quarta-feira, 30 de abril de 2014

A surpresa já com forma definida... O que é a poesia. Uma poesia para a mãe. o estado liquido e sólido...

Abril

Quarta feira dia 30

Após a conversa da manhã, lembrámos as palavras que representam grupos e que vamos colecionando em cartazes. Assim temos a multidão, o rebanho, o bando e o enxame. Hoje aprendemos uma palavra nova "A vara". Todos os meninos fizeram um porquinho para o cartaz. Temos mais um cartaz com a palavra que representa um conjunto de porcos.

A Surpresa para a mãe está caminhando, houve alguns problemas com o material utilizado mas foi superado.

O momento alto do dia aconteceu depois do almoço em que se esteve a descobrir o que era a poesia. cada criança foi dizendo o que achava sobre esta palavra. 'Poesia são palavras bonitas  que se juntam" disse o Pedro Branquinho. Lindo!

Então vamos todos pensar na nossa mãe e escolher uma frase para lhe dedicarmos.

Passámos depois ao sumário da  experiência  feita para a surpresa às mães. Cada grupo relatou a experiência conforme a sua apreensão. Os três anos disse que juntámos o pó com água, mexemos e pusemos na luva. A água fugiu porque a luva ficou dura. Fugiu para onde?  Perguntou a educadora. Não sei! ou está lá dentro do pó!...
Os meninos de quatro anos disseram que misturámos o pó com a água e mexemos. Depois pusemos na luva. A luva ficou dura porque a água secou, desapareceu...
Os cinco anos, explicaram que misturamos o gesso com água misturámos e colocamos na luva. Depois esperámos um bocadinho e a massa ficou no estado sólido porque a água desapareceu. As muléculas da água misturaram-se com as do pó. No entender dos 5 anos, o pó tem mais moléculas do que a água por isso ter ficado sólido...


Aqui ficam alguns registos:










terça-feira, 29 de abril de 2014

aprender a controlar a bola. a bola e o corpo. Prenda para a mãe

Abril

Terça fera dia 29

Após a conversa da manhã sempre com novidades algumas vezes de tempos passados, Todos têm alguma coisas a dizer.

É dia de ginástica e todos estão preparados.
Lembrámos antes, quantos meninos faltavam. O exercício é quase diário e muitas crianças já são autónomas a chegar ao resultado.
1- Somos 25
2- Contamos quantos meninos estão na sala
3- Metemos o resultado da contagem "na cabeça"
4- Contamos depois desde  esse quantitativo resultante da contagem das presenças até 25.
5- O resultado dá-nos as faltas.

Partimos de pois para a ginástica em que os exercícios consistiram no controle da bola a passar de uma mão para outra, em cima, atrás das costas em baixo... Por outro lado, repetiu-se a coreografia de coordenação em que,  com a bola se fazem vários movimentos em sequencia, e o jogo a pares em que as bolas são  lançadas para o amigo da frente em simultaneo.
As crianças mais velhas conseguem já definir a sua lateralidade e a do amigo que está à frente.

Fez-se o registo da atividade

Passámos depois à prenda da mãe... Sobre isso não posso falar.

Atividades livres. Temos muitas crianças com grande empenho nos puzlles. Algumas nas representações gráficas,  para outras é na casinha das bonecas que se realizam. Eis algumas imagens que não vou comentar.








segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dia da Mãe. Em busca de um aprenda para a mãe. Musica

Abril

Segunda feira dia 28

Muitas noticias a de esta fim de semana prolongado... Uns foram à praia, outros para hoteis, outros brincaram muito de férias ... enfim.

Falou-se hoje no dia da mãe. pensou-se  na prenda e já há alguns indicios e inicios...

Passámos depois á musica. A professsora Ana trocou o dia.

O período que se seguiu foi de grande empenho a trabalhar para alguém muito querido.

Hoje ficamos por aqui... Em breve há imagens.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

O tesouro da liberdade. A liberdade interpretada pelas crianças. As cantigas que marcaram o 25 de Abril

 Abril

Quarta feira dia 23  

Após as novidades da manhã, ouviram as crianças uma história. O tesouro de Manuel António Pina

http://biblogue.files.wordpress.com/2010/04/tesouro11.png
Esta História fala-nos sobre o 25 de Abril e a conquista da liberdade.
Foi depois proposto às crianças de 4 e 5 anos que ilustrassem o que era para cada um a liberdade. O arranque foi difícil porque a crianças ainda não consegue espandir-se na riqueza metafórica no entanto resolveram o problema sem qualquer ajuda do adulto. Eis o que fizeram:

 "Aida"
 "Leonor"
"Gonçalo Marchana"


 "Joana"
 "Gonçalo Rocha"
 As cantigas que marcaram o 25 de Abril também foram ouvidas e exploradas.


terça-feira, 22 de abril de 2014

Aniversário, jogos da rainha manda, desenho à vista, à descoberta da palavra. Simetrias.

Abril

Terça feira dia 22


 Depois das muitas novidades dos feriados da Páscoa, deixo-vos aqui um que nos fez sorrir:
" Fui para casa  da minha avó almoçar que tem uma relva parecida com a do campo" ou então a de uma menina que dizia:
- Fui almoçar na barrageme  e lá
1- colhi flores
2- atirei pedras para o lago
3- Comi
Com esta arrumação de ideias ficámos todos a saber como foi a sequência do dia desta amiguinha.

Festejámos depois os anos da Inês. Hoje foi ela a rainha. De coroa na cabeça  sentou-se no trono e deu ordens para o jogo que se seguiu.

Com uma rainha tão decidida os súbditos fizeram-lhe um retrato. ( desenho à vista).
Lanchámos depois e fomos ao jardim.

No período após o recreio, os meninos mais novos fizeram o seu projeto, os de quatro anos descobriram o que havia de igual nas palavras ANA/ DIANA/ JOANA. Graficamente a descoberta foi rápida, foneticamente demorou mais mas chegaram lá. Reproduziram as palavras escritas.

Os meninos mais velhos escreveram as frases para o livro da Inês. Fizeram depois simetrias.
No período da tarde acabaram as tarefas e dedicaram-se aos projetos pessoais enquanto os meninos de três anos fizeram jogos de direções com a educadora. Eis alguns registos de imagens:









quinta-feira, 10 de abril de 2014

Os coelhos os ovos e as amendoas.

Abril

Quinta feira dia 10

Tivemos neste dia uma convidada. A mana do Gonçalo Rocha passou o dia no nosso jardim.
Nesta quinta feira acabaram-se os cestos, dividiram-se as amendoas que a Junta de Freguesia amavelmente nos deu.
Eis os registos:



Vencer obstáculos em grupo. ( As tics na sala)

Jogo a três.
Ser amiga é assim...


sexta-feira, 4 de abril de 2014

Os cestos e as amendoas. O Sr. Moiseenco e o kick box.

Abril

Sexta feira dia 4

Após a marcação das presenças planeamos a manhã. Combinámos qual dos grupos ia começar a fazer os cestos para levar as amêndoas e os ovos de chocolate  para casa ( se as houver). O grupo de cinco anos pediu para fazer mais tarde. Os outros dois grupos prepararam-se para começar a fazer os cestos pelo  modelo que a mãe do Gonçalo Rocha nos tinha trazido.

Com dois pratos, um cortado a três quartos colámos pelas bordas, depois aplicámos as orelhas, colámos os olhos e os dentões. O resto vai ser para acabar na quinta feira. Por enquanto estão vazios, não sabemos se lá vai cair alguma coisa. Não será certamente pela falta de transporte que não vão os meninos comer as amêndoas de Páscoa.

Os meninos mais velhos estiveram a brincar no computador. O Rodrigo descobriu um "site" com muitos jogos. Os adultos têm que estar sempre com atenção para acompanharem as escolhas. 

Depois do lanche trocaram de atividade,os mais novos foram brincar e os mais velhos fizeram jogos com palavras escritas, . Encontrar palavras iguais entre 15 cartões ( reconhecimento da mancha) e ler frases.

No Período da tarde, tivemos a surpresa do pai do Pedro Moiseenco. Professor de Kick Judo, veio passar a tarde connosco. Mostrou-nos três movimentos no kick judo, mão direita mão esquerda e pé
 Aqui ficam os registos:
 O Aquecimento




 Os exercícios "direita esquerda pé"



 Todos os meninos que quiseram experimentaram.


quinta-feira, 3 de abril de 2014

Visita à Fabrica do pão do Sr. Gido


Abril

Quinta feira dia 3

Hoje toda a manhã foi passada na fábrica do pão do Sr. Gido. Fomos muito acarinhados pelo Sr. Gido, esposa e empregado. Obrigado!

Eis alguns registos:









Houve a preocupação de registar todos os momentos.  Foi excelente a atitude das crianças, o entusiasmo com que estiveram em atividade. Esta foi pois mais uma experiência de vida para o conhecimento das funções desta profissão tão nobre como é a dos padeiros.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Ovos galinhas e circulos.Vamos ver quem cumpre as regras dos jogos e quem as inventa? O computador nas mãos dos mais novos.

Abril

Quarta feira dia 2

Não houve saídas ao exterior como está definido na nossa rotina semanal porque chovia.
Voltámos a ver os vários tamanhos de ovos ( avestruz, ganso galinha e codorniz). Fizeram a relação entre o tamanho do ovo e do animal.
Optei por lembrar as crianças da história da semana e voltámos às formas. Já tínhamos trabalhado com a forma oval,  hoje criei situações com oito  tamanhos diferentes   de caixas redondas e triângulos dos blocos lógicos. Pedi às crianças que me desenhassem com aquelas caixas uma galinha. Que usassem o triângulo se assim o entendessem para completar alguma parte da ave.
resultado:
A maioria descobriu a galinha contornando duas caixas para obter dois círculos colados.  O triângulo serviu para fazer o bico. As proporções entre a cabeça da galinha e o corpo é que variaram muito de criança para criança. Algumas, fizeram a cabeça maior do que o corpo, outras usaram a mesma caixa para fazer os dois círculos, outras ainda escolheram as proporções que se assemelham ao real. Discutimos as várias situações, alguns corrigiram e depois pintaram segundo o seu gosto. Há  a salientar que esta atividade foi feita pelos meninos de quatro anos.
Os meninos de 3 anos pintaram a galinha.
Os meninos de cinco anos, hoje estiveram a pintar um rosto sem barba. Barba? dirão vocês, pois! É normal encontrar nas suas pinturas um contorno grosso que envolve quase todo o rosto e depois os olhos a boca e o nariz tudo da mesma cor. Hoje tentei mostrar-lhes figuras e retratos de pintores para verem que não é necessário um contorno, podemos fazer o rosto, dar-lhes a cor base e depois trabalhar em cima da cor. Curioso, foi difícil!
O dia prosseguiu com a observação atenta de como os meninos de quatro e cinco anos utilizam os jogos de regras. Todos os pequenos grupos que se juntaram para fazer os poucos jogos de regras  que exigem parceiro fazem as regras conforme a sua conveniência. Sentei-me aqui e ali e curiosamente, ficavam muito mais tempo a jogar quando as regras eram cumpridas por todos sem alterações. Os meninos de três anos também tiveram espaço individualizado, hoje foi no computador. Todos já manuseiam o rato. Algumas das crianças também já conseguem fazer no computador os jogos de associação indo buscar a imagem pedida e colocarem-na no lugar.
Eis alguns registos:


Hà quanto tempo estes meninos não faziam um puzlle!!!!

Consegui luisa! dizia o Miguel!
"este jogo não é dificil!!!"



terça-feira, 1 de abril de 2014

A frase, a forma oval, retas ondas e curvas.

Abril

Terça feira dia 1

Dia dos enganos. Hoje foram recebidos com mentiras inofensivas. A excitação já estava no ar, há que acalmar e seguir em frente. Na conversa de grupo vimos que já tínhamos chegado a Abril. Neste mês, o Guilherme e a Inês fazem anos. 

Em conjunto desarrumamos a sala para a ginástica semanal. Foi animado. Uma criança não quis participar. A coreografia da semana passada está a andar, os pequenos também levantam a perna passam a bola e tudo o mais.

No segundo momento da manhã, os mais velhos estiveram a ler. LER? SIM! A frase era "O pinto pintão é bonito". Dois dos meninos leram rapidamente. Depois de terem tomado conhecimento do conteúdo, pedi-lhes para um a um ler. 
Com o dedinho, uns lerem palavra a palavra
Outros, na mesma palavra leram tudo.
Quando lhes perguntei  o que estava escrito nas outras palavras responderam que não sabiam.
Li novamente com os olhos. Pedi-lhes para lerem e me mostrarem com o dedo onde estava escrito o que diziam. 
Desta vez houve sintonia entre o deslocar do dedo e as palavras.

Fizemos depois um jogo em que pedi uma das palavras a cada criança sem ser pela ordem da frase. 
Alguns confundiram pinto com pintão.
Fomos ver a ordem da frase. Pedi-lhes para colocarem as palavras pela mesma ordem ( palavras soltas) . Esperava com esta atividade familiarizar as crianças com a designacão  frase, com a sucessão das palavras, com os espaços, e sensibilizar para que quando mudamos a ordem das palavras a frase fica diferente. Duas das crianças leram  quase tudo.

O grupo dos quatro anos esteve a experimentar  fazer a forma oval. Analisámos depois se a forma oval tinha bicos... Repetiram até  se aproximar do ovo.
Passo dois : fizemos retas,  ondas e círculos. Cada criança tinha que desenhar retas, ondas e pequenos círculos no seu ovo. Depois poderiam desenhar os ovos que lhes apetecesse e fazer o que entendessem dentro, mas este ovo era especial. Retas/ondas e circulos. Falámos ainda em linhas curvas.

Os meninos mais novos estiveram a exercitar a tonacidade, a apreensão manual e a pintar dentro da linha de fronteira. Só uma das crianças não verbaliza a maioria das cores.

Tiveram ainda oportunidade de escolher os seus projetos. Algumas das crianças mais velhas tentaram fazer um jogo de regras que durou 2 minutos, pelo que foram incitadas a fazer de novo na presença do adulto.  Chegaram ao fim e queriam repetir!!!!!!!!

Deixo-vos hoje alguns registos de atividades que têm vindo aqui a ser faladas. Os ovos virão amanhã.


O jardim dos jardineiros _ aida

o Bombeiros e carros - pedro branquinho

Os pedreiros - david

Os austronautas e os foguetões - Guilherme