sexta-feira, 30 de maio de 2014

Dia mundial da criança com passeio.

Maio

Sexta feira dia 30


A surpresa do dia " VAMOS TODOS FAZER UM PIQUENIQUE NA MATA E BRINCAR MUITO"
Foi esta a surpresa que lhe quis fazer. Ficaram contentes.

Na mata brincaram alegremente. Portaram-se bem.

Houve um pequeno acidente. Um menino magoou sem querer  a Mónica fazendo-lhe um "galito". Na sala posemos-lhe creme. A Mónica nem chorou, no entanto o "tio" da Mónica ficou muito chateado com os adultos do jardim. Será que é muito difícil perceber que faz parte da vida das crianças darem pequenas quedas ?( Oxalá que sejam sempre pequenas). Nós estamos sempre vigilantes, contudo, não andamos com as crianças ao colo.O Importante é que elas andem, corram saltem, vençam obstáculos. Movimentarem-se é sinal de vida e de alegria.  Vencer dificuldades  faz parte do crescimento.


quinta-feira, 29 de maio de 2014

Continentes e países. A equipa da seleção. As musicas para a festa de final de ano.

Maio

Quinta feira dia 29

Após a novidades do dia, iniciámos a manhã com a continuação dos atividades iniciadas em dias anteriores.

Fez-se rotatividade na pintura dos bonecos. Nesta altura, algumas crianças já tinham acabado a atividade e ajudavam quem estava com dificuldade em emcontrar as bandeiras.

Outras ajudavam a pintar o vestido da D, Catarina. 

Fizemos ainda o ensaio para a festa de final de ano.





quarta-feira, 28 de maio de 2014

O que é uma equipa? As equipas de futebol da Europa. Os jogadores de Portugal.

Maio

Quarta feira dia 28

Fomos à feria do livro. 
Vimos muitos livros e todos escolheram o que queriam...
Fomos depois convidados a ver a história do espantalho apaixonado representado pelas nossas amigas do curso de assistentes de educação.

No período da tarde  a conversa de hoje centrou-se na questão "O que é uma equipa?"
Cada criança deu a sua opinião. Para uns uma equipa é para marcar golos, para outros são jogadores que têm a bola e marcam golos e ainda para outros uma equipa é o Benfica.
Tudo girou à volta do futebol.

A educadora aproveitou para perguntar o que se passa no benfica? Quantos jogadores jogam? quantas bolas há?
As respostas dadas foram variadas. Para os mais velhos há 12 jogadores, para os mais novos há muitos. Foi unânime que só há uma bola.

Perguntou  o adulto que se faz com uma bola e tantos jogadores? Os mais velhos responderam que iam passado a bola até um meter um golo.

A Educadora perguntou de novo se a bola pode estar  com um jogador muito tempo. Responderam que não, senão os outros tiram!.

Pois,  chama-se uma equipa porque fazem o trabalho em conjunto. E nós? Acham que fazemos "coisas"em conjunto? Diz o Gonçalo Mauricio:
- Mas não temos baliza para meter os golos!"

As equipas constroem-se e o Gonçalinho já é membro da nossa equipa.

Foi depois distribuído a todos um boneco futuro jogador da seleção para pintar com as cores de Portugal. Os mais velhos começaram esta atividade.

Os mais novos fizeram os árbitros.

Viram depois o grupo dos leitores quais os países que vão jogar com Portugal. O Rodrigo disse que ia ser a Alemanha, o Gana e os estados Unidos da América. Fomos ver á internet as bandeira. 

Cada uma das crianças após ter um jogador pronto passou a desenhar o símbolo dos países que participam nos jogos com Portugal e a assinalar no mapa.

Viram que os estados Unidos da América fica no Continente Americano, o gana fica no continente Africano e a Alemanha na Europa. Mais tarde virão os registos de imagens.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Já começamos a viagem do futebol. Os continentes, os paises e os jogadores de futebol... e a ginástica

Maio

Terça feira dia 27

 Os registos têm estado atrasados no entanto assim que possivel estarão atualizados.

Hoje as novidades do dia eram as cadernetas de cromos relativos ás equipas de futebol.  Pedi ao Rodrigo e David para lerem aos amigos sobre os cromos que tinham na mão. O Rodrigo identificou todos os jogadores, dizendo as equipas a que pertenciam. O David colocou-os no devido lugar identificando o numero correspondente. 

Vimos no mapa que há 5 continentes. Mas o que é isso? Perguntou o Pedro Moiseenco.

Vamos exemplificar:

Uma das mesas passou a chamar-se Europa, outra Africa, outra América, outra Ásia e o Tapete a Oceânia. Na Mesa da Europa colocaram-se vários livros, Cada livro representava um Pais, e assim sucessivamente. Entre as mesas só há água são os Oceanos. Será que o esquema que a criança constrói com este exemplo é o mais adequado? Não sei. Passei de uma abstração a uma representação. Conforme as perguntas que as crianças forem suscitando assim se vai desenrolar este tema.

No espaço exterior fizemos ginástica. Hoje o jogo do dragão que apanhava os meninos que não encontrassem a sua casa. Permitiu esta atividades verificar os reflexos de cada criança e a noção de espaço.

Todos representaram esta atividades.


 






segunda-feira, 26 de maio de 2014

Muitas noticias para contar... O aniversário da Carolina, O dragão viajado pelos 5 continentes. As equipas de futebol do Mundial.


Maio

Segunda feira dia 26

Uma semana de separação deu para que as noticias se acumulassem e  as saudades fossem muitas. 

Coincidiu este dia de regresso  com os anos da Carolina.

 Orgulhosa nos seus 5 anos a aniversariante mudou a sua foto dos quatro para o grupo dos 5 no mapa. Lanchámos  na sala e brincámos no exterior.


 O dia continuou com a história do "Dragão viajado pelos 5 continentes" Pretendeu-se com esta história  conhecer espaço geográficos relacionando com a motivação do momento que são as equipas de futebol. A história fala-nos em crianças de raças diferentes e nos espaços onde vivem. Hoje ouvimos falar em Continentes, No futuro iremos preenchê-los com alguns países do mundial de futebol.

Os mais velhos tiveram a fazer o gráfico da história ( as crianças que o dragão transportou) e os de quatro anos a brincar com a palavra dragão. Quantas letras? Qual a ordem? ...

Os mais novos estiveram em atividades livres neste momento.
Eis os registos:



O que estas crianças quiseram registar foi que o dragão transportou os seguinte meninos:

3 meninos indios da América
6 meninos de África
10 meninos da Ásia
8 meninos da Europa.


sexta-feira, 16 de maio de 2014

Sexta feira dia dos projetos individuais.


Maio

Sexta feira dia 16 

No dia dos projetos pessoais deixo as imagens sem muitos comentários. Foram cumpridas as regras na maior parte do tempo.










quarta-feira, 14 de maio de 2014

Vamos contar e registar, Vamos fazer um gráfico!!!!!!! E que tal a batalha naval?

Maio

Quarta feira dia 14

Foi hoje o dia dedicado à matemática...
Contagens, identificação da simbologia numérica, correspondência entre símbolos e a quantidade, registar em gráfico dados de um problema foram atividades que nos preencheram grande parte do dia. As crianças de quatro anos  fizeram o jogo em que tinham que identificar o lugar numa tabela de 2 entradas. Como por exemplo (4,3. Quatro na vertical e três na horizontal... Eis os trabalhos:

crinaça de 3 anos
criança de 3 anos
gráfico- criança de 5 anos
Identificação de espaços na tabela de duas entradas. Criança de 4 anos

terça-feira, 13 de maio de 2014

Viver o noso corpo. Do mais para o menos. Registos.

Maio

Terça feira dia 13

Depois da conversa da manhã  fizemos ginástica. Hoje no espaço exterior.
Nota-se que as crianças mais novas estão completamente integradas nos esquemas esforçam-se por cumprir o que lhes é pedido.
Os exercícios de hoje consistiram em coordenar movimentos entre os membros, descobrir que no corpo temos  articulações que nos permitem fazer todo o tipo de movimentos. Passámos depois ao uso dos arcos. Saltar de arco para arco com um só pé, com dois pés, a correr foram exemplos do que fizemos. 

