sábado, 30 de janeiro de 2016

Motricidade- O corpo em relação ao objeto. As máscaras dos projetos. Motricidade fina.

Deixo hoje mais um apanhado de registos diários destas semana. As atividades de motricidade de Quarta feira foram diferentes. Neste dia, a cadeira foi o objeto de ajuda. Com ela fizemos exercícios de equilíbrio, de manipulação, lateralidade e jogos.





As atividades que acompanham uma história são enumeras. Fazer perguntas e dar resposta é uma forma de interpretar com consciência. Resolver a consciência fonológica é ajudar a que a criança interiorize a palavra a nível fonético.
Outras atividades que dão prazer, distraiem e treinam a destreza manueal:






segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O carnaval está a chegar. Work shop na sala para pais. A História do Arlequim. Losangos.


Esta segunda feira foi  passada com atividades variadas como sempre. A variedade surge sobretudo nas atividades livres em que as crianças revelam criatividade e capacidade de transformar.

A história da semana foi o Arlequim, para dar continuidade ao período que atravessamos. 
Deixo-vos o endereço para tomarem conhecimento.
                       http://pt.slideshare.net/anaarmindaazevedo/uma-histria-de-carnaval
Mais uma vez esta história remete-nos para a amizade e solidariedade. Ainda noções geográficas (espaços diferentes) e formas.

Fizemos depois a forma que já tinha sido falada no ano anterior pois mas não se lembravam. A partir do triângulo equilátero fizeram losangos e recortaram. Esta atividade não ficou terminada para muitas crianças.

No final do dia, foi a vez dos pais virem ao Jardim para fazermos as máscaras de carnaval.



 
 



 

domingo, 24 de janeiro de 2016

Projetos, manipulações com a bola e coordenação a pares

 Em jeito de desculpas pelo atraso dos registos, deixo-vos aqui hoje os registos do dia 20 e 21 de Janeiro ( quarta e quinta feira). Como balanço da semana, sinto que as atividades propostas agradaram a quase todas as crianças. O tempo de escolha por parte de cada um teve momentos interessantes.

O registo da Quarta feira foi o da atividade de movimento. Fizemos jogos de manipulações e coordenação a pares. Personagens do carnaval foram os condutores  da atividade.







A Quinta feira teve uma manhã de improviso pois a natação foi gorada pela baixa temperatura da piscina.
Na sala os grupos dividiram-se pelas tarefas já desenvolvidas ou, por inciar. Enquanto uns iniciaram as máscaras outros inciaram os projetos.




Estes foram alguns dos projetos que se têm vindo a concretizar. Não tem sido um processo fácil, mas houve esforço como poderão verificar nas imagens que vos deixarei amanhã.



 Por último, um registo novo que aconteceu esta semana:
O Planeamento do dia feito pelo grupo e registado pelo Gonçalo. Cada retangulo representa a atividade prevista para a manhã.






terça-feira, 19 de janeiro de 2016

CARNAVAL 2016




METODOLOGIA DE TRABALHO


                        CARNAVAL 2016

GIRASSÓIS


Projetos de adereços para o carnaval. A matemática no carnaval. ahahahaha!


 As noticias da manhã hoje foram muitas. Falou-se de muitos assuntos. O Nuno teve uma conversa longa descrevendo o atentado do 28 de Setembro. Os coelhos do Pedro nasceram. A cadela do Gonçalo Marchana está grávida . O Gonçalo Rocha marcou 11 golos em 5 jogos!. A mana da Inês dá-lhe "cabo da cabeça", O Gonçalo Mauricio viu fogo num contentor do lixo, viu bombeiros e policias por perto, o Dinis tem um cão, a Maria e a Matilde também. A Beatriz já adormece sózinha... enfim tantas pequenas coisas que fazem a nossa vida!

Após o planeamento da semana, começámos as nossas tarefas por três atividades em diferentes grupos. Uns a fazer projetos das máscaras, outros a decorarem os seus palhaços e a fazer lindas roupas de carnaval para bonecos  conforme  ditou a matemática. Uáááááá! Amanhã deixarei aqui o registo dos trabalhos.

