segunda-feira, 31 de março de 2014

"As moedas de oiro de Pinto Pintão" Como acabará esta história? Registos



Março

Segunda feira dia 31

Hoje a manhã teve noticias mais alargadas. Todos tiveram algo a dizer. Demos as boas vindas à Beatriz e ao Rodrigo.

Depois da marcação da presença, mudámos a sala para podermos ver e ouvir a história " As moedas de oiro de Pinto Pintão". Deixo o endereço para que pais e filhos possam mais uma vez visitar a biblioteca digital.
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=asmoedasdeourodepintopintao
Tenho recorrido à biblioteca digital porque esgotei os livros de casa e os da biblioteca do Agrupamento. As crianças mais velhas já ouviram ler todos os livros oriundos dos locais que citei.

Analisámos a história e a proposta de trabalho hoje para os meninos de quatro e de cinco anos foi, terminaram a história. Cada criança poderia decidir para onde teria ido o pinto com o saco de moedas.


Esta atividade provocou algum desentendimento entre a educadora e os meninos. Porquê?
Juntaram-se  aos que tiveram a primeira ideia e fizeram todos iguais. Resultado?
Começar de novo.

O resultado final foi interessante, surgiram situações como:

Fugiu para o mercado / fugiu para o castelo / fugiu para uma loja para comprar mais trigo / Fugiu para casa / Fugiu para S. Romão /  Fugiu para Pardais. / Foi para a feira etc.

Eis alguns registos:

"Foi à loja comprar trigo" Leonor

"Foi à feira" Rodrigo. A legenda do trabalho foi escrita pelo Rodrigo.
Esta atividade demorou muito tempo. A história ainda vai continuar a ser explorada.

Registos dos opostos que temos vindo a fazer:

gordo e magro

Boa e má
Dentro e fora







quinta-feira, 27 de março de 2014

Qual a textura que desliza mais rápido? Brincar é tão bom!!!!!!!!!!

Março

Quinta feira dia 27

O dia das experiências chegou, não tínhamos falado sobre o que iríamos experimentar. As manhãs de quinta feira tornaram-se muito curtas. 

Depois das novidades do dia, temos que lanchar porque a Prof. Ana chega para iniciarmos a música. Foi animado este momento. Aprenderam cantigas de roda.

No espaço exterior e depois de terem libertado as energias, reunimo-nos à volta do escorrega. perguntei ao grupo:
- Como escorregaremos mais rápido?  com um pano liso ( e mostrei ) ou com este tapete ( de borracha e rugoso)? Deram a sua opinião e registámos.

Fez-se depois a experiência, a maioria achou que o pano por baixo do "rabito" os fazia andar mais rápito do que o tapete na mesma posição.
Porquê?

Porque as coisas lisas deixam andar mais rápido, disse uma criança. 
Porque é mais fácil escorregar quando as coisas são lisa disse outra.
Porque o que é rugoso prende. Disse uma outra.

As crianças são espertas basta-nos deixá-las experimentar que depressa queriam relações. A + ou menos inteligência está no numero de relações que  conseguimos estabelecer.

Hà coisas que nãos e ensinam, aprendem-se de forma natural. temos é que lhes proporcionar as situações.
Hoje deixo-vos registos de momentos na nossa sala. Foi um dia calmo mas entusiasmante.

A escorregar em cima do tapete. Uffff que lento!


Este jogo obriga a criança a ter que contar as bolas e ir procurar um cartão com o numero representado, obriga a ter em conta a forma.

Quem não gosta de brincar às princesas?

Fazer puzlles a dois. Este puzlle tem 98 peças.

Construções a três dimensões. Brincar em conjunto também se aprende.



quarta-feira, 26 de março de 2014

Algumas profissões. Alguns opostos. Eu e as tics


Março

Quarta feira dia 26

Hoje o dia teve como atividades principais, o inicio da elaboração dos cenários onde vai ficar a grande coleção de " danoninhos" que representam as profissões e o inicio do grande livro dos opostos.

Após a novidade do dia, os pintores escolheram qual o cenário a que se queriam dedicar . Após a escolha, a criança,  apresentou  ao grupo os elementos que iria colocar na sua pintura para  ilustrar a profissão escolhida. O Pedro por exemplo, quis pintar os bombeiros, disse que os carros com mangueiras e escadas são a sua marca. O Guilherme quis dedicar-se aos astronautas e escolheu os foguetões para a sua pintura. A Aida escolheu os jardineiros pelo que optou por desenhar um jardim. O David escolheu o Pedreiro e pintou as casas que este ajudou a construir. O Afonso também quis fazer, estava a adorar imitar o David. Eis alguns registos.