O Jogo dos arcos surgiu na parte final. Contaram-se os arcos e os meninos. Cada criança ficou com um arco.  Quando as palmas se ouviam, todos corriam sem pisar as casas. Quando as palmas paravam cada criança regressava a casa. Um arco tinha sido tirado e como consequência a criança passava a bater as palmas para os amigos. Por cada mudança contava-se os arcos em jogo e os meninos. 

Os mais novos tiveram a fazer o molde das mãos com uma massa especial. Ficaram expectantes quando a educadora lhes pediu para pôrem a mão na massa mole. Passado segundos, a massa estrava dura e a mão saia seca. Depois aquele espaço da mão foi cheio com gesso liquido que ficou duro num instante... 

 Eis os registos:







Os registos desta atividade foram assim:

Gonçalo mauricio - 3 anos

Carlota - 5 anos

Beatriz - 3 anos
Por último os registos das mãos com massa especial:



segunda-feira, 12 de maio de 2014

História- Os bolsos da Marta.Jogos: adivinhar o que tenho no bolso. Como desenho os algarismos?

Maio

Segunda feira dia 12

Após as noticias do dia ( que hoje foram muitas) passamos à definição do planeamento do dia.
Continuámos com a história "Os bolsos da marta". Fizemos o jogo eu respondo e depois pergunto. Passámos depois ao lanche e recreio.

No segundo momento da manhã.  Fizemos um jogo em que o grupo em geral tinha que adivinhar o que a educadora tinha no bolso. Foram dadas algumas pistas até se chegar ao  objeto.

Como todos tinham acertado em objetos, fomos contar quantos objetos tinha a educadora no bolso. Ao fazermos o registo a educadora verificou que o desenho dos algarismos seguia um percurso estranho embora o resultado estivesse certo. 

Foi proposto aos grupos de 5 anos uma atividade em que os algarismos deveriam seguir um percurso fez-se assim uma grelha em que o começo de cada algarismo foi assinalado por uma bolinha pequena.

As crianças de 3 anos fizeram um exercício em que  se tinha que respeitar a linha de fronteira,  e as cores referidas. Foi um sucesso.

 

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Construções na areia

Maio

Sexta feira dia 9

Após as noticias do dia, combinámos hoje que o primeiro momento da manhã seria para fazer construções na areia. De baldes. pás, e carros lá fomos nós.

Via-se  de tudo na areia. Os entusiastas, os observadores, os que tocavam na areia com aponta dos dedos e até houve quem se ajeitasse e fez uma banda divertida. Eis alguns registos:


No período após recreio fomos para a sala e aí organizaram-se segundo os interesses de pequenos grupos. Estiveram calmos, e organizados.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Uma viagem ao mundo da realeza. D. João IV, D. Luisa de Gusmão e D. Catarina de Bragança. Padrões e quantidades

Maio

Quinta feira dia 8

Noticias do dia. Planeamento. Quiseram os meninos de 4 anos integrar no nosso planeamento mais tempo para as atividades livres. Combinámos que após as atividades iniciadas tinham todo o tempo para os projetos de cada um.

Empacotámos as mãos em caixas forradas com o poema feito por todos. Era assim:

 Mãe, amo-te
Gosto muito de ti
Tenho saudades tuas quando te vais embora
Adoro-te
És a minha melhor amiga
És a melhor mãe do mundo
És a minha melhor amiga
És a melhor semente
Gosto de trabalhar contigo
Mãe gosto de brincar contigo.

Algumas crianças não se pronunciaram pois parecia que os amigos já tinham dito tudo, apontaram frases com as quais se identificavam. 

Os meninos de 3 anos irão fazer as suas mãozinhas na próxima semana. As mães que esperem o mimo que lhes vai chegar...

Contou-se hoje a história do unico rei nascido no palácio de Vila Viçosa. Demos um pulinho pela sua vida. falamos na sua esposa e na filha. Os meninos de 5 anos continuaram a fazer a saia da D. Catarina. No final do dia já o papel ficava mais seco. Aguardamos para amanhã para tirar as conclusões desta experiência.










quarta-feira, 7 de maio de 2014

A história que ouvimos e a que conseguimos contar. Padrões.

Maio

Quarta feira dia 7 

Noticias do dia. Fizemos depois o planeamento do que iríamos fazer ao longo do dia. Começamos por terminar as tarefas vindas do dia anterior. Os meninos que estavam a fazer os cartazes terminaram. Alguns meninos de 5 anos iniciaram um novo projeto que vai envolver quem se quiser integrar. Começaram a fazer a representação de D. Catarina vestida de noiva . Para isso utilizaram uma armação de arame, forraram-na de papel de jornal e cola branca (técnica do papel maché). Deixaram-na a secar.

O grupo de três anos, brincava animadamente nos vários espaços vindo um a um junto da educadora contar a história que tinham ouvido nos dias anteriores  ( o príncipe e a Bruxa). A história foi registada e identificada. Algumas crianças repetir integralmente a história outras crianças criaram um nova história e outras referiram somente algumas passagens.

A outra atividade do dia para quem ia acabando as tarefas iniciadas em dias anteriores foi construir padrões com 4 cores. As crianças de 5 anos fizeram sem qualquer dificuldade, as de 4 anos cansaram-se rapidamente.

As atividades de mesa foram intercaladas com outras situações de escolha de cada criança.



terça-feira, 6 de maio de 2014

Ginástica- frente a frente conheço o lado direito do meu amigo. Coreografia com bola. A história em cartazes. com palavras soltas construo uma frase.

Terça feira

Terça feira dia 6


Após as noticias do dia, hoje curtas, fizemos o planeamento do dia. Começamos por preparar a sala para a sessão de movimento. Com as bolas fazemos "milhentas" coisas. Hoje em pares mandávamos a bola com a mão direita ao amigo que por sua vez, também nos mandava a bola dele com a mão direita. Muitas idas ao chão mas finalmente os movimentos coordenaram-se. Passámos depois à coreografia feita semanas atrás. Já todos coordenam os movimentos individuais falta coordenámos os movimentos entre todos.

O arrumar da sala,  o lanche, e o recreio no exterior passou dois terços da manhã. Voltámos à sala e agora em pequenos grupos, as crianças dividiram-se da seguinte forma:

O grupo dos mais velhos esteve a trabalhar com  palavras  e com elas tentar construir frases.
O grupo de 4 anos esteve a fazer os cartazes relativos à história
o grupo de 3 anos esteve a brincar com cores. A partir de uma imagem, tinha que obedecer à linha de fronteira e pintar conforme a cor indicada.
À medida que as tarefas iam terminando, cada grupo ia escolhendo os seus próprios projetos.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A História do Principe Eduardo e da bruxa. Eu respondo e depois pergunto. Cartazes sobre a história.

Maio

Segunda feira dia 5

Depois das noticias do fim de semana foi contada a história "O principe Eduardo e a bruxa". Envolveu todas as crianças embora cada idade possa ter captado informação variada.

Todos estiveram atentos. No final a Educadora fez fez a primeira pergunta e a criança que respondeu fez a pergunta a um amigo que por sua  vez fez a pergunta a outro amigo e assim sucessivamente. Nota-se que algumas crianças não entendem a diferença entre perguntar e afirmação. Foi interessante os elementos da história que cada um foi buscar.

No momento que se seguiu o grande grupo dividiu-se. Uns foram pintar e outros fazer a história em cartazes.




sexta-feira, 2 de maio de 2014

Pintamos as surpresas, fizemos colares para pendurar nas surpresas e brincámos.

Maio

Sexta feira dia 2 de Maio

Após a noticias do dia, lembramos que o novo mês já tinha chegado. O Rodrigo foi pronto a dizer que estávamos  a 2 de Maio. A Joana disse de imediato que a mãe fazia anos neste dia. A Carolina também comunicou aos amigos que este era o mês em que fazia anos.

Passámos depois à divisão em grupos. Os mais velhos foram pintar, os de 4 e de 3 anos fazer um colar com massa de modelar e missangas.

Estas atividades duraram toda a manhã. Alguns meninos de 5 anos acabaram a pintura  e trocaram com meninos de 4 que terminaram os colares.

Eis alguns registos:












O Guilherme e o Dinis descobriram que conseguem fazer um cavalo com o lego grande!!!