sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Segundo dia de carnaval

Fevereiro

Sexta feira dia 28

Os relatos que vos trago deste dia não são os que mais gosto. O percurso até à sede do agrupamento cansou as crianças, o tempo esteve péssimo o desfile foi mau. Há que pensar o sentido destas atividades e a forma como foram organizadas. Confesso humildemente que para as crianças pouco sentido fez. Lamento que as entidades autárquicas não tenham dado o seu contributo para que houvesse nas ruas de Vila Viçosa o habitual desfile acompanhado do barulho de crianças a rir a chorar e dançar. Há quem me sussurre ao ouvido " Não nos devemos meter no assunto". Hoje não consegui reter mais. Que bom seria uma pequena e linda vila em que todos trabalhassem em prol de uma causa comum, neste caso a educação. 

Mas nem tudo correu menos bem, a harmonia entre todos os trabalhadores do jardim de Infância foi exepcional. Todas as funcionárias e crianças  se empenharam em fazer adereços com material reciclado .

Imagens não tenho pois estive demasiado envolvida em acalmar os pequenos ora do frio ora da caminhada ora do "quererem os pais"...

Para o próximo ano será certamente melhor.



quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Silhuetas. Os instrumentos do campo: pá, ancinho, forquilha, tesouras... Festa de aniversário e prenda para a aniversariante

Fevereiro

Quarta feira dia 26

Começamos o dia com uma surpresa à Vânia . Hoje fez anos e nós cantámos-lhe os parabéns logo de manhã.
Nas conversas da manhã algumas crianças contavam quantos dias faltavam para o carnaval.
 Passámos depois para outras contagens. Quantos meninos queriam comer brinhol? 
Contámos 16. 
Depois, pensámos em  quantas moedas de 50 cêntimos precisávamos ter para comprar 16 pedaços de brinhol.
os meninos mais velhos resolveram o problema.
Mas não ficámos por aqui... Ainda contámos quantos meninos faltavam.
Estavam na sala 18 meninos e meninas. Mas são 25 meninos e meninas ao todo.
Então que o Rodrigo?
Pôs 25 "na cabeça" e contou com a ajuda dos dedos de 18 para 25. E chegou ao resultado.
Faltavam 7 meninos.

O Dia prosseguiu com a festa de anos da Vânia. da Laura e do Martin e a elaboração da prenda. 
Fizeram as crianças enfiamentos para um colar e um lindo livro com palavras de carinho.

Outros meninos fizeram a silhueta com a ajuda da Adriana.

Eis os registos:











Por fim, o 'ultimo registo sobre os instrumentos usados nas tarefas do campo:


terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Direita/esquerda à frente, direita/esquerda atrás, direita /esquerda na barriga, um passo para a direita um passo para a esquerda. As enxadas, as pás, e o ancinho ...

Fevereiro

Terça feira dia 26

Hoje as noticias do dia foram muitas. Juntaram as do fim de semana com as de segunda feira e todos usaram da palavra.

Passámos depois ao jogo da matemática. O Guilherme quis concorrer. O entrevistador perguntou-lhe qual era a sua profissão ao que ele respondeu ser jardineiro. Veio então a pergunta matemática:
- A Marta tinha 5 rosas e veio o Gonçalo seu amigo e deu-lhe 3 cravos. Com quantas flores ficou a Marta?
O Guilherme disse... disse... disse 8,8,8,8,8,!
ACERTOU!

Passámos depois à ginástica. Hoje foi dedicado a exercícios de lateralidade. 
Fizemos uma coreografia:
- mão direita á frente
- mão esquerda á frente
- mão esquerda atrás
- mão direita atrás
- mão direita na barriga
- mão esquerda na barriga
um passo para a direita
um passo para a esquerda 

repete mais rápido.

Os meninos mais velhos estiveram a finalizar as máscaras e a pintar os instrumentos do agricultor.
Os meninos de 4 anos estiveram a identificar as vogais na palavra agricultor. Desenharam depois o personagem com as seguintes caraterísticas:
chapéu, camisa ás riscas, calças azuis e cesto na mão.

Os meninos mais novos fizeram jogos para identificação de cores e correspondência de imagens.

Após termino de cada atividade os projetos a desenvolver eram individuais. Deixo o registo de um projeto de pequeno grupo sem interferência do adulto . 






quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Os nossos trabalho... A atividade experimental

Fevereiro

Quinta feira dia 20 de Fevereiro

A  atividade experimental desta semana foi feita em várias sessões.  "O que é um molde?"
Pois bem, os meninos serviram-se de máscaras, utilizaram-nas como moldes. Primeiro o adulto forrou -as com papel aderente depois os meninos forraram-nas com papel de cozinha e cola branca. Colocaram várias camadas, deixaram-nas a secar vários dias e retirou-se o molde. A forma  em papel de cozinha estava dura e igual ao molde. A cor a dar à nova máscara foi com cada um. Vejam como ficaram originais!







Os meninos mais novos também fizeram as suas habilidades mas em técnicas diferentes:



No final todos arrumaram os materiais, limparam as mesas e lavaram as mãos.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

As máscaras estão quase prontas. Um pezinho de dança.

Fevereiro

Quarta feira dia 19

Planeámos o dia de modo a acabar tarefas e a haver espaço para  atividades lúdicas.
Logo após a conversa da manhã, fizemos um jogo em que o exercício mental teve lugar. Cada concorrente tinha que resolver um problema criado. À resposta do concorrente a assistência dizia se concordava ou não, assim participaram todos.

Passámos depois ao lanche a ao recreio no exterior.

Quando voltámos à  sala cada um foi acabar as tarefas que tinha em mão. Outros foram vendedores, médicos mães etc.

A Carolina e o Pedro Moiseenco sentiram-se atraídos para um pé de dança ao som da música que saia do computador.

Eis os registos: