segunda-feira, 16 de junho de 2014

Balanço da festa do Agrupamento. A fada das palavrinhas e o gigante das bibliotecas.

Junho

Segunda feira dia 16

Hoje as noticias do dia foram demoradas. Muitas crianças tinham ido aos anos da Diana Madruga e tinham noticias. Outros tinham ido à piscina ou à pesca no fim de semana e as noticias nunca mais acabavam.

Passámos depois à história de Luisa Duclas Soares "A fada das palavrinhas e o gigante das bibliotecas. a técnica utilizada foi a declamação com várias entoações de voz. 

Seguiu-se depois a analise da história "eu respondo e depois pergunto " fizemos ainda a divisão silabica da frase que constitui o titulo. 

Esta história tem seguimento amanhã.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

A esfera. O plano inclinado e direito. rebola ou não rebola?

Junho

Quinta feira dia 12

Após as noticias do dia, fomos ensaiar com a sala 1 e 3 para a festa de final de ano do Agrupamento.
Correu bem.

Passámos depois ao lanche e ao jardim exterior.

No regresso à sala, iniciámos a nossa experiência a propósito do futebol. Uma bola esférica rebola mais num plano inclinado ou num plano direito? 

Tinhamos 4 bolas esféricas trazidas de casa. Tinham tamanhos e pesos diferentes .  

1 -O que observámos:

- Mesmo sem a em purrarmos, as bolas deslizavam no piso inclinado . No piso direito ficavam paradas.

- As bolas mais pesadas demoravam mais tempo a parar
- As bolas leves paravam mais rápido.





A explicação do fenómeno ficará para a próxima semana. A certeza que todos tinham é que a bola esférica rola mais facilmente que outra bola e que numa superfície plana se tem que dar força á bola para ela ganhar movimento.





quarta-feira, 11 de junho de 2014

Camões... Quem é? Igual e diferente. A Simbologia

Junho

Quarta feira dia 11

Após a conversa da manhã em que todos têm noticias para dar, falámos de Camões. O poeta, o escritor, o namoradeiro e o emigrante forçado, tudo em poucas palavras para ficar o gostinho de vir a saber mais...

Passámos depois ao ensaio para a festa do agrupamento , fomos lanchar e depois relaxar no jardim exterior.
Quando regressámos , falámos sobre o ser igual e  diferente. Foi mais um reforço para os meninos que revelaram dias anteriores alguma insegurança nos conceitos. Vimos que uma igualdade exige que um objeto tenha a mesma cor, a mesma forma, a mesma espessura, o mesmo tamanho etc. procuraram as crianças objetos iguais e diferentes. Vimos depois experimentando que quando dizemos que este conjunto é igual a este nos estamos a referir só à quantidade. Algumas crianças organizaram conjuntos definindo os universos com muita facilidade. Eis um dos exemplos:

A Aida está a organizar o conjunto dos meninos que têm calções e os que têm calças compridas.

Foi também explorado hoje a simbologia  que representa a igualdade e a diferença. Estavam familiarizados com o "igual" mas só hoje juntámos o diferente aos que já conhecíamos,

Foi ainda feita um registo coletivo sobre todos os símbolos que conhecemos na matemática.

No período da tarde, continuámos com a simbologia mas alargando o campo para a vida. Assim cada criança lembrou os símbolos que vê no seu dia a dia. Apareceram vários. Muito bem!!!!!!! 

Nas atividades livres, os mais novos já se organizam e realizam atividades durante tempo razoável.





segunda-feira, 9 de junho de 2014

Visita à escola do castelo. A esfera a bola, o circulo e a circunferência. O maluquinho da bola.

Junho

Segunda feira dia 9

O dia começou bem! Tivemos um presente logo pela manhã. Chegou a mesa de água oferecida metade pela junta de freguesia e metade dos fundos da feira de S. Martinho. Todos fomos receber o presente.

 Obrigado à junta de Freguesia e obrigado a todos os pais que tanto contribuíram na feira para juntarmos este dinheiro.

Hoje saímos para uma visita surpresa. Fomos visitar a escola do castelo. Brincámos no jardim enquanto os meninos estavam no ensaio para a festa. Todos acharam que o parque exterior era como o do nosso jardim. Os meninos adoraram as balizas e a rede de vólei. 

Após o lanche o professor Manuel recebeu-nos com amabilidade assim como todas as colegas que ali trabalham.

Vimos as salas. o professor Manuel explicou aos meninos que hoje as cadeiras estavam colocadas de forma diferente para os meninos não copiarem o que estavam a fazer. 

Os nossos amigos do ano anterior receberam-nos com muitas saudades.

Obrigado a todos.

Os nossos meninos não quiseram fazer perguntas, acharam que tudo se enquadrava na imagem que tinham da escola "primária".

De volta à escola os mais velhos continuaram sem comentar a visita de forma espontânea pelo que perguntei o que tinham achado. Nada disseram. A Diana perguntou onde estava o resto. "Resto? " perguntei eu. 'Sim, os jogos e as coisas para brincar"... A Diana tem 4 anos.

Lamento por não ter feito registo de imagens.

No período da tarde ouvimos uma história de Luísa Duclas Soares que se enquadra no período que as crianças atravessam e nos foi muito útil hoje. A história fala-nos do ' O maluqinho da bola". Foi  depois da leitura que surgiu a esfera, a bola de futebol , o circulo e a circunferência. A propósito do futebol familiarizaram-se as crianças com a esfera. A bola de futebol é uma esfera, mas nem todas as bolas assim o são. O Rodrigo descobriu que a bola de râguebi não é. Vimos depois que uma bola não é um circulo, mas ambos são redondos. Uma circunferência é um circulo. E toda esta conversa porquê?
Porque todos gostam de futebol!
E sabem o que o projeto do futebol já nos proporcionou?
Conhecimentos geográficos- Continentes e países
Conhecimentos matemáticos :  quantidades, formas geométricas, coleções, padrões, posicionamentos no espaço etc.
Vocabulário novo
Leitura
Simbologia
Valores - Cooperação, partilha, trabalhar para um fim comum.
Eis alguns registos do dia de hoje:







 

sexta-feira, 6 de junho de 2014

A visita da mana da Inês. O brinquedo de casa e os da sala.

Junho

Sexta feira dia 6

Tivemos hoje uma visita prometida há algum tempo, a Carlota mana da Inês. A Carlota tem dois meses, acompanhámos a sua evolução na barriga da mãe e hoje vimo-la perto de nós. Diz a Inês"
- É Igual ao pai como eu!
Eis os registos

O dia decorreu com som de fundo. Os mais velhos organizaram as garrafinhas do yogurte que têm desenhado  os jogadores da sseleções. O trabalho foi minucioso. Agruparam todas as garrafas por equipas.
Os de 4 e de 3 anos utilizaram os vários jogos da sala de forma construtiva. Eis a imagem que reflete o ambiente da sala:



quinta-feira, 5 de junho de 2014

Acabámos as bandeiras dos países que jogam com a seleção de Portugal . Voltamos à mistura de cores primárias ...

Junho

Um breve apontamento sobre este dia:
Combinámos no tapete que sempre que fizessem uma pergunta tocaria um apito para que se apercebessem do que estavam a dizer. (No dia anterior  a sessão de perguntas e respostas não tinha corrido bem.) Assim decorreu, uma assobio soava cada vez que se ouvia "Posso ir à casa de banho?".
"Onde ponho a bandeira?" "Posso ir brincar?" "Onde está o David?" "O que é que ela fez?" etc....

Voltando ás bandeiras de alguns países, todas as crianças acabaram as tarefas que tinham iniciado sobre a equipa de futebol.

Algumas crianças quiseram pintar, fizeram as tintas primárias e quiseram outras cores secundárias. Estavam esquecidos... já não se lembravam como se faz o verde e o castanho. Vamos lá a experimentar...


quarta-feira, 4 de junho de 2014

A nossa participação no projeto "Flores para D. Catarina, o enxoval". A História do Espantalho enamorado. registos. Ensaio para a festa de final do ano.do agrupamento.

Junho

Quarta feira dia 4

Foi hoje apresentado a todas as crianças todas as peças que fizeram parte da nossa participação no projeto " Flores para D. Catarina de Bragança, o enxoval". As crianças ouviram a história ( quem era D. Catarina, com quem casou, porquê, e as prendas que o rei D. João IV lhe deu por essa ocasião). Cada criança idealizou a situação. Fizemos uma pesquisa e vimos imagens de D. Catarina e do rei D. Carlos de Inglaterra. Ficámos pela exploração da nossa rainha e os outros grupos terão feito o mesmo em função do objeto que vieram a fazer. Hoje vimos todos os trabalhos.

A nossa sala fez a noiva, a sala 1 fez o rei  e a sala 3 fez o bolo. Eis as imagens:


A História do espantalho encantado foi escolhida para hoje uma vez que, segunda feira não houve histórias e na semana anterior já tinham assistido à sua representação.

Estranhamente hoje o processo de perguntas e respostas entre as crianças correu mal.

 Uma história simples, com desenvolvimento conhecido mas com muita dificuldade em ser esmiuçada no desenvolvimento das perguntas e respostas. 

Algumas crianças de 4 anos esqueceram-se do que é perguntar, fazendo afirmações. Tal situação fez-me rever os próximos dias e planear para reforço da dificuldade observada.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Os 5 continentes. D. catarina já está pronta para casar...

Junho

Terá feira dia 3

A atividade de registo hoje tem a ver com a saga dos  5 continentes.
O Rodrigo lembrou-se onde tínhamos localizado cada um dos continentes para exemplificar dias anteriores e voltou a dar os mesmos nomes aos mesmos espaços. Assim tínhamos a Europa a Ásia, África, América e a Oceania em espaços diferentes separados pelo Oceano.

Hoje o Jogo foi assim:
Fizeram-se equipas com todas as idades misturadas.
Tantas quantos os continentes.
 Cada equipa escolheu um espaço. O chefe da equipa tinha que dizer em voz alta em que continente  estavam.
À ordem" Combinar" , cada equipa em voz baixa decidia  para onde queria ir e à ordem "mudar" deslocavam-se para outro continente.
 Cada equipa era questionada sobre o nome do local onde estava. Todos podiam ajudar caso o chefe se tivesse esquecido.

No final da manhã cada criança fez o registo da atividade que mais gostou nos festejos do dia da criança. A maioria desenhou o insuflável, 1 criança desenhou a História do Capuchinho vermelho que viu na mata com a família e outra as brincadeiras na mata.

A estátua de D. Catarina está pronta. Vai juntar-se brevemente a D. Carlos de Inglaterra.
Eis os registos:




Nas atividades livres nota-se o crescimento dos mais novos. A brincadeira deixou de ser a sós no meio de muitos e já é social.



segunda-feira, 2 de junho de 2014

Os registos de imagem atrasados. O festejo do dia da criança no agrupamento.

 Junho

Segunda feira dia 2

Antes de entrar nos registos do dia de hoje deixo-vos as imagens dos dias anteriores e assim termino a atualização do nosso dia a dia.

D. Catarina já vai tendo forma...


A nossa equipa de futebol



'
"Os árbitros"

  A História do espantalho apaixonado na quarta feira.


O piquenique na mata entre muita brincadeira na sexta feira dia 29 de Maio.
O dia de hoje foi muito animado, passámos toda a manhã na sede do Agrupamento onde havia vários entretenimentos. O calor impediu-nos de usufruir de alguns, mas estivemos sempre muito bem dispostos. O almoço foi num espaço diferente. Tivemos como companheiros alguns meninos do primeiro ciclo que já tinham sido nossos amiguinhos de sala.
A caminhada até à sede é que não foi fácil. Se na ida houve encorajamento no regresso estávamos mesmo exaustos. 

 Nos insufláveis...

 Os registos que se seguem foram um apanhado lindo. Algumas crianças escreviam no grande painel, cada um como sabia ( com desenhos) O Gonçalo Rocha e o Vasco estavam muito interessados em copiar as palavras que estavam escritas. Diziam eles que assim podiam deixar uma frase.



E por último, no período da tarde demos um avanço na D. Catarina.Está uma noiva muito bonita. Vai levar na mala do enxoval Tanger e BOmbain.