O grupo que escolheu fazer os opostos foi extenso. Cada qual escolheu uma situação ( grande /pequeno, curto /comprido, em cima /em baixo, dia/noite, bonito/feio,  subir descer...) Todos representaram os conceitos.  A maioria das crianças desenhou o real ( por exemplo o dia, um boneco a brincar e a noite a dormir na cama) um deles mostrou-me a folha com algum receio que não correspondesse ao que lhe tinha pedido . O  registo era assim:
/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\'.....
Costumo sempre dizer-lhes, façam como vocês sabem. Não tenham medo, interessa é que vocês expliquem o que fizeram. Pois  ali tinha um produto com explicação. Era assim:
./ - a subir
\ - a descer
/\/\/\/\ - subir e descer, subir e descer. Perfeito!!!!!!! quem se lembraria desta representação?
As crianças surpreendem-nos a casa passo.
A informática na sala também tem tido grandes avanços, poucas vezes falo no assunto mas é algo que todas as crianças  têm intrinsecamente. Não é necessário esforço nenhum e já descobriram mais uma função. Acredita que já mexem com o Paint sem qualquer problema? Já conseguem fazer jogos para serem usados no exterior.



terça-feira, 25 de março de 2014

Mais história.... O que podemos fazer com uma bola.

Março

Terça feira dia 25

Começamos o dia com as novidades do dia. Fizemos em conjunto o plano. 
O momento da ginástica  surgiu assim que arrumámos as mesas a um canto para termos mais espaço.
Hoje a seção foi dedicada a movimentos com a bola. Passar por baixo da perna
direita e dar a bola à mão esquerda. Passar pela perna esquerda. colocar a bola junto à barriga e abrir as pernas. Levar a bola ao chão sem dobrar as pernas, levantar a bola no ar e passar para a outra mão. São oito movimentos. os indicadores para mudar de movimento era 1,2,3,4,5,6,7,8.

Eis os registos:
Ao longo do dia houve meninos a terminar o registo da história e outros a ouvirem a história no computador. A Aida não quis contar a história, o David substituiu-a. Várias crianças fizeram perguntas. A aposta de ontem funcionou. 
O grupo de cinco anos esteve a descobrir quantas palavras tem a frase "A Joana é vaidosa" e a recompor a frase com as palavras soltas.
O grupo dos três anos dedicou-se a fazer as borboletas da história. Os quatro anos, a responder através da escrita pictográfica à pergunta " Como brincavam os animais com a Joaninha?
Algumas crianças recorrem ao imaginário delas sem ter em conta a história que ouviram, outras facilmente registaram uma ideia do que a história relatava.


segunda-feira, 24 de março de 2014

a História "aJoaninha vaidosa" . Perguntas e resposta. registo

Março

Segunda feira dia 24 

Hoje demorámos um pouco mais a marcar as presenças. Nas segundas feira o mapa é novo.
Iniciámos com a História "A Joaninha vaidosa de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.
Recorri à projeção do livro para ser mais fácil a visibilidade.
O texto é fácil e a história engraçada. A maioria das crianças esteve atenta MAS... poucas entenderam a mensagem.

Voltaremos novamente há história. Deixo o endereço para que a possa visitar e ouvi-la com o seu filho/filha.
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=ajoaninhavaidosa
Amanhã dia 25 a Aidinha vai contar a história aos amigos. Será que os amigos vão fazer perguntas à Aidinha?

Veremos. Vamos gravar.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Os ocupados e os observadores. Jogos sensoriais.

Março

Sexta feira dia 21


Hoje dia dos brinquedos de casa, não houve notícias do dia.Foram lembradas  as regras para que este dia que  tanto gostam, seja passado da melhor forma.

As sextas feiras têm-me mostrado que existem crianças com muita dificuldade em se ocupar sem intervenção do adulto. Mais nos meninos que nas meninas. Algumas crianças de imediato se aliam a outras e descobrem um mundo. Outras, sentem-se muito perdidas não se ligando nem a objetos nem a amigos. É esta barreira que pretendo ultrapassar. Quando uma criança se ocupa ela está a recriar o mundo dela, está a interessar-se por algo que é intrínseco. Quando a criança deambula pela sala sem se interessar por nada é sinal que a sua auto estima não está no "ponto", ou que existe algo que o incomoda.

No grupo de 25 crianças vemos as meninas que adoram vestir-se e despir-se com as várias caraterizações que temos na sala, alguns meninos também partilham deste interesse mas são sobretudo os "adeptos dos médicos". Temos os fãs dos puzlles, temos os modeladores de plasticina, temos os pintores, os construtores de casas e pontes, temos os informáticos que já dominam o "paint" com perícia, temos por fim os observadores que gostam de ver o que os outros fazem.

No período da tarde, voltou o adulto a dominar as atividades, fazendo jogos tatéis. Foi hoje o objeto de descoberta as formas as espessuras e o tamanho. Cada criança de olhos tapados teria que identificar a forma que tinha nas mãos, dizer se era fino ou grosso e se era grande ou pequeno.

Eis os registos:




No final perguntei ao grupo se poderíamos também descobrir a cor de olhos fechados. Os mais velhos disseram de imediato que não. 
Porquê? 
Aida -  porque não! não se sente a cor...



quinta-feira, 20 de março de 2014

Festejar a chegada da Primavera

Março

Quinta feira dia 20

Hoje a conversa da manhã foi feita na mesa do hall de entrada.  A maioria das crianças trouxe as frutas conforme combinado no dia anterior. Vimos que havia muitas bananas e laranjas. Algumas maças, pêras, kiwis, 1 ameixa e uma caixa de morangos. 

Ao iniciarmos a salada de frutas, tivemos um contratempo, acabou a água. O receio que a água não voltasse até há hora do almoço impediu de usarmos as tigelas para colocar a fruta que se ia partindo.
Solução encontrada? Cortarem todos a fruta para o mesmo sitio. A maioria das crianças cortou morangos. Outros descascaram as laranjas. As frutas mais duras foram preparadas pelos adultos. Mas alguns meninos não desistiram e ainda cortaram uns pedaços de maça.

Feita a salada, fomos para a sala lanchar e combinar o plano do dia uma vez que hoje era um dia especial. 

Definimos a seguinte sequência:

Depois do lanche, teríamos  música, depois relaxávamos no jardim.  Quando todos os meninos acabassem a aula de música faríamos uma sobremesa antecipada de frutas.

Assim aconteceu, no jardim quase todos comeram a fruta com satisfação. Alguns meninos repetiram 3 vezes. O dia  tornou- se bonito, as nuvens tinham desaparecido. Parecia que a nossa homenagem à nova estação do ano estava a resultar.

No período da tarde, fizemos combinações de flores. Foi esta a forma de nos lembrarmos que a primavera chegou.

Ter noção das estações do ano é uma forma de a criança ir construindo a noção de tempo, a noção do ano.

 Eis os registos em imagem:




manifestação de carinho 









poucos foram as crianças que não comeram. Perguntei ao Gonçalinho Mauricio se já tinha comido pois não tinha o copo na mão. Diz-me ele:
- Já comi tudo. 
- E o copo ond está?
- Comi também...
Finalmente lá contou a verdade, "Não quero, não gosto!"
Na parte da tarde, foi assim:







terça-feira, 18 de março de 2014

O mau pai é muito forte, pode fazer tudo... A prenda para o pai.

Março

Terça feira dia 18

Hoje não tivemos a habitual conversa da manhã. Dividimos os materiais e as crianças agruparam-se em função das suas escolhas.

Os mais novos já tinham iniciado a prenda no dia anterior pelo que foi só acabar. 

Como guardar o jogo do galo foi um processo que tivemos que ultrapassar. As caixas estavam pensadas a Augusta deu uma ajuda e a meio do dia estavam prontas a pintar, com exceção de algumas crianças.

A sala estava com um ambiente de trabalho em todos os cantos. As criança de quatro e cinco anos escreveram a própria mensagem e os meninos mais novos puseram a mensagem no coração que colaram. A Mónica fez muitas bolinhas que eram os beijinhos par ao pai.

Eis algumas imagens. 

Cada criança vestiu o pai. Cabelos grandes ou pequenos, nariz comprido ou curto, bigode ou não, cada criança fez o pai como quis.

O verso da grelha do jogo do galo. O pai em grande plano.

 
 


segunda-feira, 17 de março de 2014

O meu pai... Teatro - A Higiene oral

Março

Segunda feira dia 17

A conversa da manhã foi sobre o pai. Cada um falou sobre as brincadeiras e os momentos que mais gosta quando está com o pai. Notou-se que todas as crianças têm laços familiares muito fortes. 
 "O meu pai é o mais forte!" " Não o meu é que é!"

Decidiram hoje o que cada um queria fazer, a variedade era extensa, os materiais disponíveis  escassos pelo que decidi por duas das atividades: Fazer o jogo do galo ou fazer a representação do  pai. Esta representação colocar-se-á numa garrafa de água. A garrafa seria de água. Porquê água?
Porque é fundamental para a nossa vida tal com os pais. 

As crianças fizeram a opções e aguardaram para começar pois tínhamos um teatrinho   feito pelas alunos do curso de assistentes operacionais à nossa espera. O tema era a higiene oral.

Todas as crianças estiveram atentas o nível de compreensão da história variou mas o visual e a ação prenderam-lhes a atenção. Falou-se em baterias, micróbios amigdalites e  gengivites, dentistas e meninos gulosos.

No Período da tarde, os meninos que tinham feito a escolha de fazer o jogo do galo escolheram as tampinhas no grande pote que temos no jardim. Confrontaram-se com centenas de tampas para escolher 10.
Eis alguns dos registos:












sexta-feira, 14 de março de 2014

Quero mais!

Março

Sexta feira dia 14

O registo que vos deixo hoje é um sentir de quem gosta do que faz mas nem todos os dias correm como gostaria. 

No meu pedestal de cortiça, convido todos os decisores das políticas educativas a passarem uma semana com crianças entre os três e os seis anos, mais precisamente com 25. Dou-lhes  o  mesmo material didático que uso desde o primeiro dia que qualquer das crianças chegou à sala. Para as que têm seis anos e frequentam o Jardim há 3 ou 4, os ditos materiais têm muitos e muitos dias de uso. Mesmo que uma criança  e os adultos sejam criativos já exploraram possivelmente todas as formas de utilização dos  ditos cujos. 

As crianças mais novas necessitam de descansar no período da tarde, o dia é exaustivo porque as crianças não passam toda a manhã sentadas, e mesmo sentadas as crianças cansam-se, porque o estado de obrigatoriedade, sendo uma contrariedade para as crianças, também lhes cria  ansiedade . Tento por isso que estejam em atividade mental e física. 
Após o almoço quem disse que uma hora de descanso é contraproducente? 
Algum decisor político...
E descansar onde?
A Irritabilidade das crianças torna-as mais inquietas,  mais stressadas em estados que não são nem frutíferos para elas nem para os colegas.

Repenso a minha prática todos os dias, aqui vos tenho deixado os momentos bons e os  menos  bons. É uma tentativa de partilha em todos os sentidos. 

Curioso, quando nos deparamos com insucesso escolar em números elevados, e a cura para este mal qual é?
Mais e mais crianças por grupo com idades diferentes. Dizem-me:
"É a lei!"
Mas há boas e más leis não é? 
E eu não sou uma pessoa conformada.
  INFÂNCIA SÓ HÁ UMA  E QUEREMOS QUE SE PASSE POR ELA COM BOAS MEMÓRIAS. É NA INFÂNCIA QUE MUITAS COISAS DESABROCHAM. FAÇAMOS FORTES ALICERCES PARA TERMOS FORTES CONSTRUÇÕES. 
Mas deem-nos condições!!!!!!!!

quinta-feira, 13 de março de 2014

Musica. O hortelão e a horta. O tractor e o tratorista. Produtos da horta e do pomar.

Março

Quinta feira dia 13 

Hoje não houve noticias do dia, começámos pela manhã com a história da abobora gigante ( adaptação  da história "o Nabo Gigante")
Explorámos na história a sequência dos personagens que surgiam e designámos a sua ordem.
_ primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto, ultimo.

Passámos depois à musica com a professora Ana.

Após o recreio, os grupos dividiram-se por duas atividades:

-pesquisa e recorte dos produtos hortículas
- projetos individuais.

No período da tarde os meninos de 4 anos tinham terminado o cartaz dos produtos hortíulas e a Aida desenhou os três personagens que falamos no primeiro momento do dia - o hortelão, o tratorista e o jardineiro.

O grupo dos 5 anos brincou com palavras. Hoje dois dos meninos já leram frases. Outros meninos fizeram o mapa de duas entradas em que juntaram alguma consoantes com as vogais.
 
Deixo aqui o registo dos trabalhos descritos no dia anterior.

o oleiro e a sua roda manual- menina de 5 anos

O oleiro, a cadeira e o barro. Os elementos estão separados como se tivessem vida própria

Novamente o oleiro e a roda manual. criança de 5 anos



terça-feira, 11 de março de 2014

o Oleiro

Março

Terça feira dia 11

Na sequencia das atividades que temos vindo a fazer com as várias profissões, para um conhecimento do mundo mais aprimorado e uma sensibilização para a interligação de todas as profissões relativas aos ser humano, hoje foi a vez do Oleiro.

Vimos a matéria prima  com que trabalha, os utensílios que usa e a maquinaria que o ajuda.

Eis as imagens:








Como matéria prima usa o barro, como utensilios uma linha e um objeto pequeno que serve para cortar e fazer desenhos no barro. Como maquinaria usa uma roda de oleiro manual e outra elétrica.

A nossa experiência com a roda de oleiro: