quinta-feira, 26 de março de 2015

Visita ao lar da Misericórdia

Quinta feira dia 27

Hoje a azáfama foi grande . Fizemos um ensaio com musica na sala mas não resultou. A música estava rápida demais para o ritmo do grupo. Optei por não cantarmos com música de fundo.

Todos empenhados, uns vestidos a rigor outros com o rigor da responsabilidade lá fomos nós ver os velhotes do lar.

Ficaram as criança um pouco apreensivas com os nossos amigos. Uns dormiam outros olhavam para as crianças com os olhinhos a brilharem. Criam abraça-los.

Cantaram, representaram e lancharam.

No período da tarde ainda tivemos uma pequena tarefa, decorar os papéis de embrulho.

Deixarei aqui o filme nos próximos dias.

sábado, 21 de março de 2015



Somos finalistas dos heróis da Fruta!!Obrigado aos pais, obrigado a todos os outros que votaram no nosso hino. Prometemos que mesmo que não sejamos os vencedores ser sempre os HEROIS DA FRUTA. No fim do mês saberemos se somos os vencedores.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Obras de arte para o dia do pai.

Quarta feira dia 18

- Após as noticias do dia, fizemos um ensaio do nosso  "musical". Temos data marcada para fazermos a apresentação. Vai ser esta a nossa contribuição  para distrair  os mais idosos  e para quem está doente sentir-se um pouco melho. Vamos dia 26 de Março. De manhã deslocar nos-emos ao lar da Misericórdia e de tarde à Cruz vermelha.

No segundo momento da manhã tivemos a embrulhar as prendas para o pai que aqui vos deixo hoje o registo.

De tarde,  os mais novos estiveram a separar peças de jogos (numeros e letras).
Os mais velhos fizeram jogos de associação. A partir de uma palavra designando um objeto fizemos uma lista de outros objetos a que o primeiro nos levava. Registámos a palavra chave e fomos criando derivadas para as outras. Assim a partir de Papel, chegámos a lápis, caneta, tinta e árvore. A partir de colher, chegámos a tigela, garfo, faca, prato, comida e copo. No final de três registos, cada criança leu o que tinha "escrito".

Eis os registos das prendas para os pais:












 Faltam algumas obras neste registo que, estão tão lindas como estas mas,  que por ainda não estarem acabadas no momento em que o registo aconteceu não  estão aqui.

O material usado como podem verificar é básico. Algumas caixas de papelão do super mercado e as tintas que os pais compraram para decorar os "telefones" no carnaval.

Cada criança tentou fazer o retrato do seu pai. Não estarão bem iguais mas acreditem que foram lembrados em todos os pormenores. 

Parabens para quem é pai. Um dia feliz.




terça-feira, 17 de março de 2015

Natação, musical e balanço dos trabalhos para o dia do pai

Terça feira dia 17

Nos dias de Natação os ânimos estão sempre altos para a maioria das crianças.  Organizámos-nos em dia de chuva na saída do jardim para o autocarro e do autocarro para a piscina.  No interior da Piscina, as crianças mais velhas estão autónomas no vestir e despir e os mais novos vão colaborando como podem. Correu muito bem.

Dentro da piscina todos participaram ativamente, o choros já desapareceram. A prof. Verónica já tirou as braçadeiras ao grupo dos mais velhos por minutos. Tinham ainda a "esparguete" a apoiar.

No período da tarde ensaiamos o nosso "musical"para levarmos como ação de solidariedade ao lar dos idosos e à secção dos cuidados intensivos da cruz vermelha.

Definimos ainda o roupeiro que necessitamos para o momento.

O grupo dos mais velhos preencheu ainda uma grelha com os resultados de somas que o Guilherme resolveu distribuir pelos amigos. Foi um sucesso.

O grupo dos 4 anos partilhou jogos e brincadeiras na casinha. O jogo já é social para todos. Todos representam papeis.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Pê de pai. Cantigas: O meu pai é grande! Laços de familia relacionados com o pai.

Segunda feira dia 16

Hoje o dia foi também dedicado ao pai.
Ouviram a história "Pê de pai" e a cantiga o meu pai é grande.
A História é metafórica, todas as crianças gostaram pediram para contar mais do que uma vez.
Fizeram depois as crianças a sua metáfora relacionada com o que fazem com o pai.

Com o conjunto das metáforas fizemos páginas suficientes para fazer um livro. A ilustração está deveras bonita.

Hoje as crianças estiveram muito bem, baixaram todas o tom de voz e participaram nas atividades com animo. Deixo aqui a história para que os vossos filhos vos contem.

 O pai é o centro das nossas atividades. Hoje falámos também dos laços de familia relacionados com o pai. Quem é o irmão do pai e o pai do pai? e a mulher do pai?... ( continuará).





quinta-feira, 12 de março de 2015

Como vejo o meu pai, que sei dele. Termino das pinturas

Quinta feira dia 12

Hoje no planeamento combinámos como iamos gerir a vida na sala só com 1 adulto.

Cada criança deu o seu testemunho sobre o pai. A importância deste personagem na vida das crianças foi notória em todos. Dividiram-se depois as crianças em dois grupos. Um foi acabar as pinturas, outro foi fazer um registo sobre como vêm os seus olhos o pai.

Cada criança apresentou o seu trabalho ao grupo.

Estas atividades ocuparam bastante tempo, mais do que é normal numa atividade.

O tempo das atividades livres também chegou tendo as crianças cumprindo o combinado no primeiro momento do dia. 

 


quarta-feira, 11 de março de 2015

Prenda para os pais e lamentos

Quarta feira dia 11

 Da conversa da manhã todos adoram o pai. Houve uma criança que disse:
- A minha mãe vai ficar muito contente!
A educadora disse-lhe que a prenda era para o pai ao que a criança ripostou:
- Não faz mal, pode ser para o pai, mas a mãe também vai  ficar contente!!!.
Está bem!

Foi uma manhã sufocante.
Hoje o problema não foi das crianças mas do adulto.
Sinto que não consegui dar  resposta individualizada às crianças. Muita solicitação para recursos muito limitados. Idades muito diferentes ( nesta fase na maioria da situações, meses de diferença são notórios) capacidade de resolução muito diferentes.
Gostaria de, com cada criança,  explorar o seu potencial,  dar resposta aos seus interesses. Cada vez me sinto mais longe desta forma de estar. Sinto-me revoltada interiormente por querer fazer e não poder. Sinto que por muito que corra não encontro luz.
"Sem ovos não se fazem omeletes"dizem-me as pessoas mais próximas, mas eu tenho os ovos, o calor, a frigideira só me faltam as mãos para pôr tudo em ação!.
Desculpem os pais este desabafo. Vivemos entre dois mundos em que nos empurram de um lado para o outro como se fossemos joguetes. Uns já deram demais, outros  não têm que dar. Quem se terá lembrado de dividir uma casa a meio? Uma casa em que uns dão o pão outros decidem quem habita?
Senhores de gabinetes, burocratas que nunca entraram num jardim de Infância. Convidava-os a vir passar uns dias comigo. Sem flores à porta nem cafezinho. 
Continuarei amanhã com o registo do dia a dia dos vossos filhos.



terça-feira, 10 de março de 2015

Natação e termino dos registos

Terça feira dia 19

Hoje a natação correu muito bem, alguns meninos e meninas foram pela primeira vez e portaram-se lindamente!

O Miguel que tinha tido medo no última vez foi agora um campeão. O Dinis começou com receio mas depois descontraiu, o Rodrigo foi um herói. O Gonçalo Mauricio demonstrou uma independência excecional quer a vestir , quer a despir e não teve qualquer problema na piscina. 

Regressámos ao Jardim cansaditos e um pouco ensonados.

No período da tarde terminámos os registos da história e houve tempo para escolherem a atividade que queriam.

segunda-feira, 9 de março de 2015

A História "Dança que dança toca que toca". Muisca e musical.

Segunda feira dia 9

Depois da conversa da manhã, o musical chegou pé ante pé. Um coro que canta muito baixinho. E agora? como subo o volume a quem fala alto e canta baixo?

Chegou o Prof. Carlos e os ritmos continuaram.

Após o recreio, veio a história "Dança que dança toca que toca". História longa, com elementos divertidos. Os mais velhos assimilaram mais ou menos, os mais novos só a ultima parte.

Três irmãos de feitios diferentes fazem a história. 

Esperemos para ver como evolui.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Ainda o musical. Como passar uma cantiga de singular a plural? Afunda ou flutua?


Quinta feira dia 6

Depois das noticias do dia, fizemos um ensaio do nosso musical. Houve alterações nas personagens. Antes, tínhamos 1 elemento para cada personagem, agora temos 2 reis, duas rainhas, dois cozinheiros e 1 conselheiro. A cantiga passou a ser "Era uma vez dois reis com 1 grande barriguinha...
Os tempos verbais mudaram:
 isto diziam as rainhas
meio triste meias zangadas
mas os reis continuavam
Como se não fosse nada

bom dia senhores reis
vossas altezas são os maiores
os reis devem ser grandes
Se forem gordos 
Ainda melhor

Isto diziam os cozinheiros
Olhando os reis de alto a baixo
os reis que comam que comam
Querem lá perder o tacho...
 
Prosseguimos o dia com a atividade experimental  que se relaciona com a história do Vasco da Gama. O que flutua e o que afunda.
O que é flutuar?
O que afunda?
Que espécie de material afundou? ( madeira, esponja, metal, plástico).
Uma pedra grande afundou, colocámo-la depois dentro de uma caixa e fechámos a caixa. O que aconteceu?
- A caixa não afundou!!!!!!
Porquê?
Porque a caixa tinha ar e manteve-se a flutuar com a pedra dentro.. O mesmo acontece com as braçadeiras que os meninos põem nos braços quando vão à piscina. Foram estas as questões que se levantaram em frente do recipientes com água.

Eis alguns registos:



quarta-feira, 4 de março de 2015

Batalha naval. Caravelas. Temos um musical!


Quarta feira dia 4


Hoje o dia decorreu com muitas atividades, umas propostas, outras  da iniciativa das crianças.
De realçar os jogos de linguagem relacionados com a história contada na segunda feira. Caravela, marítimo, marinheiros foram alguns dos termos. Vimos na Internet algumas caravelas, e os meninos de 4 anos conseguiram fazer algo parecido. Uma pequena imagem remete-nos para um acontecimento vivido ou contado. Foi esse o objetivo.
Ficaram assim:


 Os meninos mais velhos brincaram à batalha naval adaptada. Eis os esquemas que os pais podem usar para brincar com os filhos:
Hoje lembrámos como se lê a grelha. Os números a vermelho são os que aparecem primeiro (2 de 3 por exemplo), a criança assinalou dentro de cada casa até completarmos todas as casas. Para ser jogo, cada criança tem que adivinhar onde está o porta aviões ( duas casas azuis) até lá vai registando as casa que vai pedindo. Não é um jogo fácil requer a presença do adulto mas conseguiram!!!!!!!!!

Também variámos este jogo numa tabela de adição em que a criança juntava os números a vermelho com cada um dos que estão a preto e colocava na respetiva casa.

Também houve tempo para a iniciativa pessoal. Eis o exemplo:

 Um diálogo muito animado entre os quatro.

 Estas crianças resolveram fazer um boneco que não caísse...  Problema resolvido!!!!!!!!!

Tivemos ainda dois momentos para treinar o nosso musical. Hoje com algumas alterações de personagens. Acabámos por ter 2 reis, duas rainhas, e dois cozinheiros. Assim nenhum se sentirá intimidado em cantar sózinho.

terça-feira, 3 de março de 2015

Os nossos registos do vasco da Gama. Encontro com a consoante V. Alternancias. lenga lenga com o algarismo 7

Terça feira, dia 2

Hoje,  combinámos que dentro da sala só se podia falar baixo. Só entraríamos se todos cumprissem.
Dentro da sala não falaram muito baixo mas esforçaram-se.
Os mais velhos acabaram os registos do dia anterior e os mais novos ouviram falar em alternancias.

O jogo dos mais novos foi entendido pela maioria. De imediato inventaram sequencias diferentes até 3 elementos.

O tempo no espaço exterior foi mais longo do que é habitual. O tempo estava ameno e todos estavam brincando com gosto.

No período da tarde, o V de Vasco bateu-nos à porta. Descobriram palavras com v como vitória, vasco, voto, ... vimos e experimentámos fazer o desenho desta consoante.

Os mais novos participaram na lenga lenga do 7. "Eram 7 num barco e o refilão disse assim para o patrão "vai para o chão, vai par ao chão"..."Eram 6 num barco....

Eis alguns registos de hoje;











segunda-feira, 2 de março de 2015

As lendas da nossa" História".

Segunda feira dia 2


Começamos a manhã com as noticias habituais, passámos ao nosso "musical" . Já sabemos a cantiga quase toda. Optei por retirar duas quadras da cantiga e recitarmos a poesia falando.

Alguns meninos chegaram com sono...

O prof. carlos chegou por volta das 10 horas e deu continuidade à musica. Hoje com isntrumentos musicais e ritmos de musica.

Passámos a restante manhã com o Vasco da Gama.
Vimos parte de um filme que contava um pouco da viagem que Vasco da Gama fez. Surgiu entretanto a lenda do Adamastor e ficámos por aqui hoje.

No período da tarde, os mais novos puseram em prática os seus projetos e os mais velhos fizeram desenhos à vista de uma caravela e reproduziram a imagem do Vasco da Gama.

No final da tarde, voltámos ao musical desta vez com representação.

Pergunte ao seu filho quem foi a personagem da história. Como se chamava o barco em que fez a viagem, quem encontraram no caminho...