No período da tarde acompanhei a atividade que o Pedro e a Diana se propuseram fazer autonomamente. Descobrir como um banco fica em pé foi complicado... Tinha 4 pernas mas teimava em cair. Colaram-se os pés dois a dois (frente e trás) mas não ficava muito tempo em pé. Por fim, o Pedro resolveu o problema. Colou cada pé a uma estrutura que ele chamou de chão do Jardim. Depois do banco seguro, apareceu um menino sentado, um candeeiro, e até uma sanita. A Diana juntou-se e fez uma linda canoa. 

Os jogos em pequenos grupos têm tido muito sucesso quando um adulto se alia como parceiro. Os mais novos, já fazem puzlles de 30 peças, e adoram os jogos de memória.

As nossas meninas mais novas brincam muito na casinha, gostam de fazer desenhos de cantar e sãoa doradas pelos outros meninos e meninas.

O balanço do dia foi muito positivo. 




segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Quantos lados tem um casaco? Como viro as mangas do meu casaco? Dar nós é divertido, o laço é mais complicado...

Apanhado dos últimos dias...

Desde terça feira algumas coisas aconteceram...  
Na quarta fizemos jogos com a educadora Telma.

 "Quem consegue ajudar a mãe do capuchinho a arrumar a loiço no armário?" ( transportar pratos em fila passando para od e trás, transportar copos passando por entre as pernas para o amigo de trás, e por ultimo transportar os talheres passando por cima da cabeça para o colega de trás...). 

Todos participaram ativamente. 

Na sala os mais novos fizeram jogos com cores ( seriaram e organizaram objetos da mesma cor) Os mais velhos participaram em jogos de construção de palavras. 

Na quinta feira fomos à piscina. Correu muito bem, estivemos calminhos sem confusão. os meninos mais velhos foram muito independentes, permitiram que os adultos ajudassem os mais novos sem pressão. A mãe do Nuno ajudou.

No período da tarde a atividade experimental foi diferente do que costumamos fazer. Desta vez o casaco foi o objeto de experiência. Descobrir quanto aldos tem um casaco. Como se viram mangas e  se veste sem ajuda. Passámos depois aos sapatos. Dar o nó é fácil para muitas crianças que aprenderam depressa ou já sabiam. O laço mostrou ser uma tarefa a exercitar.

Na sexta feira o momento mais significativo foi o aprender a data de nascimento de cada um. O calendário do mês de Janeiro surgiu e vimos que ninguém faz stórim nasceu, em Abril faz anos a Inês, no dia 22. E m Maio e Junho não há meninos a fazer anos. Em Julho faz o Dinis a Maria e a Matilde. Em Agosto faz o António e o Gonçalo Mauricio. Em Setembro faz o Gonçalo Marchana e o Gonçalo Rocha. Em Outubro faz o Miguel, em Novembro faz o Simão a Beatriz,   a Iris  e o Pedro Moiseenco. Em Dezembro faz o Afonso e a Mónica. A sinalização no calendário far-se-á mês a mês.

Hoje, segunda feira a história foi "o carnaval na floresta". Deixo-vos o endereço eletrónico:
 http://historiasparapre.blogspot.pt/2011/02/o-carnaval-na-floresta.html
Fizemos a análise das emoções referenciadas na história, perguntas e respostas pelas crianças. Após o lanche os meninos fizeram o levantamento de palavras ouvidas ao longo da história e construímos a ficha fonológica.

No período da tarde a matemática chegou ao carnaval. A partir do resultado das somas apresentadas pintaram as bolas no fato de palhaço. Os mais novos pintaram tantas bolas quantas a apresentadas. Ficou assim construído o primeiro quadro matemático.





terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Apanhado da semana ( segunda e terça feira)

Ontem segunda feira foi dia de Histórias  Desta vez ouviram a história " Um bocadinho de Inverno".
Deixo-vos o endereço do livro .
http://pt.slideshare.net/virginiaferreira83/um-bocadinho-de-inverno
Caso queiram confirmar se a história que o vosso filho vos contou coincide com a que ouviram ou serem vocês a contar mais uma vez.

Fizemos depois um jogo em que as crianças tinham que falar do clima que a história descrevia, o espaço onde se realizava, as personagens que entravam  e o enredo.

Falámos ainda no que era uma mensagem e como se enviavam mensagens .

Da avaliação do período anterior foi registado que há algumas crianças com alguma dificuldade na apreensão e preenchimentos em linhas fechadas, pelo que, hoje o registo da história foi dado com a imagem ficando a pintura a cargo de algumas crianças e com a responsabilidade de terem a linha de fronteira em conta..

Registámos alguns contrários/opostos como frio/quente, derreter/congelar, dormir/ acordar, procurar/encontrar.

Encontrámos ainda alguns plurais  amigos e folhas.

O resto do dia foi preenchido com várias atividades, agora em pequenos grupos.

Terça feira

Começamos o dia  a cantar e a dançar. Foi apresentada uma coreografia de roda, todos gostaram e depressa aprenderam.

Fizemos depois jogos de identificação entre fonema e grafema, entre quantidades e simbolos numéricos.

Algumas crianças dedicaram bstante tempo em atividades que escolheram livremente e produziram objetos a três dimensões construidos sem ajuda.



domingo, 10 de janeiro de 2016



DIA BEM DIFERENTE...



Pintando uma tela....

mais um retoque.....











LANÇAMENTO DO LIVRO:
SAPO MALTEZ









Dia bem diferente....



Na sexta-feira dia 8 de Janeiro,os meninos do Jardim de Infância de Vila Viçosa,experimentaram um dia bem diferente....
Ao contrário dos outros dias "menos diferentes" hoje o nosso espaço habitual,Jardim de Infância de Vila Viçosa mudou todo o seu funcionamento para a sede do Agrupamento(Escola Públia Hortência de Castro).
Desde o inicio do dia até ao seu final,as crianças desenvolveram um conjunto de atividades,bem adequadas á sua faixa etária e sobretudo bastante divertidas....
Conheceram uma nova escola,provavelmente aquela que um dia daqui a uns anitos irão frequentar...
Conheceram a Biblioteca,a Secretaria,a Reprografia,o Auditório e aquele grande Ginásio onde puderam correr e jogar á bola.....coisas que a chuva  os impediu de fazer de há uns dias para cá...
Almoçaram no Refeitório dos meninos "grandes"....como se de um "restaurante" se tratasse...
Bem foi super divertido....
Prometo deixar-vos o registo fotográfico...

sábado, 9 de janeiro de 2016

Um dia na sede do Agrupamento

Participámos no lançamento do livro do escritor "Pedro Jardim". Ouviram a história contada pelo próprio. estiveram muito interessados!!!!!

Almoçaram os meninos na sede do agrupamento, estavam contentes a comer na mesa dos crescidos, a serem servidos como os crescidos...sentiram-se também crescidos!

O período da tarde também teve alguma surpresas. Fizeram jogos no ginásio que adoraram. Correram, escorregaram, fizeram um percurso dançaram... Foi entusiasmante ver o prazer que o espaço e a atividade lhes proporcionou. Obrigado Telma pela escolha dos jogos.

Outra atividade que gostaram muito foi  a de pintar em cavaletes e tela.

Viram ainda um filme os meninos que ficaram após as 15.30.

Foi diferente e variado!


sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

"O que acontece a uma vela acesa se lhe tirarmos o ar?"

 Deixo hoje a atividade do dia.
"O que acontece se tirarmos o ar a uma vela acesa?"

Acendemos duas velas do mesmo tamanho. Verificámos que a chama que produziam era igual.
  
Colocámos  depois um copo em cima da vela que o grupo escolheu. Contámos até 7 e a vela apagou-se. A que estava fora manteve-se acesa. Porque se apagou a vela?


"Porque se acabou o ar" respondeu a Matilde.
"Porque demorou a apagar-se?" Porque lá dentro  (do copo) ainda havia um bocadinho de ar disse o Gonçalo Rocha.

Fizemos depois a experiência de colocarmos um copo maior em cima da vela (não temos imagem), agora a vela apagou-se quando chegámos ao 13 ( em contagem com o mesmo ritmo). 

Diz a Maria como conclusão do que estava a ver "Demorou mais porque tinha mais ar!".

O grupo aderiu à experiência com interesse, e foram muito interventivos.  O que correu menos bem foi o registo.
 Como é possível que  tenham chegado a conclusões tão lógicas em presença do s acontecimentos e  depois terem tanta dificuldade em organizar o que viram?

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Os reis chegaram com prendas à sala...

Logo de manhã quando falámos no dia da semana todos se lembraram que era dia de Reis.

Perguntou Uma da crianças "Os reis vêm cá?"

O adulto respondeu-lhes que não, e falou da história relacionada com o Natal. Todos aceitaram.

