro escolhido foi a " Princesa da Chuva" de Luisa Duclas Soares.
A Estratégia escolhida foi contar alternando com a leitura. Requer esta história ser contada muitas vezes para que a criança se familiarize com a linguagem. Da primeira abordagem ficou a descoberta da sonoridade dos " r " devido ao elevado número de palavras com este som no início ( reinetas, Reinaldo, rei, rainha, Regina, reino...). Da repetição do três ( tês fadas, três anos, três desejos, ...) e um resumo básico do enredo. 
Fizemos o habitual questionário em que cada criança fez uma pergunta a um amigo  que por sua vez vai perguntar a outro amigo até se completar a história.
Serviu também este conto para nos focalizarmos na estação do ano em que estamos. A Chuva, o frio. Que objectos usamos para nos proteger.
Devido a problemas com a internet não tenho o blogue actualizado. Em breve recomeçarei com todos os registos atrasados. ( a educadora)
 Sexta feira dia 6
Hoje sexta feira, é dia de Reis. Foi colocado ao grupo algumas sugestões de festejarmos este dia. Acordaram todos irmos visitar o presépio na Avenida principal da nossa Vila. Assim, vestidos de reis e rainhas  sem manto lá fomos nós...
As coroas possíveis.
Dizia o João "Luisa este camelo é menino ( macho ) ou menina (fémea)? Não vejo aqui nada...
 Quinta feira dia 5
Sermos turistas na nossa terra é o projecto que vai continuar ao longo dos próximos meses. Hoje Quinta feira fizemos mais uma nova experiência. Colocar objectos em equilíbrio ( da História do 'Guarda Chuva" a propósito do
equilibrista). Foi dado ao grupo alguns bonecos de papel, foi colocado um fio de uma parede a outra na sala, foi dado duas bolas de plasticina a cada uma das crianças. Pedi-lhes para colocarem os bonecos no fio sem que estes caíssem. Experimentaram. Todos caíram. Pedi-lhes depois para colarem a plasticina no boneco onde entendessem e voltarem a suspender do fio. Uns colocaram a plasticina na cabeça, outros no tronco, outros nos braços e outros nos pés. Os bonecos que ficaram suspensos foram os que tinham a plasticina nos pés... O resultado foi este todos quiseram corrigir...
Porque será que com a plasticina nos pés os bonecos ficam todos em equilíbrio?
Humm " Porque o peso está nos dois pés  e mantém o corpo em equilíbrio". Pedro Borrões.
 Quarta Feira dia 4
Saímos ao exterior e fomos descobrir a rua da nosso jardim ( Projecto turismo a brincar ) . Na sala fizemos uma abordagem sobre o que íamos procurar. Questionei o grupo sobre "quantos lados tinha uma rua?"Foram-me dado as seguintes respostas:
- Tem 2
- Tem 7
- Tem 24.
Primeira situação a confirmar: uma rua tem quantos lados?
Segunda situação: quantas lojas, restaurantes, cabeleireiros, bancos encontramos na nossa rua?
Cada uma das crianças decidiu se queria fazer registos no papel, com a máquina fotográfica ou fazer o registo com a sua "cabecinha". Foi respeitada cada uma das decisões.
 Terça feira dia 3
Neste dia, os meninos ouviram uma nova história "O Guarda Chuva". Os objectivos da escolha desta história foram vários, ao nível do
conhecimento do mundo passo a citar:
- Estações do Ano ( Inverno);
- Profissões ( equilibrista, mergulhador, antiquário)
- utilidades de um guarda Chuva.
- Descobrir o que é colocar em equilíbrio.
Ao nível das Expressões:
Matemática
-Colocar os personagens da história pela sequência 
- Associar as profissões à função que desempenham;
Linguagem
-Aprender novos vocábulos
-Fazer novas rimas;
- Identificar palavras escritas;
- Descobrir  foneticamente palavras no singular e plural;
Dramatização:
- Inventar funções a dar a  um guarda chuva.
Expressão plástica
- Descobrir as linhas fechadas e abertas na imagem de um guarda Chuva.
 ( Estas propostas pensadas vão ser executas ao longo da semana).
No Período da tarde fizemos jogos de motricidade com cantigas e jogos tradicionais.
DEZEMBRO
Durante uma semana os meninos da sala deixaram o jantar do pai Natal preparado. O Dinis achou que umas saladinhas faziam bem ao velhinho porque ele está "gorducho" O Francisco acrescentou um leitinho sem mistura que faz bem e dá energia, O Bernardo Valente juntou fruta. Esta foi a refeição que se preparou nos primeiros dias da semana. Depois comeu sopinha do almoço nos últimos dias. Todos os dias era uma excitação para ver se o Pai natal lá tinha ido comer... E sabem uma coisa? A comida desaparecia. Passaram também a deixar cartas e desabafos para o Pai Natal ler.
No dia 22 tinham uma surpresa em cima da mesa do Pai Natal...
 O Natal tem sido vivido na sala num espirito de partilha, de solidariedade, de amizade . As personagens mágicas que conosco tiveram ajudaram... Foram os anjos, foi a magia do nascimento, foi o pai Natal sem prendas...
Anjos de todas as cores
Estes últimos dias temos andado caladinhos... O tempo tem corrido muito rápido mas os registos ficaram 'guardadinhos'. Partilhar com quem nos quer bem é sempre um prazer. Hoje deixo-vos o registo de um dia na
nossa sala.
O Bernardo a fazer um Jogo de "matemática" como ele diz
A Aida e o Francisco quiseram começar o dia a fazer uma pintura
As construções com os mais velhos
Na Loja a vida também começou cedo ...
A Madalena lembrou-se que podiam fazer uma pintura gigante nas caixas que o pai nos ofereceu
Novembro
Dia 23 Quarta Feira
Fizemos uma visita ao centro de saúde. Fomos recebidos por uma equipa de profissionais destes serviços maravilhosa que participou na nossa aventura " conhecer o Centro de saúde, a sua importância nas nossas vidas" Tínhamos como interlocutores alguns bonecos " os filhos" que serviram de pacientes em todas as situações.

Dia 22 Terça feira
Deixo aqui os vídeos que nos têm feito dançar e cantar neste dia... e nos outros...
Dia  21  Segunda Feira
Neste dia construímos em conjunto uma história para fazermos a nossa "manta". Cada criança descreveu uma acção que dava continuidade ao momento anterior. Vamos agora passá-la ao computador, fabricar as personagens, os cenários e fazer uma caixa de histórias criativas. Quem sabe se quando olharmos para tudo o que construímos conseguimos fazer uma nova história? No período da tarde como tinha sido prometido, vimos o filme sobre a " digestão" da colecção " autocarro mágico":
o Autocarro transforma-se em tamanho de micróbio
Entra na boca de um menino do grupo e vai fazer uma viagem  ao interior do nosso
corpo para que todos aprendam como se processa a digestão
captou a atenção de todos...
Dia 18  Sexta feira
Partilha dos brinquedos de casa
Muitas atividades se desenrolaram no dia de hoje. Nota-se maior organização nos pequenos grupos, escolhem a atividade e procuram explorá-la em conjunto. Por norma são atividades  lúdicas, que vou registando, como intervêm uns com os outros, que tipo de diálogo surge, como se forma a hierarquia no pequeno grupo que sugestões surgem para atividades futuras. 
A Professora do momento a fazer o mapa de presenças
Dia 17 de Novembro
E para terminar a actualização  das nossas noticias até à presente data fica o registo de mais uma actividade experimental sobre a "pressão que o ar exerce sobre os corpos".
Colocamos água num copo até à borda. Tapamos com um papel
virámos o copo ao contrário e...a água não caiu!
O João a fazer a experiência sozinho
A expectativa dos amigos... Cai? não caiu!!!!!!!
Fizemos impressões digitais. Observamos com a lupa, vimos que a  pele dos nossos dedos  "tem muitos risquinhos com curvas"como dizia o Bernardo.
Que a impressão das nossas mãos mostra as linhas das "dobras"como dizia o João Borrões. As lupas passaram a ser um objecto de descobrir coisas novas. ( a data das fotos está errada)
Ao longo deste período muitas situações se viveram no seio do grupo. Preparámos a feira de S. Martinho fazendo vários objectos que depois foram vendidos na ''feirinha. Vimos um filme, aprendemos várias cantigas com coreografias, fizemos novas experiências, todos os dias vamos aprendendo mais e mais sobre o nosso corpo. Ontem dia 16 de Novembro tivemos a visita da Dulce novamente com um novo livro. "A Manta". Uma história com muitas metáforas que vai ser falada durante algum tempo. Trouxe uma manta de retalhos e com ela, quase construimos pequenas histórias no momento. Trouxe ainda pequenas prendas feitas manualmente e com carinho dentro de bolsinhas lindas. Aqui fica o registo do momento ( a data das fotos está incorrecta):
Dia 2 Quarta feira
Neste dia, destinado às saídas ao exterior segundo a nossa rotina semanal tivemos que nos manter no Jardim devido ao mau tempo. Alterámos os planos previstos. Demos assim inicio a um novo ciclo. Da alimentação saudável passamos agora ao conhecimento do nosso corpo. Somos o que comemos, por isso a sequência dos temas. Neste dia testámos com quantos sentidos podemos reconhecer alimentos. Os olhos vêm as cores as formas as rugosidades , o olfacto define os aromas, o paladar saboreia, o tacto dá-nos o peso, as texturas as formas e as temperaturas. Fizemos jogos em que estes conceitos foram trabalhados.
Nos pequenos grupos houve três propostas diferentes: Fazer o desenho do corpo ( contornos da criança), continuar as actividades que visam a preparação da feira de S. Martinho e actividades livres. Estas actividades circularam pelas crianças.
Outub

