quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A massa que fica liquida quando lhe tocamos com carinho e fica dura quando lhe batemos...



Hoje a experiência que aqui vos deixo foi muito participada pelas crianças. Maizena e água foi a preparação que se fez em presença de todos. Passou depois de mão em mão o vasilhame que tinha A MASSA. Colocaram a mão devagar na massa e ela agradecia envolvendo-lhes os dedinhos e escorrendo destes para a tigela. Quando com a a outra mão davam socos na massa, esta tornava-se dura como uma rocha. uhaaaaaaaa!
Vejam só...


Os instrumentos que precisámos

A massa

o contato. Sólido quando lhe aplicávamos força

Liquido quando lhe tocávamos com delicadeza

A Diana esforçou-se em sová-la

O Nuno também



E por fim, a mais pequenita da sala foi buscar a pá e a vassoura para apanhar os pedacinhos de massa que cairam.





quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Mexer na terra é bom! 4 feijões deram 4 feijoeiros.


Depois de marcarmos as presenças e contarmos as novidades demos continuidade à plantação dos feijoeiros. Bem germinados os nossos feijões passaram a ter cama nova...
 O Gonçalo tinha frio. mas a plantação deu-lhe calor...



O Simão sem querer partiu o caule a um dos feijões.
Enquanto um grupo acabava a plantação outros tratavam dos feijões já plantados e outras crianças ainda faziam o registo dos gigantes.  Um pequeno numero resolvia situações criadas pelo adulto em que a quantidade dos feijões "foi alterada" como por exemplo ( se o João encontrasse dois velhos e lhe dessem a mesma quantidad de feijões com quantos ficava o João? ou, se o velho lhe tivesse dado 4 feijões numa das mãos, dois na outra e 1 na boca com quanto ficaria o João? E se o velholhe tivesse dado tantos feijões quantos meninos da sala, quantos feijões levava para casa?...).

 




terça-feira, 24 de novembro de 2015

João e o pé de feijão. Os anos da Iris. O autor da História "A raposa e o raio de Sol".

Deixo hoje registado os dois últimos dias desta semana.


Na segunda feira a natação correu bastante melhor. Ambiente mais calmo nos vestiários tivemos  ajuda por parte de duas mães a tempo inteiro. Quase todas as crianças ajudaram no seu melhor a vestir-se e a despir-se. Na água estiveram felizes, desta vez todos participaram sem choro.

No período da tarde, terminámos a história do "João e o pé de Feijão"e festejámos o aniversário da Íris.
Terminou o nosso dia de atividades.
Os anos da Íris
Os amigos cantam-lhe  os parabéns


Na terça feira, começamos o dia com a partilha de novidades indo de seguida ouvir a história "A raposa e o raio de Sol"contada pelo autor.




No período da tarde iniciámos as atividades relativas à nossa história "O joão e o pé de feijão"
Não tenho todos os registos, um dos grupos ainda não terminou a tarefa, o outro sim. Fica então esse registo.


O "J" Maiúsculo e minusculo dos livros ou de imprensa  e o "J " maiúsculo e minúsculo manuscrito ou de mão dada feito em plasticina.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O feijão germinou.

Vários projetos se desenvolvem no dia a dia da nossa sala. "Prevenção rodoviária" , "Da germinação à colheita", e ainda o "sistema solar" que tanto gozo tem dado às crianças. 

'Que misturada dir-me-á quem  lê...

Pois mas o mundo das crianças não é estanque, o meu papel como educadora é dar respostas sempre que o interesse seja genuíno e não quando o programo  separado de interesses e motivações. Qualquer dos assuntos expostos podem levar meses na mira das crianças. Do sistema solar voltámos novamente ao nosso planeta onde podemos entender que as regras de transito são importantes e fundamentais para todos poderem circular. Nos outros planetas isso não é necessário, não há pessoas. No nosso planeta há ar respirável e por isso podemos cultivar produtos para mais tarde nos alimentarmos. 
Podemos ligar os projetos se pensarmos em termos relacionais.

O Nosso feijão germinou e estamos a passá-lo a para um vaso maior. Cada criança é responsável pelo seu vaso. A observação é diária.

Paralelamente, os sinais de transito vão aparecendo e irão servir de orientadores no transito que vai surgir quando todos construirem os seus carros.

Passo a passo vamos absorvendo o mundo.

Esta semana também passámos pelo registo da consoante P. Fizemos jogos de associação da sonoridade "Pê" com o desenho correspondente ao som. Inventariámos ainda muitas palavras que começam com este som.

Deixo-vos aqui a evolução dos feijoeiros. Tudo será registado em cartaz para mais tarde podermos ler e ter a noção de todo processo.

Começámos assim:

Pôr terra na latinha
colocámos 4 feijões 


 Identificámos a lata

REGÁMOS
 Dias depois a Matilde perguntou-me se tinha colocado ali esparguete...
Dias depois já viamos folhinhas verdes
 Dias depois estava com um caule enorme mudámo-lo de "casa". UÄÄÄÄÄ tantas raízes!!!


Hoje sexta feira os emninos levaram os vasos para casa para trazerem cheios de terra. A Plantação estará pronta dentro de dias.( Assim o espero!).

Segurança para os mais pequenos:






Vejam com os vossos filhos(as) alguns videos sobre o tema .


Não temos fotos da atividade realizada,mas também os meninos(as) da turma A do Jardim de Infância de Vila Viçosa participaram no circuito de bicicletas.Nem todos trouxeram bicicleta,mas todos participaram:uns como ciclistas, outros como peões,agente da GNR...Há crianças que já conseguem andar,outras ainda estão na fase do "muito caio ali me levanto..."
Conhecem alguma sinalética: O significado de um STOP,um sinal OBRIGATÓRIO,uma PASSADEIRA PARA PEÕES....


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

1 dia de Natação


 Quarta feira foi o dia de iniciarmos esta atividade. Teve alguns precalços confesso que por minha culpa. Acredito que da próxima vez tudo correrá melhor.

Dentro de água foi muito bom. Temperatura excelente. A zona dos vestiários é que foi  mais complicado tanto o ato de vestir e despir como o espaço para o fazer
.
 Peço aos pais que ajudem os filhotes a ser mais autónomos.  Os adultos estão para ajudar no que for preciso mas  é muito difícil vestir todas as crianças, virar roupa  e estar a horas certas dentro de água para aproveitar todo o tempo desta atividade.

 Conto com a vossa ajuda no sentido de trabalharmos com as nossas crianças a vestirem-se sozinhos em casa. Dêem só uma ajudinha pequena, lembrem~se que uma criança autónoma nas pequenas coisas é ponto de partida para terem sucesso nas grandes coisas. 

No período da tarde organizámos a sala, e começámos a fazer a sinalética rodoviária.

Sinais, circuito bicicletas e escola segura.

Prevenção rodoviária

Deixo-vos hoje um pequeno filme do que foi a gincana do dia 17. Todos participaram. Que bom seria termos um piso mais direitinho no nosso jardim. Poderíamos trazer as bicicletas mais vezes para treinarmos o pedalar.  Mesmo pedalando com mais ou menos dificuldade foi muito bom. Obrigado á escola Segura!!!!.




Bicicletas arrumadas, 1 minuto para nos despedirmos. Obrigado pela paciência e carinho.


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Segurança Rodoviária

Numa parceria com a GNR - ESCOLA SEGURA, realizou-se no nosso jardim uma ação com vista à sensibilização e segurança rodoviária. Foi montado um circuito com estradas, rotundas e passadeiras, onde peões, ciclistas, triciclistas e trotineticista (acho que a palavra não existe...) experimentaram a necessidade do cumprimento das regras rodoviárias e aprenderam ou relembraram alguns sinais de trânsito. 



























No fim, já na sala, os agentes Nuno Machado e Rui Plácido conversaram com os alunos acerca da necessidade do uso da cadeira e cinto quando andam de carro. E ficaram a saber que... alguns papás e mamãs não cumprem estas regras, pondo em risco a segurança dos próprios filhos. Ai, ai...