Passado algum tempo bateram à porta e eis que tivemos uma surpresa


Prendas para todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Obrigado à Junta de Freguesia, são sempre oportunos nas ajudas que nos têm dado.



terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Ainda o Gigante egoísta, o dia de reis e as coroas.

Hoje foi um dia muito calminho. Muitas atividades e um som agradável na sala.
Faltaram alguns meninos mas ainda estavam presentes 18 crianças.  Voltámos ao "gigante egoísta" e cada criança falou sobre a a parte que mais tinha gostado. Curioso as opções!

Dividimos depois as tarefas, uns começaram o dia por fazer o registo da parte escolhida da história, falando depois no testo que queria escrito, outros começaram por fazer a coroa do dia de reis, decorando com materiais à escolha que tinham que cortar e colar.

As alternativas propostas foram estas. Trocaram de tarefas após execução pois todos passaram pelas duas.

Houve ainda tempo para a escolha de atividades livres e para os jogos entre pares.

Eis os registos




A forma como cada criança se dedicou à sua coroa mostra-nos um pouco a sua maturidade. Alguns com uma organização definida, outros colaram de forma arbitrária. Alguns escolheram formas especificas procurando o que havia ou recortando, outros apanhando o que tinham a jeito.

O registo das várias partes do conto também foi um momento de realçar, pelo que deixaram p'ro futuro e pelas trocas de saberes entre as crianças.

"No jardim do gigante as crianças subiam às árvores felizes. Os pássaros cantavam lindas melodias.

"O gigante mudou e coorreu a ajudar o menino que era um anjo, mas ele não sabia."

"As crianças subiam e desciam das árvores felizes."

"O gigante tornou-se muito bom e deixava que os meninos escorregassem pelas suas pernas"

"Todas as crianças gostavam de subir às árvores"

Olha vem aí o dia de Reis....


Muito conversámos sobre o natal,as prendas,as festas....mas agora vem aí na quarta -feira o dia dos
Reis Magos...e pronto!
Já não nos lembrávamos dos nomes dos três Reis,bem mas a Leonor até se lembra que um é o Gaspar e outro é Baltazar....
Do outro lado Madalena e Matilde não chegam a acordo sobre o nome do terceiro:"BELCHIOR"?
"MELCHIOR"....é isso diz a Catarina.
Do que se lembram melhor é que estes famosos Reis não viajavam nem de carro,nem de comboio,nem tão pouco de avião,mas sim de CAMELO(aquele animal.que tem duas marrecas nas costas...)lembrou-se alguém...
E eram uns reis muito ricos....tinham coroas de ouro,e também ofereceram ouro ao menino Jesus,e outras coisas que não sabemos o nome....diz a Joana....

PROJETANDO.....

ESTÀ MESMO GIRA........

E AGORA?

EU PINTO O REI.....E TU CATARINA PINTAS O CAMELO::::







segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Janeiro chegou com o Inverno e a História do Gigante egoísta.

Hoje foi o primeiro dia do ano 2016 no Jardim de INFANCIA.  Todos tinham novidades. Uns sobre viagens, outros sobre prendas, jantares, festas, borreguinhos que nasceram enfim, um "mar de vivências".

Esperavam as crianças pelo conto que lhes tinha destinado para hoje. Estavam calmos e senti-os predispostos a ouvir mais uma história. Esta de Oscar Wild, o "Gigante egoísta".  Vi em todas as crianças a raiva ao gigante por não deixar as crianças brincar no seu jardim, senti-os em consonância comigo quando lhes falava nos cheiros da primavera, ou no frio que da neve do Inverno. A história é linda. Deixo-vos o endereço para a poderem ler se assim o entenderem. A história ouvida na sala foi contada por mim e projetada em power point. Esta que vos deixo é contada em Brasileiro.

A atividade que se fez relacionada com o conto foi o levantamento de palavras que ouviram na narrativa. Fizemos o registo escrito e pitográfico. Os mais velhos, fizeram uma ficha fonológica com estas palavras. 

Os mais novos, sentiram-se entusiamados em decorar as coroas para o dia de reis. Uns cortaram os papeis decorativos e colaram na coroa tendo em conta alguma organização no espaço desta. Outros, de forma arbitrária com a cola a abundar nas suas mãozitas.

O dia teve um balanço muito positivo tanto nas relações entre todos como na predisposição em seguir a rotina da sala e absorver coisas novas.

Vamos ver que história contam em casa...