7 comentários:

  1. Adorei poder observar algumas das atividades desenvolvidas...assim sentimo-nos mais perto dos nossos filhos e podemos sempre rever com eles alguns momentos que ajudam a melhor entender o trabalho que tem vindo a ser realizado com as crianças.
    Sandra

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  2. Parabéns!
    Espero que continuem a desenvolver o excelente trabalho que tem vindo a ser realizado! Adorei ver ilustradas as actividades que a minha filha conta que faz!
    Parabéns à educadora pela enorme criatividade, paciência e carinho!
    Ana Rita

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  3. Este fim de semana estivemos a rever as atividades desde o início do ano letivo...o Kiko delirou!!!
    Sandra

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  4. Parabéns .
    Adorei ver as actividades desenvolvidas na sala de aula e ao mesmo tempo comentadas pelo Bernardo . Aguardamos pelas novidades do mês de Março e Abril.

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  5. ola meu nome é caroline boeno t.
    sou estagiaria e nao fiz magisterio e admirei o trabalho de voces.
    queria saber se voces me ajudam a fazer trabalhos diferenciados para meus alunos atraves de dicas etc.
    e-mail carol3fly@hotmail.com
    grata

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  6. Parabéns pelo excelente trabalho que têm vindo a desenvolver, adorei ver as imagens e comentários de algumas actividades que têm feito e como disse uma mãe anteriormente, assim sentimos-nos mais perto dos nossos filhotes. Bjinhos Cidia

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  7. Adorei o excelente trabalho que foi realizado ao longo do ano lectivo 2012/2013.
    Fiquei muito satisfeita com o desenvolvimento/aprendizagem que a Leonor teve ao longo deste ano.
    Obrigado pelo amor e dedicação que teve para com os nossos filhos.

    Muitos Parabens!

    Anabela Silva

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